dcsimg

Enem, Sisu e ProUni para EAD

(0.0 de 0)

Descubra se você pode usar sua nota do Enem para conseguir uma vaga no Sisu ou no ProUni para curso a distância!

Já faz um tempinho que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) virou o passaporte para uma universidade no Brasil.

A partir da edição de 2010, quando o Enem tomou a forma que conhecemos hoje (180 questões objetivas em 4 áreas do conhecimento e uma redação), o desempenho no Exame vem ganhando importância. Além de ser usado para ingresso direto em cada vez mais universidades privadas, tornou-se o critério principal de classificação em três programas do Governo Federal de acesso ao ensino superior:

  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
  • Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)
  • Programa Universidade para Todos (ProUni)

Saiba mais sobre cada um deles e como você pode usar a nota do Enem para entrar na faculdade a distância!

 

Sisu

O Sisu acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. Com milhões de candidatos disputando algumas centenas de milhares de vagas em universidades públicas, esse processo seletivo usa a nota do Enem como critério de classificação.

No entanto, atualmente o Sisu só oferece vagas em cursos presenciais.

 

FIES

Criado pelo Governo Federal para ajudar pessoas de baixa renda a pagarem a faculdade particular, o FIES vem passando por uma série de modificações. As vagas agora são limitadas e é preciso encarar um processo seletivo para conseguir o financiamento.

Volta e meia o MEC fala em expandir o FIES para cursos a distância, mas no momento o programa está disponível apenas para os presenciais.

ProUni

Hoje em dia, o ProUni é o único programa de acesso ao ensino superior do Governo Federal que contempla cursos a distância.

O Programa distribui bolsas de estudos em faculdades particulares reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC. Destinado à população que mais precisa de ajuda, o ProUni oferece bolsas parciais (50%) e integrais (100%) em todas as regiões do País.

 

São duas edições por ano (no primeiro e no segundo semestre) e as inscrições são gratuitas. Para participar é obrigatório ter feito o Enem mais recente, com desempenho de pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na redação.

Pode concorrer a uma bolsa em cursos presenciais ou a distância quem ainda não tem diploma de nível superior. Também é preciso comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo 3 salários mínimos por pessoa para concorrer a uma bolsa parcial e 1,5 salário mínimo por pessoa para disputar uma bolsa integral.

Além disso, o candidato precisa cumprir pelo menos um dos requisitos a seguir:

  • Ter feito o ensino médio em escola pública.
  • Ter feito o ensino médio como bolsista em escola privada.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor efetivo da rede pública de ensino básico concorrendo a uma bolsa em curso de licenciatura. Nesse caso não é necessário comprovar renda.

A distribuição de bolsas entre os cursos, instituições e modalidades muda a cada edição do ProUni. As vagas para EAD não são tão numerosas quanto as bolsas para cursos presenciais, mas isso não deve ser um empecilho para você!

Muita gente não sabe que é possível usar o ProUni para cursos a distância e o desconhecimento com relação a essa modalidade faz com que a concorrência seja menor para bolsas EAD.

 

Ingresso Direto

Se você não se encaixa nos requisitos do ProUni, uma opção é usar sua nota do Enem para entrar em uma faculdade a distância sem fazer vestibular. São muitas as instituições que oferecem essa comodidade e algumas ainda dão descontos para quem tem um bom desempenho no Exame.

Onde estudar

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos a distância e costumam participar do ProUni. Muitas delas também aceitam a nota do Enem para ingresso direto.

Universidades Privadas:

 

Veja também:

Benefícios do Ensino a Distância

 

Vai usar sua nota do Enem para entrar em uma faculdade EAD? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);