dcsimg

Descubra como entrar em uma faculdade EAD com a nota do Enem

(0.0 de 0)

Ter bom desempenho no Enem abre muitas portas. Uma delas é a possibilidade de fazer uma faculdade EAD. Saiba mais aqui!

Descubra como entrar em uma faculdade EAD com a nota do Enem

Para muitos estudantes que não conseguiriam frequentar as aulas em horários fixos, de segunda a sexta, o ensino a distância (EAD) é a única opção de fazer um curso universitário.

Essa modalidade vem crescendo muito no Brasil e no mundo. Por aqui, as faculdades EAD são regulamentadas pelo Ministério da Educação (MEC), oferecem conteúdo equivalente ao dos cursos presenciais e diplomas com a mesma validade.

A nota do Enem pode garantir vaga em um curso a distância por dois caminhos: por acesso direto, sem ter que passar pelo vestibular, ou por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), que distribui bolsas de estudo.

Aqui você vai saber mais detalhes sobre como fazer para entrar em uma faculdade EAD com a sua nota do Enem. Confira agora mesmo!

Entrar em uma faculdade EAD com a nota do Enem por acesso direto

Muitas faculdades EAD oferecem a oportunidade de fazer o vestibular agendado, um sistema em que o candidato pode escolher dia e hora para fazer a prova.

Mas quem se saiu bem no Enem pode pular essa etapa e apresentar suas notas, que vão servir como critério de classificação.

A pontuação necessária para passar varia de acordo com muitos fatores, entre eles a procura pela graduação, o número de vagas oferecidas e as notas do Enem dos outros candidatos concorrentes à mesma vaga.

Dependendo do curso, 300 pontos podem ser suficientes. Já em cursos mais concorridos, a nota de corte pode ser bem maior.

O sistema varia de faculdade para faculdade, já que elas têm liberdade para resolver com serão seus próprios processos seletivos.

Na Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), por exemplo, você faz tudo pela internet. O primeiro passo é informar seus dados pessoais. Depois, você escolhe o curso e, na próxima tela, informa as notas que obteve no Enem. Dependendo do seu desempenho, pode conseguir a vaga e ainda ganhar um bom desconto nas mensalidades.

Para saber como funciona o processo de admissão para os cursos EAD com as notas do Enem, entre em contato direto com a faculdade. Normalmente, os sites das instituições já trazem informação detalhada sobre a seleção via Enem.

Entrar em uma faculdade EAD com a nota do Enem pelo ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) distribui bolsas de estudos de 50% e 100% em faculdades particulares. Seu alcance é muito amplo e centenas de instituições EAD, em todos os estados brasileiros, participam dessa iniciativa do governo federal.

O objetivo do ProUni é proporcionar a alunos de baixa renda o acesso a universidades privadas. Por isso, para participar, é preciso cumprir requisitos socioeconômicos.

As inscrições acontecem duas vezes ao ano, uma a cada semestre, e o processo é o mesmo para se concorrer às bolsas EAD e presenciais.

Para distribuir as bolsas entre os melhores candidatos, o critério utilizado é o desempenho no último Enem. Se você cumpre os demais requisitos, tirou pelo menos 450 pontos na média geral das provas e não zerou na redação do Enem mais recente, pode se inscrever.

Não dá para saber antes qual a nota suficiente para você conquistar a vaga e a bolsa. Tudo vai depender do curso escolhido, do número de vagas, do desempenho dos concorrentes, entre outras questões.

A boa notícia é que, para cursos EAD, as notas de corte costumam ser um pouco mais baixas quando comparadas aos presenciais.

De todo modo, já avisamos: a partir de 500 pontos, as possibilidades aumentam bastante. Por isso, capriche no Enem!

Faculdades EAD que aceitam a nota do Enem

Anote agora algumas faculdades EAD que aceitam a nota do Enem como forma de ingresso e também trabalham com o ProUni.

Elas são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), o que garante a validade dos diplomas em todo o Brasil. Além disso, têm muita experiência em EAD e uma grande estrutura de polos de apoio espalhados pelo país. É bem provável que exista um aí pertinho de você!

 

Veja também:

Veja as 10 faculdades online com menores mensalidades

Preparado para usar sua nota do Enem para entrar na faculdade? Está pensando em tentar o ProUni ou optar pelo acesso direto? Comente!

 

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro