dcsimg

Descubra como conseguir bolsa de estudos em faculdades EAD

(0.0 de 0)

Saiba como conseguir uma bolsa de estudo para a graduação EAD, descubra quais são os principais tipos de bolsas disponíveis e veja onde estudar!

As bolsas de estudo são auxílios, que podem ser concedidos como descontos ou em dinheiro, oferecidos a estudantes que apresentam excelente desempenho escolar ou que não tenham como arcar com as mensalidades de uma faculdade particular.

Quem escolhe cursar uma graduação a distância encontra várias opções de bolsas, parciais ou integrais, para custear as despesas do seu curso.

Confira agora como conseguir uma bolsa de estudo EAD e saiba quais são as principais opções disponíveis!

Como conseguir bolsa de estudo EAD: veja as principais opções

Há vários programas de incentivo educacional no Brasil que abrangem o ensino EAD. Atualmente, uma boa pontuação no Enem já garante bons descontos nas mensalidades de diversas faculdades particulares.

Conheça as principais bolsas de estudo oferecidas nas faculdades a distância:

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo federal que concede bolsas integrais ou parciais (de 50%) a pessoas de baixa renda que não tenham diploma de nível superior.

Para participar, o candidato deve fazer a edição mais recente do Enem, com desempenho mínimo de 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na redação. Também é necessário comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.

A seleção dos bolsistas é feita de acordo com o desempenho no Enem: quanto maior for a pontuação, mais chances de conseguir a bolsa.

Ingresso direto com desconto

Quem não consegue ser aprovado no ProUni, ou não se enquadra nos critérios exigidos, pode optar por ingressar em uma faculdade particular pelo sistema de ingresso direto. É a forma mais fácil e rápida de ingressar em uma graduação.

Por meio do ingresso direto, o aluno não precisa fazer vestibular: basta apresentar a pontuação alcançada em qualquer edição do Enem a partir de 2010. Caso tenha a nota mínima exigida, ele poderá efetuar a matrícula na graduação que desejar, sem precisar comprovar renda e sem burocracia. O sistema só não é válido para o curso de Medicina.

O ingresso direto é válido para cursos presenciais e EAD e está disponível em instituições como a Anhanguera, a Cruzeiro do Sul Virtual, a Pitágoras e a UNOPAR, que ainda oferecem bolsas e descontos de acordo com a nota obtida no Enem.

O benefício pode ser concedido na matrícula, nas primeiras mensalidades e até ao longo de todo o curso e chegam até a 100% para quem apresenta mais de 750 pontos no exame.

Outros tipos de bolsas de estudo

Saiba quais são as outras bolsas de estudo disponíveis para cursos EAD:

Bolsa filantrópica: oferecida por organizações não governamentais, fundações beneficentes, programas de países estrangeiros ou pela própria faculdade onde o aluno pretende estudar. Cada instituição terá critérios próprios para a concessão de bolsas, que são divulgados em edital.

Bolsa institucional: é a bolsa concedida exclusivamente pela instituição de ensino onde o aluno está matriculado, e podem cobrir de 20% até 100% do valor da mensalidade. Em geral, as bolsas são oferecidas de acordo com o desempenho do aluno no vestibular ou Enem, mas outros critérios também podem ser aplicados.

Bolsa restituível: assim como a bolsa institucional, essa bolsa é oferecida pela própria instituição de ensino e pode compreender entre 20% a 100% do valor da mensalidade. A diferença é que, nesse caso, o aluno deverá realizar a compensação financeira mais tarde, como em um empréstimo.

Bolsa empresarial: é a bolsa concedida por determinadas empresas a seus funcionários, que poderão cursar graduação EAD nas faculdades conveniadas. A seleção costuma ser feita por mérito ou necessidade de qualificação profissional e obedece às regras estabelecidas pela companhia.

Faculdades que oferecem bolsas de estudo EAD

Como você viu, são várias as opções de bolsas de estudo nas faculdades EAD, cada uma delas com critérios diferentes.

Selecionamos algumas instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem bolsas de estudos para cursos a distância e também participam do ProUni. Conheça:

Vale ressaltar que as mensalidades dos cursos EAD nas faculdades acima são baixíssimas, e o aluno ainda encontrará outros benefícios financeiros, como descontos e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Confira as 10 melhores faculdades com ensino a distância

Os cursos a distância mais baratos

Pretende concorrer a uma bolsa de estudo em faculdade EAD? Conta para a gente nos comentários qual curso gostaria de fazer!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

RPD - Site Status Check OK