dcsimg

Saiba o que fazer para se tornar um Auxiliar de Enfermagem

(0.0 de 0)

Você pensa em ser Auxiliar de Enfermagem, mas não sabe o que precisa fazer para seguir essa profissão? Então, leia o artigo até o final, pois vamos explicar de maneira clara e direta tudo o que você precisa saber!

Os profissionais de Enfermagem - Auxiliares, Técnicos e Enfermeiros são sempre muito requisitados na área da saúde e têm um campo de atuação muito vasto, podendo trabalhar em locais como hospitais, postos de saúde, clínicas de repouso e empresas de home care.

Acompanhe agora mesmo e descubra o que é necessário para ingressar na carreira de Auxiliar de Enfermagem, além de entender melhor o que faz esse profissional e quanto ganha. Confira!

Como se tornar um Auxiliar de Enfermagem

Para se tornar um Auxiliar de Enfermagem, é preciso primeiro concluir o curso de Auxiliar de Enfermagem.

Esse curso tem duração média de 15 meses e pode ser encontrado em escolas profissionalizantes e centros de formação na área da saúde. Os requisitos básicos para se matricular no curso de Auxiliar de Enfermagem são:

  • Idade mínima de 17 anos (de modo que o estudante já tenha completado 18 na data de conclusão do curso).
  • Ensino médio completo ou estar cursando a partir do segundo ano.

A formação em Auxiliar de Enfermagem engloba aulas teóricas e práticas de disciplinas gerais da área da saúde, assim como técnicas e procedimentos de Enfermagem. Também é obrigatório fazer estágio supervisionado para concluir o curso.

Depois de terminar o curso, o profissional ainda precisa se registrar no Conselho Regional de Enfermagem (COREN) de seu estado, apresentar a documentação necessária e pagar uma taxa para a obter a carteira profissional de Auxiliar de Enfermagem.

Após se registrar no COREN, a pessoa está apta a exercer a profissão, seja no setor público, privado ou como autônomo.

A função do Auxiliar de Enfermagem

Antes de falar sobre o que faz um Auxiliar de Enfermagem, é importante entender que existem três formações possíveis em Enfermagem:

  • Enfermeiro. Profissional de nível superior, ou seja, formado na faculdade de Enfermagem.
  • Técnico de Enfermagem. Profissional formado no curso Técnico de Enfermagem, que é de nível médio.
  • Auxiliar de Enfermagem. Profissional que tem o curso de Auxiliar de Enfermagem, que também é de nível médio, porém tem duração mais curta que o de Técnico.

O trabalho do Auxiliar de Enfermagem inclui atividades como:

  • Cuidar da higiene  e da alimentação dos pacientes
  • Administrar medicações prescritas pelos médicos
  • Auxiliar na realização de procedimentos pelos médicos, técnicos e enfermeiros
  • Realizar e trocar curativos
  • Esterilizar materiais

Salário

A faixa salarial para o cargo de Auxiliar de Enfermagem fica entre R$ 1.210 e R$ 1.525, de acordo com uma pesquisa recente do site salário.com.br.

Faculdade de Enfermagem

A faculdade de Enfermagem garante oportunidades muito melhores, em termos de salário e emprego, quando comparada à formação como Auxiliar ou Técnico em Enfermagem. 

O curso superior de Enfermagem é do tipo bacharelado, dura em média 5 anos e pode ser encontrado em instituições públicas e privadas de todo o país.

Inclusive, algumas faculdades já oferecem a graduação em Enfermagem a distância (EAD), como o Centro Educacional Anhanguera, por exemplo.

Muitas pessoas acabam optando pelo curso de Auxiliar de Enfermagem por falta de condições financeiras para pagar uma faculdade particular (já que as vagas nas universidades públicas são muito concorridas)..

A boa notícia é: existem opções para reduzir o preço da mensalidade, como programas de bolsas de estudo e descontos das próprias instituições.

Onde estudar Enfermagem pagando menos

Pesquisamos para você, quatro faculdades que são ótimas opções para quem quer cursar Enfermagem, sabe por quê?

Porque são instituições que têm o curso de Enfermagem reconhecido pelo MInistério da Educação (MEC) e ao mesmo tempo oferecem facilidades para tornar as mensalidades mais acessíveis, como bolsas de estudos, descontos e crédito educativo sem burocracia.

Clique nos links abaixo para mais informações:

Veja também:

Faculdade de Enfermagem a distância

Descubra quais são as áreas da Enfermagem mais bem pagas

Depois de descobrir qual a formação necessária para ser um Auxiliar de Enfermagem, conte para a gente nos comentários: você acha que é melhor investir no curso de Auxiliar de Enfermagem ou na faculdade de Enfermagem?

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro