dcsimg

Artes Plásticas EAD

(0.0 de 0)

Saiba como funciona o curso superior de Artes Plásticas no formato EAD e onde estudar para seguir esta carreira!

Artes Plásticas EAD

O curso de Artes Plásticas a distância é oferecido em diversas universidades públicas e privadas do País, em grau de Licenciatura. A formação dura em média quatro anos e prepara profissionais para dar aulas na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio.

O currículo combina atividades práticas com disciplinas teóricas da área de Humanas e da Pedagogia. Na modalidade a distância, parte destas atividades são realizadas de forma presencial nos polos de apoio das universidades. Além de exigir bastante leitura e pesquisa, esta formação requer sensibilidade, criatividade e habilidades técnicas com diferentes formas de expressão, como pintura, desenho e escultura.

Conheça melhor o curso de Artes Plásticas a distância, o que se estuda nesta graduação e onde encontrar faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso!

O curso de Artes Plásticas EAD

O curso de Artes Plásticas é também conhecido como Artes Visuais. Na modalidade a distância, é oferecido apenas em grau de Licenciatura, voltado à formação de educadores. O currículo apresenta muitas disciplinas teóricas e didáticas. A maior parte destas matérias pode ser estudada pela internet, nos horários e local que o aluno preferir.

A graduação em Artes Plásticas requer também a realização de atividades presenciais, mesmo quando o curso é a distância. Esta é uma exigência da legislação educacional brasileira e vale para qualquer curso superior EAD. Estas atividades acontecem nos polos de apoio das universidades e podem ser provas finais, apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e atividades de laboratórios como desenho, pintura, escultura, mídias digitais e prática tridimensional. É comum as universidades contarem com ateliês próprios para instalações artísticas onde os alunos podem apresentar seus trabalhos.

A frequência das atividades e encontros presenciais depende do programa de cada instituição. Podem acontecer uma vez por mês ou a cada semestre. Por isso é importante conferir a programação da universidade de sua escolha e os locais dos polos de apoio.

Para se formar em Artes Plásticas é preciso apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Algumas universidades exigem ainda um período de estágio supervisionado; outras, a exposição de um trabalho em galeria.

Vale lembrar também que muitas instituições de ensino que oferecem este curso aplicam um teste de aptidão artística antes das provas do vestibular. Este teste traz questões práticas e teóricas sobre assuntos como história da arte e teoria da linguagem visual.

O que se estuda no curso de Artes Plásticas EAD?

Os alunos do curso de Artes Plásticas devem estudar a fundo matérias como História da Arte e Filosofia, ter interesse por manifestações artísticas e culturais e também desenvolver habilidades técnicas. No caso da Licenciatura, parte do currículo é dedicada ainda à formação pedagógica, com disciplinas que preparam os alunos para atuar como professores. Conheça as matérias mais comuns do curso de Artes Plásticas a distância:

  • Arte e Novos Meios
  • Arte Fotográfica
  • Atividades Artísticas - Culturais
  • Computação Gráfica e Multimídia
  • Cultura Popular
  • Desenho Animado
  • Desenho Artístico
  • Design
  • Didática Fundamental
  • Escultura
  • Fundamentos da Educação Artística
  • Fundamentos Filosóficos da Arte
  • História da Arte
  • Metodologia de Pesquisa em Artes Visuais
  • Modelagem
  • Pintura
  • Plástica
  • Preservação e Restauro
  • Psicologia da Educação
  • Teoria da Comunicação

Diploma de Artes Plásticas EAD vale no mercado?

Sim. É importante lembrar que, no Brasil, a validade legal de um diploma de nível superior não está relacionada à modalidade de estudo (presencial ou EAD), mas ao reconhecimento do curso perante o Ministério da Educação (MEC). O diploma obtido em curso de Artes Plásticas EAD reconhecido pelo MEC vale tanto quanto o presencial.

Mercado de trabalho para licenciados em Artes Plásticas

Os primeiros cursos de Artes Plásticas surgiram no Brasil na década de 70 e a maioria deles era de Licenciatura. A formação de educadores ainda é muito procurada e incentivada na área, pois existe uma carência geral de professores de diversas disciplinas em todo o Brasil.

A Lei de Diretrizes de Base de 1996, chamada de Lei Darcy Ribeiro, obrigou as escolas a manter o ensino de Artes por um professor que tenha esta formação. Por isso há oportunidades de emprego em todo o País em escolas do Ensino Infantil, Fundamental e Médio. Além de cumprir a carga horária obrigatória, muitas destas escolas oferecem ainda cursos extracurriculares aos alunos. Esta prática vem crescendo nas instituições particulares, abrindo vagas para mais professores. Dar aula em cursos livres de Artes também é outra boa opção para quem se forma em Artes Plásticas.

 

Onde estudar Artes Plásticas EAD

Conheça algumas boas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem o curso de Artes Plásticas (ou Artes Visuais) na modalidade a distância:

Você pode encontrar um curso de Artes Plásticas a distância com polo de apoio presencial perto de sua casa fazendo uma busca por Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC.

Ficou interessado em cursar Artes Plásticas EAD? Conte para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);