dcsimg

7 dicas para passar no vestibular

(0.0 de 0)

O vestibular assombra muitos estudantes. Contudo, seguindo algumas dicas simples é possível ingressar em um curso de graduação sem grandes complicações. Confira as nossas dicas e obtenha o sucesso!

sala-aula

O ingresso em uma universidade é uma das fases mais importantes da vida dos jovens. Muitos passam pela ansiedade da escolha do curso, já outros sofrem quando chega o momento de prestar os exames vestibulares. Quanto à decisão sobre o que cursar, lembre-se que sempre é possível fazer uma nova graduação ou mesmo mudar de curso durante o período das aulas. É claro que uma escolha certeira em relação à profissão poupa tempo e dinheiro de todos os envolvidos, mas é importante saber que existem opções.

Já para driblar a ansiedade que antecede o dia do vestibular, uma boa preparação anterior às provas ajuda a tornar esse desafio mais leve e aumenta, consideravelmente, as suas chances de obter sucesso nos resultados. Listamos aqui sete dicas infalíveis para você se preparar melhor e passar no vestibular. Confira!

1. Escolha o estilo de estudo que combina com você

Cada um tem um método próprio de estudo, que ajuda o cérebro a memorizar o que está sendo aprendido. Alguns preferem ler em voz alta, outros fazem exercícios ou resumos após cada matéria lida. Há ainda aquelas pessoas que simulam uma aula para alguém, explicando a matéria da forma como entendeu e organizando as informações guardadas. Não importa qual o método que você utiliza, o melhor é aquele que combina mais com você e que seja mais eficaz na hora do aprendizado.

2. Faça muitos simulados

O vestibular é composto por diversas provas, por isso você precisa exercitar a sua capacidade de resolver questões com base nas informações e conhecimentos adquiridos durante os estudos. Para isso, faça provas simuladas, muitas vezes, até acostumar o seu cérebro com a dinâmica de raciocínio necessária para responder as questões de forma correta. Você consegue simulados nos cursinhos preparatórios ou mesmo na internet, onde você pode baixar modelos de provas utilizados nos exames anteriores.

3. Crie um grupo de estudos

Estudar sozinho é muito relevante, pois mantém alto o nível de concentração durante as leituras e exercícios. No entanto, estudar o tempo todo sozinho pode privar você da oportunidade de trocar informações e ideias com outras pessoas. Reúna um pequeno grupo ou junte-se a um amigo também vestibulando, e dedique umas horas de estudo em conjunto. Mantenha o foco durante o encontro e tire proveito das discussões acerca das matérias. Você vai aprender de uma maneira diferente, mas não menos eficaz do que o estudo por conta própria.

4. Não deixe para última hora

Se você vai prestar um vestibular, com certeza essa não foi uma decisão tomada ontem. Então, planeje-se para estudar com antecedência e em tempo hábil para ver todas as matérias necessárias. Deixar para começar a ler e estudar nos últimos dias vai aumentar o seu nível de ansiedade, além de prejudicar o seu aprendizado. Deixe para a reta final apenas uma revisão das matérias, relembrando o que já foi aprendido e certificando-se de que está preparado para realizar os exames.

5. Se possível, realize um curso preparatório online

Nem todo mundo gosta de frequentar cursos preparatórios para o vestibular, mas, se você tiver a oportunidade, vale à pena. Os professores desses cursinhos têm muita experiência em vestibular e focam as aulas nas matérias que têm maior probabilidade de cair na prova. Além disso, eles costumam oferecer ótimas dicas e macetes importantes para a hora de fazer os testes. Se você não tem muito tempo disponível para encarar as aulas, uma excelente alternativa são os cursos preparatórios online. Eles trazem todos os recursos de um cursinho presencial, com a comodidade do EAD!

6. Cuide da saúde do seu corpo e mente

Para ter sucesso nos exames vestibulares você precisa estar com a sua saúde em dia.O corpo saudável ajuda a mente a ficar saudável. Por isso, cuide-se! Alimente-se nas horas certas, introduza atividades físicas na sua rotina e reserva tempo para o lazer. Parece impossível encaixar tantas coisas no dia a dia já repleto de tarefas e matérias para estudar, não é mesmo? Mas lembre-se, você precisa estar com o corpo e a mente descansados para conseguir memorizar informações e estimular o aprendizado.

7. Mantenha a tranquilidade

Quando chegar o tão esperado dia do vestibular, tenha em mente que você vem se preparando há meses, que estudou bastante, se concentrou e está com uma grande bagagem de conhecimento para realizar a prova. Feito isso, respire fundo, mantenha a calma e acredite em você! Certamente, a ansiedade é incontrolável. Contudo, é necessário que você mantenha a calma antes e durante as provas para que consiga melhores resultados. Mesmo com a concorrência, acredite em seu potencial. Com o conhecimento necessário, passar no vestibular será apenas mais uma etapa bem-sucedida para você! Bons estudos.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);