dcsimg

6 dicas para ingressar em uma universidade a distância

(0.0 de 0)

Confira 6 dicas para ingressar em uma universidade a distância e garanta seu diploma em um curso superior!

educacao-ead

Modalidade de educação cada vez mais disseminada e reconhecida pelo mercado de trabalho, o ensino a distância (EAD) tem conquistado um número crescente de adeptos. Reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), esse tipo de ensino é uma opção vantajosa para quem não tem muito tempo disponível ou muita oferta de cursos no lugar onde reside. O EAD ainda conta com o benefício de apresentar um custo mais baixo que o ensino presencial, além de conceder ao estudante a liberdade de criar sua própria rotina de estudos. Por outro lado, engana-se quem pensa que ser universitário a distância é mais fácil!

Assim como o estudante que tem que frequentar as aulas diariamente, o aluno de EAD tem exames, notas mínimas, trabalho e frequência, o que demanda tempo e dedicação. O processo de seleção para ingresso na universidade também não é diferente para quem precisa ou prefere estudar em casa. Normalmente, apenas as datas do vestibular são distintas dos que desejam ingressar no ensino convencional. Ficou interessado nos benefícios de ser um aluno EAD? Preparamos uma lista com 6 dicas para que você consiga se dar bem na prova.

1. Explique a seus amigos, familiares e namorado(a) que você precisa se ausentar por determinado período

A preparação para ingressar no ensino superior não é simples. Você precisará de foco, paciência e muita concentração. É importante deixar claro para as pessoas do seu círculo social, principalmente as mais próximas, que você se encontra em um momento chave da vida em que estudar é a prioridade. Você precisará se afastar delas neste momento que antecede os processos seletivos. Explique a elas que é só uma fase!

2. Respeite seus limites

Sim, é ótimo que você dê o seu melhor e estude o máximo possível. Mas “forçar” seu organismo a responder quando ele necessita de descanso, assim como descuidar da saúde, acabará provocando um efeito contrário ao esperado. Não ultrapassar seus limites físicos e emocionais é essencial para atravessar esse período sem estresse. Dormir e se alimentar bem e ter (sim!) momentos de lazer é muito importante.

3. Desenvolva seus próprios métodos de estudo

Só você sabe o que funciona melhor para o seu rendimento. Algumas pessoas fazem resumo, outras leem em voz alta, outras ainda utilizam canetas coloridas na hora de marcar os livros. Ao estabelecer uma rotina de estudos, comece a testar diversas técnicas e reparar o que te faz aprender o conteúdo com mais facilidade.

4. Separe tempo para lazer útil

Aquele tempinho que sobra durante o dia é uma oportunidade para ler revistas e jornais de sua preferência, além de assistir programas de temas variados. Em vez de ficar só na programação e na leitura de entretenimento de sempre, dê preferência aos conteúdos que irão te acrescentar algo. Não se esqueça que o tópico “atualidades” é um dos mais recorrentes nos exames. Esteja antenado!

5. Mantenha-se positivo

Revolta, raiva e ansiedade são sentimentos muito dispersivos que prejudicarão seu rendimento nos estudos. É difícil manter-se 100% tranquilo neste período, mas direcionar sua mente para um foco de positividade e calma é imprescindível.

6. Faça uma revisão dos exames anteriores

Pesquise exemplares recentes de provas das instituições nas quais você pretende ingressar. Fazer isso é importante para reconhecer o terreno, ou seja, saber que tipo de exame você fará. Com as questões e o gabarito em mãos você pode fazer o seu próprio simulado. Aproveite para cronometrar seu tempo e ficar ainda mais preparado! Com essas dicas você certamente conseguirá manter uma rotina de estudos mais tranquila e centrada. A preparação para ingressar em uma universidade a distância não precisa ser estressante. Planeje sua nova rotina de vestibulando e boa sorte como aluno de EAD!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);