dcsimg

5 motivos para fazer graduação a distância

(0.0 de 0)

O Ensino a Distância é uma metodologia de ensino nova em nosso país, mas que já ganhou um grande número de adeptos e está em constante crescimento. Conheça algumas vantagens dos cursos EAD!

vantagens-ead

Os cursos a distância têm crescido exponencialmente e vêm ganhando destaque na área da educação no Brasil.

A Educação a Distância (EAD) é uma metodologia de ensino que busca proporcionar um aprendizado independente ao aluno, através das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), como chats, fóruns e videoconferências. Apesar do grande crescimento da educação a distância, somente 20% dos alunos brasileiros fazem um curso EAD. Esse fato se deve principalmente pela falta de informação e de divulgação sobre essa modalidade de ensino. Porém, em muitos casos essa metodologia de ensino supera o ensino presencial, como, por exemplo, no resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), onde os alunos de cursos a distância tiveram melhor desempenho que os alunos de cursos presenciais em 7 das 13 áreas de ensino.

O EAD é uma modalidade de aprendizado onde a comunicação entre o professor e os alunos se dá em tempos e locais distintos. Essa metodologia de aprendizado possibilita a especialização de pessoas que possuem pouco tempo disponível e desejam aperfeiçoar seus conhecimentos. Conheça alguns motivos para se fazer um curso de graduação a distância:

1. Custo-benefício

Os cursos a distância possuem um custo menor se comparados aos cursos presenciais. Isto ocorre pois estes cursos não necessitam de um local físico para as aulas, pois elas ocorrem através dos ambientes virtuais de ensino. Devido a isso, todo o investimento que seria gasto com a infraestrutura da instituição de ensino não vai existir e portanto o valor da mensalidade é reduzido. Outro fator que reduz o gasto do aluno é o fato de este não precisar se locomover até a universidade, não necessitando gastar com transporte ou alimentação.

2. Flexibilidade

A Educação a Distância permite que o aluno faça seu próprio horário de estudo, adequando-o de acordo com a sua disponibilidade. Além disso, o aluno pode fazer as aulas em qualquer lugar, só é necessário um computador com acesso à internet, fazendo com que o estudante utilize o tempo que seria gasto para se deslocar até a instituição de ensino para assistir as aulas. Por esses motivos pessoas com pouco tempo disponível optam por este tipo de ensino, conseguindo conciliar estudo e trabalho.

3. Qualidade do curso a distância

Ao escolher um curso a distância o aluno precisa ter os mesmos cuidados que teria ao escolher um curso presencial. Umas das maiores preocupações dos estudantes é saber se o curso possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o aluno possuirá um diploma ao se formar.

4. Inclusão Social

O EAD promoveu uma democratização do ensino superior ao romper com as barreiras sociais, econômicas e culturais, promovendo a ampliação dos métodos de ensino e reduzindo as barreiras de acesso à cursos superiores. Alunos que moram em locais onde não existem universidades, com os cursos a distância conseguem ter uma formação adaptada a atualidade, sem a necessidade de se deslocarem.

5. Facilidade de acesso aos conteúdos

O material utilizado nos cursos a distância fica disponível para ser acessado quando o aluno necessitar, e sempre são atualizados. Com isso, se o estudante não entender alguma matéria ou necessitar revisar algum conteúdo sempre poderá acessá-lo, facilitando seu aprendizado. Através dos ambientes virtuais de ensino os alunos podem realizar reuniões para fazer trabalhos em equipe ou para discutir dúvidas sobre os estudos.

Faculdades EAD reconhecidas pelo MEC

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos a distância:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Diploma EAD é reconhecido pelo MEC? Entenda

Vai fazer uma graduação a distância? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);