dcsimg

5 dicas para escolher a universidade EAD ideal!

(0.0 de 0)

Você tem em mente a idéia de fazer uma graduação a distância, porém não tem noção de como escolher uma boa opção de universidade para essa escolha? Saiba que o EAD traz cinco dicas para ajudar você nessa difícil decisão.

ead5

O desenvolvimento da tecnologia tem influenciou diretamente a melhora de vida das pessoas. Atualmente, tem sido possível visualizar essas transformações em basicamente em todas as áreas, sobretudo a educação. A educação a distância é uma importante vertente das transformações ocorridas no campo da área. Atualmente, são muitas as opções de cursos, graduações, e até mesmo pós graduações através de alguma plataforma web, com diferentes propostas e preços.

Limitando apenas aos cursos de graduação, esse artigo é destinado aqueles que têm interesse em cursar uma universidade a distância, entretanto, não sabe como escolher uma instituição ideal. Será possível acompanhar então cinco dicas importantes para simplificar muito mais as suas escolhas. Antes de tudo, precisamos esclarecer como funciona uma universidade a distância.

De modo geral, essas instituições oferecem cursos de graduação através de processos seletivos que se assemelham aos já conhecidos processos de instituições presenciais. Ou seja, algumas instituições optam por utilizar de vestibular tradicional, incluindo provas presenciais, ou até mesmo, como tem ocorrido atualmente, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)como principal fator para a seleção de seus alunos, mais isto pode variar dependendo da universidade escolhida.

As aulas costumam ser ministradas em plataformas virtuais, ou seja, através da internet, o que torna o acesso a rede um requisito essencial ao interessado. Além disso, o aluno deverá frequentar algumas aulas presenciais, geralmente semanais, em horários predefinidos de acordo com o curso escolhido. Outros componentes curriculares podem estar inclusos na proposta de graduação, tais como: estágios e atividades complementares. A seguir acompanhe as cinco dicas para escolher uma boa opção de universidade a distância.

Onde estou?

Depois que tiver em mente qual carreira pretende seguir, não deixe de estar atento a sua localização e também o esforço que poderá demandar para se deslocar para outras áreas caso haja a necessidade. Para quem pretende fazer um curso a distância, essas informações são importantes dado que grandes centros urbanos apresentarão maiores opções de polos do que cidades menores e, tendo em vista que semanalmente você deverá estar presente em algum polo, é importante que você esteja atento a essas considerações.

Na minha cidade não existem opções de cursos a distância, o que fazer?

Atualmente, embora a modalidade de educação a distância tenha crescido significativamente, tem sido comum encontrar cidades que não apresentem polos presenciais de ensino. Nesse caso, o interessado deverá ponderar a viabilidade de procurar por cidades próximas que apresentem tais possibilidades, o que poderá implicar em demanda de tempo e gastos adicionais.

Será que posso pagar uma universidade a distância?

Atualmente existem universidades a distância públicas e privadas e, embora a mensalidade das universidades a distância particulares sejam, no geral, menores do que as cobradas por instituições presenciais, existe sim um custo para quem deseja se aventurar nesse aprendizado. Por isso, o interessado deverá estar atento aos valores, caso não opte por uma opção pública, e avaliar a disponibilidade de arcar com as despesas previstas. Existem ainda, possibilidades de bolsas de estudos e financiamentos para universidades EADs que, se for o caso, o interessado deverá se informar previamente.

A instituição que eu escolhi é confiável?

Procure estar muito atento a este quesito quando estiver escolhendo uma faculdade a distância. Busque conhecer a reputação das universidades que você tem em mente. Faça um tour virtual no site da instituição, ligue para obter maiores informações e procure por pessoas que já tiveram contato com ela.

A minha universidade precisa ter registro no MEC?

Por último, verifique se a instituição escolhida possui cadastro no Ministério da Educação (MEC) para o curso que você escolheu. Nada melhor para assegurar que você terá um ensino de qualidade e seguro que respeite as orientações propostas pelo MEC do que o registro do curso e da instituição.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);