Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Existe faculdade de Direito a distância no Brasil? Entenda

Atualmente, mais de 860 mil brasileiros estão matriculados em cursos de Direito por todo o país.

Por ano, as mais de 900 faculdades que oferecem o curso dispõem de mais de 250 mil vagas!

Os números impressionantes dão a tônica da importância que o Direito assumiu em nossas vidas – especialmente para aqueles que estão na expectativa de se dar bem no mercado de trabalho ou de passar em algum concurso público.

O curioso é que a quantidade de gente matriculada não é empecilho para outros milhares de estudantes que tentam entrar no curso todos os anos.

Com uma procura tão gigantesca, seria uma mão na roda poder estudar Direito na modalidade a distância, com toda a comodidade que ela oferece – concorda?

Por isso, a gente foi investigar se já existe curso de Direito a distância, em quais faculdades ele é oferecido, como pode ser feito e os cuidados que você tem que tomar antes de se matricular. Confira agora mesmo!

Existe faculdade de Direito a distância?

No Brasil, muitos cursos que você nem imagina já aderiram ao modelo de ensino a distância. Além dos mais tradicionais, como Administração e Pedagogia, já podemos fazer Enfermagem, Nutrição e até Gastronomia por meio do computador – nesses casos, a parte prática da grade curricular acontece presencialmente.

Estudar a distância é bom porque permite aprender de forma mais flexível, com menos deslocamentos diários e mais economia de tempo e dinheiro.

Mas infelizmente ainda não é o caso de Direito.

O curso, por enquanto, está disponível apenas no formato tradicional, aquele que exige a presença física do aluno em sala de aula, em dias e horários fixos.

Até o momento, o Ministério da Educação (MEC) não autorizou nenhuma faculdade brasileira, seja pública ou particular, a oferecer o curso de Direito a distância. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também se posicionou contra a modalidade.

Por isso, se você vir algum curso de Direito a distância por aí, desconfie: é roubada!

Quem quer seguir por essa carreira terá mesmo de encarar a sala de aula durante cinco anos.

Para quem persevera, as vantagens são muitas. Direito é uma área que, embora bastante saturada, ainda oferece muitas oportunidades interessantes, tanto no setor público como no privado.

Alternativas às faculdades a distância na área do Direito

Se você faz muita questão de estudar a distância, pode optar por alguns cursos em áreas relacionadas ao Direito e que podem ser feitos remotamente.

No Brasil existem quatro opções de nível superior, todos em grau de tecnologia – cursos de curta duração voltados para as demandas do mercado de trabalho.

Mas de antemão a gente já avisa: quem optar por um desses não poderá atuar legalmente como jurista ou advogado. É apenas um caminho diferente para trabalhar em uma área correlata.

Conheça:

Investigação Forense e Perícia Judicial – Dura três anos e prepara os profissionais para atuarem nas áreas de inteligência e investigação, o que envolve investigação de crimes, fraudes, perícia, etc.

Segurança Pública – Em dois anos, forma profissionais capacitados a planejar e executar ações de segurança pública. O curso tem forte embasamento nas áreas de defesa civil, legislação, segurança e ordem pública.

Serviços Penais – Forma pessoal para trabalhar com a gestão de serviços penitenciários – e isso pode incluir projetos de melhoria de vida de presos e políticas de reinserção social. Dura dois anos.

Gestão Ambiental – É um curso bastante popular entre os tecnólogos. Forma gestores para trabalhar com tudo o que envolve preservação e recuperação do meio ambiente: legislação ambiental, planejamento, coordenação e execução de projetos. Tem dois anos de duração.

Todos os cursos listados acima rendem um diploma válido no mercado de trabalho – desde que você opte por uma instituição formalmente reconhecida pelo MEC. Com isso, dá para disputar vagas de trabalho de nível superior e até prestar concursos públicos.

Mas o mais interessante de qualquer uma dessas opções é que elas podem abrir portas interessantes na área do Direito – principalmente se você não abre mão de estudar a distância. Estamos falando dos cursos de pós-graduação EAD, que oferecem um universo gigantesco de opções.

Depois de obter seu diploma de nível superior, você pode virar especialista em temas como Direito Ambiental, Direito do Consumidor, Tributário, Civil, Constitucional e muito mais com cerca de um ano e meio de estudo extra! É possível encontrar os cursos de pós nas melhores faculdades particulares do país – e com a vantagem de que são mais em conta do que os presenciais.

 

Onde fazer uma faculdade na área de Direito a distância

Bom, como não existem faculdades de Direito a distância, a gente resolveu colocar aqui alguns locais onde você pode encontrar os cursos que listamos no tópico anterior: Investigação Forense e Perícia Judicial, Segurança Pública, Serviços Penais e Gestão Ambiental.

São instituições reconhecidas pelo MEC que contam com polos de apoio presencial em todo o país. Todas elas também oferecem o curso de Direito na modalidade presencial:

Conheça:

Veja também:

Existe faculdade de Psicologia a distância? Descubra

E aí, vai de Direito presencial ou prefere fazer algum curso a distância? Conte para a gente!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário