Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba como entrar em faculdade EAD com a nota do Enem 2019

Descubra agora duas formas de ingressar em uma faculdade EAD com a sua nota do Enem 2019! 

É possível que você esteja se perguntando: será que é complicado ingressar em uma faculdade EAD com a nota do Enem 2019?

A resposta é que é super fácil e tranquilo acessar uma faculdade EAD por meio do Enem. São duas opções de processo seletivo e com uma delas você ainda consegue pagar baixas mensalidades ou mesmo não gastar nada durante a sua formação.

Ficou curioso? Então vem com a gente que te mostraremos tudo sobre como entrar em uma faculdade EAD com a nota do Enem 2019!

Como ingressar em cursos EAD usando a nota do Enem 2019

Logo após o resultado do Enem 2019, em 2020, você já poderá se inscrever em um curso EAD por meio da nota do seu exame. Confira as opções: 

Ingresso Direto

O Ingresso Direto é a melhor e mais rápida forma de ingressar em uma faculdade utilizando a nota do Enem. 

Neste processo seletivo você só precisa se inscrever na instituição na qual tem interesse pelo site, preencher todas as informações referentes à edição do Enem da qual participou e pronto! 

A instituição geralmente dá um prazo de até 48 horas para mandar por e-mail ou por ligação a resposta sobre a sua aprovação ou reprovação. 

O mais legal é que as faculdades que oferecem o Ingresso Direto geralmente aceitam que o estudante tenha feito qualquer edição do Enem, desde 2010, não sendo necessário ter realizado a última edição do exame. 

Além disso, para ser aprovado com o Ingresso Direto, o estudante não precisa ter tido médias altas nas provas do Enem. Em algumas instituições a média mínima para ser aprovado é de 300 pontos. 

ProUni 

O Programa Universidade para Todos (ProUni) disponibiliza bolsas parciais e integrais para estudantes que realizaram o Enem. 

Para se candidatar a uma bolsa do ProUni o estudante deve ter obtido nota igual ou superior a 450 pontos nas provas do Enem 2019, além de não ter zerado a redação. 

 

Se o estudante se encaixar no critério dos pontos, ele estará apto para escolher o tipo de bolsa para o qual deseja concorrer, de acordo com a sua renda familiar: 

 

  • Bolsas integrais (100%): renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. 
  • Bolsas parciais (50%): renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.  

Para finalizar, o candidato deve também atender a pelo menos um requisito abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública. 
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral. 
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral. 
  • Ser pessoa com deficiência. 
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública. Nesse caso, as bolsas são oferecidas exclusivamente para os cursos de licenciatura, e não há qualquer requisito de renda. 

Lembrando que para se inscrever no ProUni o candidato não poderá ter concluído um curso superior.

Dá para entrar em cursos EAD de universidades públicas usando a nota do Enem 2019?

Infelizmente não! O processo seletivo utilizado para ingressar em uma universidade pública através do Enem é o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), e nele só são disponibilizadas vagas para cursos presenciais. 

Existem algumas instituições públicas que oferecem cursos EAD e que fazem processos seletivos aceitando a nota do Enem, mas são processos feitos à parte, com datas diferenciadas e específicas, variando bastante de uma universidade para a outra. 

Faculdades com cursos EAD que aceitam a nota do Enem 2019

Independente da forma que escolherá para ingressar em uma faculdade a distância, o mais importante é verificar se a instituição escolhida é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), pois apenas dessa forma ela poderá emitir diplomas válidos e você poderá exercer a sua profissão tranquilamente ao finalizar o curso. 

Confira algumas instituições onde você pode se inscrever por meio de Ingresso Direto e ProUni, além de terem baixas mensalidades, programas de descontos, bolsas e financiamentos próprios: 

Veja mais:

Tem FIES para curso a distância?

Conheça as melhores faculdades a distância de 2019

Já sabe qual forma vai utilizar para tentar ingressar em um curso EAD? Conte para a gente aqui nos comentários!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário