Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral do Vá para o rodapé

Saiba tudo sobre fazer uma faculdade de Enfermagem EAD

Estudar Enfermagem EAD está nos seus planos? Então confira agora as principais informações do curso e saiba onde fazer essa faculdade!

A área da saúde é uma das que mais cresce, principalmente, o setor de Enfermagem. Isto porque, o profissional de enfermagem é requisitado em diversos ambientes, como clínicas, hospitais e atendimento home care.

Atuar nessa área é o sonho de muitas pessoas, mas a função exige muita dedicação aos estudos e constante interesse em aprender.

Dentre as principais obrigações do profissional de enfermagem estão: fazer curativos, aplicar injeções, garantir a higiene, auxiliar na alimentação e administrar medicamentos. Também é responsável pela coleta de dados referentes o estado de saúde do paciente pela definição dos procedimentos a serem seguidos pela equipe de enfermagem.

Além disso, auxilia os médicos em cirurgias e muitas veze atua em parceria com nutricionistas, psicólogos e demais profissionais da saúde.

Como funciona o curso de Enfermagem EAD

Assim que iniciar o curso de Enfermagem a distância, você terá acesso ao ambiente virtual de aprendizagem. Tudo referente às aulas será realizado e resolvido nesse ambiente. O melhor é aprender logo como manuseá-lo, afinal você passará bastante tempo nele.

Esse ambiente virtual é uma plataforma na qual os professores disponibilizarão as aulas gravadas, os materiais complementares, os exercícios e as atividades individuais ou em grupos.

Também é por meio desse ambiente que você poderá tirar suas dúvidas e ter acesso à biblioteca virtual e aos materiais complementares.

Apesar de quase tudo relacionado ao seu curso acontecer na plataforma da faculdade, você terá algumas aulas presenciais, como aulas práticas, realização de provas e apresentação de trabalhos.

A quantidade de encontros presenciais varia de acordo com a faculdade. Algumas exigem que os alunos compareçam uma vez por mês, outras uma vez por semana.  

O que você vai aprender no curso de Enfermagem EAD

Primeiro, é importante destacar que o conteúdo do curso a distância não difere em nada do curso presencial. As disciplinas, exercícios, atividades e provas serão as mesmas. A única diferença entre o EAD e o presencial está na forma como as aulas são ministradas.

Entendido isso, vamos ao conteúdo do curso. Disciplinas de Ciências Biológicas serão as mais presentes na grade curricular. Anatomia, Saúde Coletiva, Saúde da Mulher, Farmacologia e Parasitologia são algumas das que fazem parte do currículo. Você também vai se deparar com aulas de Administração, Sociologia e Psicologia.

As aulas práticas tornam-se mais frequentes a partir do segundo ano, quando o aluno passa a atender e a cuidar de enfermarias. O estágio supervisionado e o trabalho de conclusão são obrigatórios para receber o diploma.

Validade do diploma do curso de Enfermagem EAD

Assim como o conteúdo do curso EAD não difere em nada do conteúdo do curso presencial, o diploma também não. Desde que o curso a distância seja reconhecido pelo MEC, seu diploma será idêntico ao do curso tradicional.

Portanto, se você tinha receio de estudar na modalidade EAD por achar que seu diploma não teria a mesma validade, fique tranquilo! Ele será igualmente aceito no mercado de trabalho.

Quanto custa fazer Enfermagem EAD

O curso de Enfermagem EAD custa na faixa de R$ 700, porém isso é uma média, algumas instituições podem cobrar um pouco mais e outras um valor menor.

Você percebeu que esse valor é mais baixo do que os cursos presenciais, certo?

Isso acontece devido ao baixo custo com infraestrutura física que a faculdade tem que arcar, afinal, como os cursos são a distância, não é preciso investir tanto em equipamentos e demais materiais. Esse baixo investimento se reflete no custo da mensalidade, tornando-o bem menor.

O que não quer dizer que não existe nenhum investimento em estrutura física, apenas que ele é menor. Além disso, a instituição procura fazer constantes melhorias na plataforma de ensino, a fim de facilitar seu uso.

Onde estudar Enfermagem EAD

A oferta do curso superior de Enfermagem EAD é recente no Brasil, o que quer dizer que não tem tantos cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Para te ajudar, selecionamos algumas opções.

Todas estas instituições oferecem cursos de Enfermagem EAD reconhecidos pelo MEC, com mensalidades acessíveis. Além disso, elas possuem programas próprios de bolsas e descontos. E aceitam a nota de Enem como forma de ingresso!

Veja também:

Faculdade de Enfermagem a distância

Quais as faculdades a distância mais bem conceituadas?

A profissão de enfermeiro exige muita dedicação e estudo, mas também é bastante gratificante. Agora que você já sabe como iniciar sua faculdade de Enfermagem, queremos saber onde pretende estudar. Comente no espaço abaixo!

Mostrar ComentáriosFechar Comentários

Deixe um comentário