dcsimg

Existe vestibular EAD?

(0.0 de 0)

Sim, existe vestibular EAD e você pode encontrar provas em diversos formatos. Confira as opções de processo seletivo para ingressar em uma graduação a distância!

Existe vestibular EAD?

Os cursos EAD oferecem mais flexibilidade, praticidade e um jeito mais moderno e dinâmico de aprender. Isso não significa que não tenham semelhanças com as graduações presenciais tradicionais! Uma delas é o vestibular, a principal forma de ingressar em uma graduação EAD.

 

O formato do vestibular EAD pode variar de acordo com a universidade, mas geralmente envolve uma prova objetiva e/ou uma redação. O local da prova, normalmente, é escolhida pelo candidato na hora de se inscrever.

 

Entenda a seguir como funciona o vestibular EAD, os tipos de provas que existem e formas alternativas de ingressar em um curso superior a distância. Aproveite para conferir uma lista de universidades autorizadas pelo MEC a oferecer essa modalidade de ensino!

 

Como funciona o vestibular EAD

São centenas de universidades que oferecem graduação a distância. Por isso, o vestibular pode variar bastante. Para você ter uma noção do que esperar, vamos listar os tipos de provas mais comuns para entrar em um curso EAD.

 

  • Vestibular tradicional: acontece em datas preestabelecidas pela faculdade, e muitas vezes há várias edições até o preenchimento das vagas. No dia marcado, os candidatos comparecem ao local de prova no qual se inscreveram.
  • Vestibular agendado: aqui, o candidato pode escolher o dia e horário mais convenientes para fazer a prova. Em algumas universidades, este vestibular destina-se às vagas remanescentes. Portanto, se você busca um curso muito concorrido, vale participar das primeiras edições do vestibular tradicional.

 

Geralmente é preciso pagar uma taxa para participar do vestibular. Há faculdades que concedem isenção. Esse benefício pode ser destinado a estudantes de baixa renda, egressos de escolas públicas ou outra condição. A dica é conferir se a faculdade do seu interesse oferece isenção da taxa e quais são as regras para consegui-la.

 

Na hora da inscrição para o vestibular, além de escolher o curso e o polo onde pretende estudar, você deve definir o local onde quer prestar a prova. Fique atento pois, embora uma faculdade EAD possa oferecer muitos polos de apoio, normalmente não é permitido mudar o local de prova depois de concluir a inscrição no vestibular!

 

Como é a prova do vestibular EAD

As provas do vestibular EAD podem variar bastante, dependendo de cada universidade.

 

Em algumas, basta escrever uma redação sobre algum tema da atualidade. Em outras, as provas têm questões objetivas, além de uma redação. Há casos até em que a universidade realiza uma prova diferente para cada tipo de curso, como ocorre no vestibular EAD da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

De qualquer forma, consulte o edital para saber exatamente o que esperar da prova e conferir quais os conteúdos do Ensino Médio que serão enfocados no processo seletivo. Preste atenção também em regras como:

  • Horário de abertura e fechamento dos portões
  • Documentos válidos para se identificar e entrar na sala de prova
  • Materiais permitidos e proibidos (caneta, celular, etc.)
  • Duração máxima da prova

 

Quem pode prestar vestibular EAD

Só pode entrar na faculdade quem tiver o certificado de conclusão do ensino médio. Por isso, podem participar do vestibular os alunos que já tenham concluído essa etapa ou que estejam no último ano do ensino médio, desde que na hora de fazer a matrícula já tenham o diploma em mãos.

 

Algumas universidades permitem a participação de estudantes de outros anos do ensino médio no vestibular, os chamados treineiros. Outras, proíbem. Tudo vai depender das regras de cada instituição. Vale consultar o edital da prova que você quer prestar.

 

As universidades têm a obrigação de atender também aos candidatos que necessitam de condições especiais para realizar as provas. É o caso, por exemplo, de estudantes que, por motivos religiosos, não podem fazer a prova em determinados dias e horários, candidatas que estejam amamentando, estudantes que precisem de provas com recursos de acessibilidade ou de salas com acesso facilitado para cadeirantes. Se você tem necessidade de atendimento especial, informe os organizadores na hora de se inscrever.

 

Quais alternativas existem para o vestibular EAD

O vestibular não é a única forma de ingressar em um curso EAD. Confira algumas alternativas:

  • Enem: cada vez mais faculdades utilizam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar seus alunos, inclusive na modalidade a distância. É preciso apresentar o Boletim de Desempenho Individual do Enem para comprovar a nota e fazer a matrícula, caso atinja a pontuação exigida para aquele curso. Cada instituição define suas próprias regras de uso da nota do Enem.
  • ProUni: o Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do governo federal que concede bolsas de estudo parciais (50%) e integrais (100%) em cursos presenciais e a distância. O processo seletivo usa como critério a nota do Enem mais recente. Entre os requisitos para concorrer a uma bolsa estão atender aos requisitos de renda familiar, pontuação no Enem mais recente e formação escolar.
  • Análise do Histórico Escolar: algumas universidades utilizam o desempenho do candidato durante o Ensino Médio como forma de selecionar seus alunos para cursos EAD.
  • Transferência: é possível pedir transferência para cursos EAD sem precisar fazer vestibular. Na maior parte das universidades, caso exista vaga disponível no curso desejado, basta apresentar a documentação exigida e fazer a matrícula.
  • Segunda graduação: muitas faculdades EAD liberam o candidato de fazer vestibular caso já tenha concluído uma graduação. O processo é parecido com o da transferência – entre outros documentos, é necessário apresentar o diploma universitário.

 

Quais universidades oferecem cursos EAD

Os cursos a distância estão disponíveis em centenas de universidades públicas e privadas. Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer graduações EAD:

 

Veja também:

ProUni vale para Curso EAD?

Vai fazer uma faculdade EAD? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);