dcsimg

Como fazer transferência em um curso EAD

(0.0 de 0)

Saiba como fazer transferência em um curso EAD e como trocar o curso presencial por um curso a distância!

transferencia-ead

Se você está pensando em trocar de curso a distância (EAD), saiba que existem opções de transferência para a mesma faculdade, entre instituições diferentes e até mesmo entre cursos presenciais e EAD.

Não importa se você quer trocar de curso por motivos financeiros, porque o curso atual não atende suas expectativas ou porque você acredita que vai se adaptar melhor a outra modalidade de aprendizado. O processo de transferência é relativamente simples e, tendo a documentação necessária, você provavelmente não vai precisar fazer vestibular novamente.

Tipos de Transferência

Há dois tipos principais de transferência para cursos superiores EAD: transferências internas e transferências externas.

Nas transferências internas, o aluno troca de curso dentro de uma mesma instituição de ensino superior.

Já na transferência externa, a troca de curso acontece entre duas instituições diferentes, para o mesmo curso ou para um curso similar. Tanto a transferência interna como a externa são oferecidas para cursos EAD e, desde que haja uma vaga para o curso de destino e a documentação exigida esteja correta, o processo é bastante simples.

Como fazer transferência entre cursos EAD da mesma faculdade

Para fazer uma transferência de um curso EAD para outro curso EAD da mesma instituição de ensino, você precisa consultar as regras e o calendário da faculdade. As vagas em outros cursos podem surgir por desistência, abandono ou quando há turmas incompletas e cada instituição tem sua própria forma de preencher essas vagas.

A transferência para cursos similares pode resultar em eliminação das disciplinas já cursadas depois da análise curricular, mas para cursos de áreas diferentes o mais comum é que o aluno transferido precise recomeçar o curso do zero, na primeira fase.

Como fazer transferência entre cursos EAD de faculdades diferentes

Para fazer uma transferência de um curso EAD para outro curso EAD em uma instituição de ensino diferente, é necessário preparar uma documentação que varia de faculdade para faculdade.

Normalmente, são exigidos documentos de identificação e comprovante de residência, além de histórico escolar e conteúdo programático do curso atual autenticados pela instituição de origem.

Transferências externas, ou transferências interinstitucionais, também dependem da disponibilidade de vagas, do calendário institucional da faculdade onde você deseja estudar. A melhor época para tentar uma transferência entre cursos EAD de universidades diferentes é logo após o período de matrículas, no começo do primeiro e do segundo semestres.

Como fazer transferência de curso presencial para curso EAD

Fazer uma transferência de curso presencial para curso EAD, seja na mesma faculdade ou para uma instituição diferente também é possível, desde que haja vagas e sua documentação estiver em dia. O processo é semelhante ao das transferências internas (mesma faculdade) e externas (faculdades diferentes).

Dependendo do programa de disciplinas do seu curso atual e do curso de destino, pode ser que consiga eliminar algumas matérias. Para isso, a coordenação do curso que você pretende fazer precisa analisar as ementas de todas as disciplinas que você já cursou.

Como fazer transferência de curso EAD para curso presencial

Se você, por qualquer motivo, quer trocar seu curso EAD por um curso presencial, saiba que existe essa possibilidade.

O processo seletivo muda bastante de universidade para universidade, mas para aumentar suas chances você deve ficar atento ao calendário da instituição para a qual deseja ir, verificar a existência de vagas (ou lista de espera) e consultar a documentação necessária para fazer a transferência. Algumas faculdades têm o mesmo curso em dois formatos: presencial e EAD. Se este for o seu caso, uma transferência interna pode ser mais simples de conseguir.

Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC

Ao transferir sua matrícula, é importante verificar se a instituição tem a autorização do Ministério da Educação (MEC). Essa é a garantia de que seu diploma terá validade!

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos a distância:

Veja também:

Conheça as vantagens do ensino a distância

Você está pensando em fazer uma transferência de curso EAD? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);