dcsimg

Tem diferença entre o diploma de um curso presencial e a distância?

(0.0 de 0)

Está pensando em fazer uma graduação online a distância, mas tem dúvida sobre a validação do diploma? Confira todas as informações!

computador

Algumas dúvidas vêm à cabeça quando se pensa em fazer um curso a distância: será que vou conseguir concluir o meu curso? O Ensino a Distância (EAD) é tão bom quanto o presencial? Vou precisar fazer vestibular? O mercado vai reconhecer? Terá diferença no meu diploma?

Mesmo com o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação) e ampla divulgação, muitas perguntas ainda estão na mente das pessoas. Uma das informações mais relevantes é que o MEC avalia os cursos a distância com os mesmos critérios e exigências aplicados nos cursos presenciais. Portanto, a qualidade está garantida!

Mas e o diploma, que é o documento que comprova a conclusão do curso, será o mesmo do ensino presencial ou tem alguma diferença?

A importância de ter um diploma de curso superior

Hoje, ter uma graduação concluída – ou estar pelo menos cursando uma – é exigência mínima do mercado para se conseguir uma boa colocação profissional. Além disso, conhecimento é um bem imensurável, que ninguém consegue tirar de você. Uma pessoa com um bom nível de escolaridade sabe falar melhor, emite opiniões pertinentes e desperta o interesse de outras pessoas. Já a falta de um diploma acarreta menos oportunidades de trabalho, salários inferiores e menor competitividade em diversas áreas.

Fique de olho no reconhecimento do MEC

Para ter validade, um diploma de graduação precisa ter sido emitido por uma instituição com reconhecimento do MEC para aquele curso. Não adianta a faculdade ser reconhecida, o curso em questão também precisa ter sido aprovado. Quando for escolher o seu curso EAD, procure saber se a instituição tem a aprovação do MEC ou se este processo já está em andamento. Você pode buscar essa informação no site do próprio Ministério. Cursar uma graduação sem o devido reconhecimento pode se tornar uma dor de cabeça no futuro, impedindo-o de praticar a sua profissão formalmente.

Diploma para todos os cursos

Ao concluir um curso de graduação em uma instituição de ensino, o que comprova que você foi aprovado e recebeu o título de tecnólogo ou bacharel – de acordo com a categoria do curso – é o diploma. Este documento é exigido em diversas situações, como ingresso em cargos públicos, contratações trabalhistas, participação em concorrências e licitações, entre muitas outras. Por isso, ter o diploma em mãos é tão importante. Como o EAD também é reconhecido pelo MEC, não há diferença nos diplomas emitidos pelos cursos presenciais ou a distância. Ambos têm a mesma validade para comprovação de título. Além disso, no diploma não consta a informação sobre qual foi a modalidade em que o curso foi concluído, por isto não é necessário ter receio quanto a aprovação do mercado pelo título.

Vantagens de fazer uma graduação a distância

Finanças apertadas e a correria do dia a dia são justificativas comuns para o não ingresso em um curso superior. No entanto, o ensino a distância vem exatamente desbancar esses argumentos, pois dentre as inúmeras vantagens que ele oferece estão flexibilidade de horários e custos bem mais acessíveis do que os dos cursos presenciais. Outros benefícios como comodidade, ausência - mesmo que parcial - de necessidade de deslocamento, gerenciamento do tempo e autonomia nos estudos também fazem parte do leque de vantagens oferecido pelos cursos a distância.

Agora que você já sabe que o diploma de ensino superior a distância tem a mesma validação de um presencial, além das demais vantagens já conhecidas, não há mais desculpas para não realizar a tão sonhada graduação. Pesquise as faculdades virtuais validadas pelo MEC e bons estudos!

Faculdades EAD reconhecidas pelo MEC

Você já percebeu a importância de fazer uma faculdade reconhecida pelo MEC para ter seu diploma aceito no mercado de trabalho e fazer valer todo o seu investimento de tempo, dedicação e dinheiro. São muitas opções espalhadas por todo o Brasil, o que pode deixar muita gente confusa. Mas não se preocupe!

Separamos para você algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC, com presença em todo o país, onde você pode fazer sua graduação com a certeza de que terá o diploma reconhecido lá na frente!

O melhor de tudo? Todas elas participam de programas de bolsas de estudos e financiamentos, além de oferecerem uma série de facilidades aos seus alunos. Confira:

Veja também:

Diploma EAD é reconhecido pelo MEC? Entenda

Vai fazer um curso a distância? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);