dcsimg

Evolução tecnológica e sua influência no EAD

(0.0 de 0)

A evolução tecnológica vem possibilitando o grande crescimento da modalidade de ensino a distância, onde por meio de ferramentas tecnológicas a Instituição de Ensino consegue reproduzir um ambiente ideal para o aprendizado do aluno.

evolucao-tec

Qual a relação entre evolução tecnológica e o EAD?

Ao analisar o Ensino a Distância (EAD) durante os anos, consegue-se observar que essa modalidade de ensino já passou por diversas mudanças, envolvendo outras tecnologias, como o rádio, correio, televisão, entre outros. A evolução das novas tecnologias de informação e comunicação entre os anos 60 e 90 fizeram com que o EAD tivesse uma grande expansão.

A evolução tecnológica não teve somente influência na área da educação, mas também na vida social das pessoas de um modo geral. As novas tecnologias de informação que foram surgindo e a intensificação da comunicação tiveram grande aplicação no EAD devido à possibilidade de manter uma interação fácil e rápida entre professor e os alunos. Essa interação pode ser feita em tempo real, quando ambas as partes estão conectadas ao mesmo tempo, ou de modo independente (ou assíncrono), que se pode realizar em momentos diferentes.

[Veja aqui maiores informações sobre: O que é EAD?]

O importante é manter uma boa comunicação, na qual os alunos possuam uma reposta rápida e sintam-se satisfeitos com a solução de suas dúvidas. O aluno também deve estar ciente de como abordar e formular uma pergunta, pois quanto mais claramente conseguir expressar sua dúvida ou pergunta, mais rapidamente o professor ou tutor conseguirá responder. Desta forma, o próprio aluno pode influenciar sua motivação. A responsabilidade por um ensino de qualidade e um bom desenvolvimento do curso, não é de responsabilidade somente da instituiçãoe sua equipe de ensino, mas também do aluno.

A expansão de acesso às tecnologias e o EAD

Com certeza a expansão das tecnologias e dos meios de comunicação foram um marco importante para diversos setores do mercado, porém toda esta expansão também propiciou a intensificação da qualidade dos meios de ensino, sobretudo no EAD. Como a necessidade de investir em educação é um ponto sempre necessário em todo o mundo, a busca por investimento no Ensino a Distância e na interação de processos e de tecnologias disponíveis garantiram uma integração super favorável diante as instituições de ensino.

Para entender sobre a influência da evolução tecnológica no EAD, precisa-se saber um pouco mais sobre as tecnologias utilizadas e suas aplicações nessa modalidade de ensino. Podem-se citar diversas tecnologias, mas algumas possuem mais destaque, sendo elas: internet, e-mail, bate-papo, videoconferência e fórum.

[Pensando no seu futuro? Considere uma faculdade perto de você.]

Internet e a Busca do Conhecimento

A Internet é vista como a quebra das barreiras geográficas que possibilita a maior praticidade na hora de compartilhar informações em tempo real, o que acaba facilitando a cooperação e comunicação entre diversos grupos. No EAD a internet é uma ferramenta essencial, pois com o acesso à internet o aluno se conecta com o mundo virtual de aprendizado, se relacionando com a instituição, professores, colegas de curso e tendo acesso a todo material que é disponível online.

A expansão tecnológica permite com que as camadas de menor renda possuam acesso à internet. O governo federal conta com programas de incentivo a inclusão digital. Os Telecentros estão se espalhando por diversas regiões, atingindo cada dia mais pessoas e permitindo que elas se conectem ao mundo. Outro incentivo é o Plano Nacional de Banda Largaque prevê um crescimento elevado de pessoas com acesso à internet em casa, o objetivo é de que até 2014, quase 70% da população tenha internet banda larga por um preço baixo e com uma velocidade alta, superior a 1 Mpbs.

E-mail e a Argumentação de Idéias

O E-mail, correio eletrônico, permite o envio de textos ou quaisquer arquivos que forem adicionados (textos ou imagens) para o endereço ou endereços de e-mail que desejar.  É um processo assíncrono, ou seja, não é em tempo real: ao enviar um e-mail, a pessoa que o recebe pode responder alguns minutos após, horas ou até mesmo dias. No EADo e-mail possui um papel fundamental, pois é um dos mecanismos de contato entre alunos-professores, professores-professores, alunos-instituição, instituição-professores e alunos-alunos.

O email é com certeza uma ferramenta muito útil nos meios de comunicação atuais, sua característica da não necessidade presencial no envio e recebimento de ambas as partes, garantindo um tempo para que os remetentes e destinatários possam assimilar idéias ao escrever e elaborar suas dúvidas ou sugestões garantindo assim  mais uma forma de expressão viável.

Bate-papo e a Interação Instantânea

bate-papo fornece uma comunicação instantânea, onde as pessoas podem discutir assuntos de diversas áreas, além de terem a opção de efetuar uma conversa particular com outro usuário. Essa forma de interação entre grupos, onde informações são trocadas online pode ser vista como algo positivo, sendo uma das opções que o aluno encontra para esclarecer dúvidas e estimular sua visão crítica. Apresenta vantagens por garantir uma interação instantânea, principalmente focada em esclarecer dúvidas rápidas aos alunos, ou mesmo a interação entre eles.

Videoconferência e a Aproximação de Idéias

A Videoconferênciaé a forma utilizada para unir duas pessoas de uma ou mais localidades distintas, em um mesmo local por meio da ajuda de dispositivos de áudio e vídeo, permitindo uma comunicação bidirecional. Desta forma, a Videoconferência pode ser vista como uma ferramenta completa, pois se torna possível explorar a linguagem corporal, que representa em uma interação 80% das impressões do indivíduo.

Fórum e as Dúvidas Recorrentes

Os Fóruns são quadros de mensagens nos quais os alunos podem publicar a sua opinião, sendo possível contra-argumentar opiniões emitidas por outros usuários, formando uma dinâmica de debate. Esta ferramenta é muito utilizada aluno para explorar e aprofundar assuntos relacionados ao tema  de uma aula ou curso, ou até mesmo tratar de assuntos paralelos. Nos fóruns o aluno pode expor suas idéias de forma pública aos demais alunos, sendo assim garantindo expressar sua visão sobre o assunto abordado, tirar dúvidas e acrescentar informações de outras pessoas para melhorar seu aprendizado e dos outros.

Uma quantidade variada de tecnologias está disponível para o EAD, acaba sendo impossível catalogar todas as ferramentas utilizadas em um único website de uma determinada Instituição de Ensino. O que se pode perceber é que muitas tecnologias são bem simples e estão disponíveis para o professor de acordo com sua necessidade de ensino, não necessitando de muito conhecimento de informática para utilizá-las. O foco do ensino a distância é gerar um ambiente de aprendizado interativo para seus alunos, onde eles encontrem todo suporte necessário para desenvolver seu conhecimento e se preparar para o mercado de trabalho.    

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);