dcsimg

Sou um aluno ideal para um curso a distância?

(0.0 de 0)

Compare seu perfil e descubra se você é um aluno ideal para um curso a distância.

aluno-ead

Dependendo da sua idade, a ideia de curso à distância ainda traz um conceito de estudos via correio, em que as apostilas chegavam à casa das pessoas com o carteiro e elas enviavam a prova de volta. Hoje, este imaginário não podia estar mais ultrapassado. Graças à internet, vivemos em um mundo sem barreiras, que possibilita nos aproximarmos de amigos ou familiares distantes de forma rápida, com imagem e som. Imagine a revolução que a internet fez no sistema de ensino, então.

Hoje, um aluno faz suas pesquisas consultando diretamente a biblioteca virtual de universidades em outros países. Para estudar sobre Arte Contemporânea, por exemplo, pode pesquisar diretamente do acervo dos maiores museus do mundo. Outro aspecto que se tornou mais fácil é o de fazer cursos, graduação, pós-graduação e até MBA à distância.

Quem mora em lugares de difícil acesso ou está muito longe da universidade desejada, como uma federal, pode se beneficiar deste sistema, bem como pessoas com mobilidade limitada por questões de saúde (sua própria ou de familiares) ou que trabalham muito e não conseguem nem uma brechinha na agenda. Seja qual for a sua razão por contemplar este método, para aproveitar ao máximo o ensino à distância é bom estar atento em alguns detalhes. Será que você é o aluno ideal para tal?

Jovens precisam de maior cobrança e supervisão

Para alunos que acabaram de sair do Ensino Médio e estão acostumados a ter um professor supervisionando e cobrando entregas, talvez o sistema de ensino à distância seja difícil de acompanhar. Pela falta de maturidade e disciplina, os jovens precisam de mais tempo para amadurecer qualidades como proatividade e a iniciativa de ler e estudar por si mesmos, ainda que no ensino à distância um tutor acompanhe o aluno todo o tempo, além de cobrar a sua participação via chat, salas de bate-papo ou conferências.

O curso à distância não é mais fácil que o ensino presencial

Se você decidiu escolher este método por achar ser mais fácil que o convencional, desista. O MEC, Ministério da Educação, avalia rigorosamente as universidades que oferecem estes cursos e estas, por sua vez, utilizam o mesmo material e avaliações que seus cursos presenciais. Por isso, o diploma não vem fácil, será tão trabalhado como para qualquer outro estudante. Algumas vezes, para cursos de graduação e pós, será necessário, ainda, a presença do aluno em aulas ou práticas específicas.

Se você é disperso, precisará se adaptar

Esta dica vai para todos os tipos de atividades que pedem compromisso, dedicação, método e rotina, incluindo pessoas que trabalham home-office. O ensino à distância requer disponibilidade e boa vontade para cumprir leituras obrigatórias, participações em grupos de estudo virtuais e provas que avaliam os conhecimentos específicos. Então, se você for do tipo que precisa estar em um local especial que não a escrivaninha da sua sala de casa, leve isso em consideração. O apoio de agendas, técnicas de organização e planejamento será necessário!

Ter um computador e boa conexão de internet é importante

Seu problema pode não estar na dispersão ou determinação, mas na conexão! É complicado participar de aulas à distância sem uma rede rápida o suficiente para carregar as páginas de leitura ou comportar os programas requeridos pela instituição de ensino. Por isso, é ideal que você tenha acesso a um computador funcionando legal, com uma conexão estável à internet. Não é necessário que você compre um novo computador, ou assine planos caros de internet. Usar uma lan-house ou contar com a ajuda de um amigo ou familiar resolve!

Lembre-se que o ensino à distância é a porta de entrada perfeita para um universo de conhecimento e superação. Você pode escolher universidades nacionais e até estrangeiras, o mundo já não tem mais fronteiras. Depois de decidir qual curso fazer, conte para nós sua motivação nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);