dcsimg

Tem Sisu para curso a distância?

(0.0 de 0)

Descubra se existe Sisu para curso EAD e conheça as alternativas de ingresso no ensino superior para quem quer estudar a distância!

Tem Sisu para curso a distância?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) para democratizar o acesso a instituições públicas de ensino superior em todo o País. O Sistema utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificar os estudantes.

O Sisu funciona apenas para cursos presenciais. Quem busca uma vaga num curso oferecido na modalidade de ensino a distância deve procurar outras formas de ingresso.

Já que não dá para usar o Sisu, conheça outras duas alternativas de ingresso no ensino superior que usam a nota do Enem para selecionar candidatos a um curso a distância:

O ProUni

O ProUni é um programa do Governo Federal criado em 2004 com objetivo de conceder bolsas de estudo em universidades particulares a estudantes de baixa renda. As bolsas podem ser integrais (100%) ou parciais (50%). 

Em média, 15% das bolsas são concedidas a alunos que optaram por estudar a distância, segundo o Ministério da Educação (MEC). A opção pela modalidade é feita na hora da inscrição, quando o candidato escolhe o curso.

O processo seletivo do ProUni acontece duas vezes por ano, uma no primeiro e outra no segundo semestre. Mas para concorrer a uma bolsa é preciso atender aos seguintes requisitos:

  • Ter obtido o mínimo de 450 pontos nas provas objetivas do Enem e nota superior a zero na prova de Redação.
  • Comprovar renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
  • Ter cursado o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista integral na rede particular.

O Programa é voltado ainda a pessoas com deficiência ou professores da rede pública de ensino no exercício do magistério.

Saiba mais:  Como entrar no ProUni com a nota do Enem  

O Enem

Desde que foi criado, em 1998, o Enem vem ganhando cada vez mais importância.

A nota do Exame também dá acesso a vagas em universidades públicas e particulares, além de servir como critério para a obtenção de bolsas de estudo do ProUni em grande parte das instituições de ensino superior no Brasil.

Algumas faculdades públicas e privadas consideram exclusivamente a nota do Enem para aceitar estudantes em seus cursos superiores. Nestes casos, o desempenho no Exame pode ser considerado em duas diferentes formas: Como substituição ao vestibular tradicional em faculdades privadas, ou como complemento à nota do vestibular tradicional em faculdades públicas.

Cada instituição define critérios próprios para a utilização do Enem. Você deve consultar o site ou a secretaria da universidade para saber mais detalhes de como poderá usar a sua nota para ingressar num curso superior a distância. 

Como descobrir as formas de ingresso de cada universidade

Grande parte das instituições publicam em seu site oficial as formas de ingresso que utilizam. Essa informação pode ser encontrada também no regimento interno de cada universidade. No período de inscrições, o edital do Vestibular ou o Manual do Candidato também vão fornecer esses dados.

Em relação ao Prouni, é possível consultar no site oficial do Programa <http://prouniportal.mec.gov.br>, durante o período de inscrições, a lista de todas as universidades participantes e os cursos com bolsas parciais e integrais.

Se você quer se organizar com maior antecedência ou não encontrou a informação na internet, faça contato direto com a instituição e tire suas dúvidas!

Onde estudar

Conheça algumas faculdades privadas, reconhecidas pelo MEC, que oferecem cursos na modalidade EAD e que aceitam o Prouni ou a nota do Enem como forma de ingresso:

 

Veja também

ProUni e Sisu (http://www.mundovestibular.com.br/articles/16527/1/ProUni-e-SiSU/Paacutegina1.html)

Qual curso superior EAD você pretende fazer? Já escolheu a universidade? Conte para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);