dcsimg

Saiba tudo sobre o curso de Serviço Social EAD

(0.0 de 0)

Descubra agora mesmo todas as informações que precisa conhecer sobre a graduação em Serviço Social a distância!

Saiba tudo sobre o curso de Serviço Social EAD

Teoricamente, todo brasileiro deveria ter direito a itens básicos como saúde, educação, segurança, transporte e lazer. Na prática, sabemos que não é bem assim. Quem faz Serviço Social está ligado nessas questões e pode ajudar a melhorar esse panorama.

O curso que forma assistentes sociais pode ser encontrado na modalidade a distância (EAD) em dezenas de faculdades. A tendência é que o número aumente ainda mais, pois o EAD já representa quase 20% dos matriculados em cursos superiores no país, segundo os dados do mais recente Censo da Educação Superior.

Descubra agora mesmo como funciona o curso de Serviço Social EAD, quais as principais matérias e onde estudar!

Como funciona um curso de Serviço Social a distância

Serviço Social é um curso da área das Ciências Humanas oferecido no grau de bacharelado. Tem duração média de quatro anos e forma profissionais aptos a elaborar e colocar em prática políticas sociais na esfera pública, na iniciativa privada e junto a Organizações Não Governamentais (ONGs). O assistente social orienta famílias, indivíduos ou grupos em situação de risco a terem acesso a direitos básicos como educação e saúde.

O curso começa quando o aluno recebe sua senha de acesso ao ambiente virtual em que se desenrolará a maioria das atividades. Esse ambiente, acessado pela internet, traz o conteúdo de cada matéria, com textos, áudios, vídeos e exercícios que podem ser corrigidos também de forma online. As aulas podem ser transmitidas ao vivo, via satélite, ou gravadas, ficando disponíveis para o aluno assistir quantas vezes quiser.

Há ainda ferramentas de controle de presença (como uma lista de chamada virtual) e um cronograma semanal que ajuda o estudante a se organizar. Organização e disciplina, aliás, são algumas das chaves para o sucesso em um curso a distância – e no caso de Serviço Social não é diferente.

Mesmo estudando em casa a maior parte do tempo, você nunca está sozinho. Ferramentas como e-mails, chats e fóruns de discussão garantem o contato com os professores, tutores e demais colegas de turma.

Além disso, existe a parte presencial. Por lei, todo curso a distância deve promover uma determinada porcentagem de atividades em seus polos de apoio, que funcionam como postos avançados da faculdade no município onde o aluno se matriculou.

Dessa forma, as provas de final de bimestre acontecem no polo de apoio presencial, assim como algumas aulas, tarefas em grupo e apresentações de trabalho.

Antes de se matricular, é importantíssimo verificar se a faculdade em questão está credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Essa é a única forma de garantir que o seu diploma terá validade oficial em todo Brasil.

Falando em diploma: o diploma de Serviço Social obtido em uma faculdade EAD reconhecida pelo MEC vale tanto quanto o presencial e pode ser usado para concorrer a uma vaga de emprego ou participar de concurso público que exija nível superior, assim como para seguir os estudos em uma pós-graduação. A informação sobre a modalidade (a distância ou presencial) não aparece no documento.

O que se estuda no curso de Serviço Social a distância

O conteúdo de um curso superior a distância é idêntico ao de uma graduação presencial. O que muda aqui é apenas o formato de estudos, pois as matérias são exatamente as mesmas.

O bacharelado em Serviço Social tem foco inicial em matérias teóricas como Filosofia, Sociologia, Economia e Psicologia Social. Com o decorrer do curso, vão aparecendo os trabalhos de caráter mais prático, simulando situações reais da profissão.

A prática tem seu ponto alto nos últimos semestres, quando acontecem os estágios supervisionados – atividades, claro, feitas de forma presencial.

Os estágios podem acontecer em lugares como conselhos tutelares, hospitais, empresas privadas, prefeituras e outros órgãos governamentais, como secretarias de Justiça, Desenvolvimento Social e Saúde. Eles dão a oportunidade de entrar em contato com outras realidades sociais e praticar os conhecimentos adquiridos durante o curso.

O último ano também reserva espaço para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que terá que ser apresentado no polo de apoio perante uma banca examinadora.

Confira agora algumas das disciplinas que você poderá encontrar no curso de Serviço Social EAD. Lembramos que o conteúdo é equivalente ao dos cursos presenciais e que algumas matérias podem variar de nomenclatura de acordo com a instituição.

  • Administração e Planejamento do Serviço Social
  • Antropologia Cultural
  • Direito e Legislação Social
  • Direitos Humanos e Cidadania
  • Estatística Social
  • Família, Grupos e Redes Sociais
  • Filosofia
  • Gestão Social Participativa
  • Movimentos Sociais e Poder Local
  • Introdução à Filosofia
  • Introdução ao Serviço Social
  • Política Habitacional
  • Política do Trabalho
  • Psicologia Social
  • Seguridade Social
  • Serviços Social e Processo de Trabalho
  • Serviço Social e Terceiro Setor
  • Serviço Social Jurídico
  • Serviço Social na Área da Educação
  • Serviços Social na Área da Saúde e Previdência Social
  • Sociologia
  • Teoria Econômica
  • Teoria Política

Faculdades que oferecem Serviço Social a distância

A graduação em Serviço Social tem boa procura por parte dos estudantes brasileiros. A oferta também é grande: segundo dados do MEC, existem mais de 500 opções em atividade no Brasil.

Os cursos a distância não chegam a tanto, mas a oferta nessa modalidade vem aumentando. Hoje em dia, são cerca de 40 as instituições autorizadas pelo MEC a oferecer essa carreira no formato EAD. Conheça algumas que destacamos para você:

Nas faculdades que listamos acima, além de estudar com a garantia de que o diploma será aceito e terá validade em todo o território nacional, você vai encontrar uma série de vantagens que ajudam a preservar o seu bolso. Todas as instituições da lista participam do ProUni (programa de bolsas de estudos do governo federal), oferecem descontos variados e financiamento sem burocracia.

Veja também:

Aula EAD – Vale a pena?

Serviço Social é a carreira ideal para você? Vai optar pela modalidade a distância? Conte tudo para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);