dcsimg

Veja como saber seu resultado do ENEM 2016

(0.0 de 0)

Saiba como é calculada, onde consultar e quando será divulgada a nota dos participantes do Enem 2016!

Resultado Enem

Se você é um dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que aconteceu nos dias 5 e 6 de novembro, deve estar ansioso para ter acesso ao resultado.

Na edição de 2016, 5,8 milhões fizeram o Exame. A maior expectativa, depois de fazer a prova, é ter acesso ao Boletim de Desempenho Individual, que traz a nota final dos participantes. Quanto mais alta a pontuação, melhores as chances de se classificar nos programas do Governo que utilizam a nota do Enem como critério de seleção para ingresso no ensino superior.

Para ajudar você a acompanhar este processo de perto e entender direitinho como funciona o Exame, preparamos um resumo com informações importantes sobre a correção do Enem, desde como é feito o cálculo das notas até a divulgação do resultado. Confira!

Como serão calculadas as notas do Enem 2016?

O cálculo das notas do Enem é um processo complexo, justo e seguro. A correção é diferente entre as provas objetivas e a de redação. Entenda como funciona:

Provas objetivas: O sistema utilizado para corrigir as quatro provas objetivas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) é chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI).  É uma metodologia bastante avançada, adotada para medir o conhecimento em exames que atraem um número gigante de participantes e que acontecem regularmente, como o Enem. A lógica é a seguinte: as questões não têm um valor fixo. A nota é atribuída de acordo com o padrão de coerência de cada participante. Na prática, significa dizer que o sistema “percebe” o quanto você sabe sobre determinado conteúdo e o que você está “chutando”. Um comportamento coerente para quem tem conhecimento básico sobre um assunto seria acertar quase todas as questões fáceis, algumas médias e nenhuma difícil, por exemplo.

Prova de redação: A correção da redação é feita por examinadores certificados pelo MEC que leem e avaliam cada um dos milhões de textos redigidos pelos participantes. Todas as redações passam pela análise de, pelos menos, dois avaliadores. A nota final é o resultado da média aritmética das duas avaliações. Quando as notas de uma mesma redação são muito diferentes, o texto é encaminhado para um terceiro profissional analisar.

 

Onde acessar o gabarito do Enem 2016?

A divulgação do gabarito é jogo rápido! Logo após o término das provas, saíram as correções extraoficiais. O gabarito oficial foi divulgado pelo MEC no portal do Enem no dia 9 de novembro.

Ao verificar a quantidade de questões que você acertou, é possível ter uma ideia de como foi o desempenho nas provas. Mas a nota final demora mais um pouco para ser publicada. É preciso segurar a ansiedade até lá!

 

Quando poderei ver meu resultado do Enem 2016?

Você conhecerá sua nota final quando for divulgado o resultado do Enem 2016. Este é o momento mais esperado pelos estudantes! Afinal, a pontuação no Enem é o que garante a participação em processos seletivos para vagas em universidades públicas e privadas.

O MEC anunciou que o resultado do Enem 2016 estará disponível no dia 18 de janeiro de 2017.

 

Onde buscar o resultado do Enem 2016?

Consultar o seu Boletim de Desempenho Individual é um processo bastante simples. Depois que o MEC divulgar o resultado, basta entrar no portal do Enem e, no link indicado, fornecer o seu número de inscrição ou CPF e senha para ter acesso à sua nota. Você verá numa tabela quantos pontos obteve em cada prova.

 

Para que serve a nota do Enem 2016?

Para muita coisa! Seu desempenho no Exame dá acesso a várias oportunidades. Cada vez mais universidades estão aderindo a programas do Governo que utilizam a nota do Enem como critério de seleção de novos alunos ou para concessão de bolsas. Há também uma linha de financiamento estudantil que adota a nota do Enem como requisito. Veja como usar o seu resultado:

  • Para disputar uma vaga em universidade pública: O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) classifica alunos para vagas em universidades públicas utilizando a nota do Enem como critério. Muitas universidades federais, estaduais e municipais aboliram o vestibular tradicional e adotaram o Sistema como única forma de ingresso de alunos. A nota mínima para concorrer varia de acordo com o curso e a universidade participante. Para se inscrever, o candidato precisa ter feito o Enem mais recente e não ter zerado na redação. Com sua nota do Enem 2016 você poderá participar das duas edições do Sisu em 2017: em janeiro e em junho. O Sisu só vale para cursos presenciais.

 

  • Para concorrer a uma bolsa em universidade privada: O Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas de estudos parciais e integrais em universidades privadas de todo o Brasil. A nota do Enem mais recente é critério de classificação dos candidatos. Podem se inscrever estudantes que obtiveram pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na redação. É preciso também atender aos critérios de renda familiar e escolaridade exigidos pelo MEC. Você poderá usar seu desempenho no Enem 2016 para participar do ProUni em 2017. São duas edições, no primeiro e no segundo semestre. O ProUni vale para cursos presenciais e a distância.

 

  • Concorrer a um financiamento: O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um empréstimo a juros baixos concedido pelo Governo a estudantes de universidades privadas. A nota do Enem é um dos requisitos para participar, além da comprovação de renda familiar. É preciso ter obtido pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação e vale qualquer edição a partir de 2010. O FIES só pode ser usado para financiar cursos presenciais.

 

  • Ingresso direto: muitas faculdades privadas aceitam a nota do Enem como forma de ingresso em seus cursos presenciais e a distância, sem que o candidato precise fazer vestibular. Confira na instituição de seu interesse se ela oferece essa oportunidade e quais os critérios que ela adota.

 

Faculdades que aceitam a nota do Enem 2016

A adesão das instituições aos programas do Governo pode sofrer alterações a cada semestre. Veja algumas das principais faculdades, reconhecidas pelo MEC, que costumam aceitar a nota do Enem:

 

 

Veja também:

Dúvidas Enem 2016

Está roendo as unhas para saber o resultado do Enem 2016? Acha que tirou uma boa nota? Conte para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);