dcsimg

Quais os tipos de cursos oferecidos na modalidade EAD?

(0.0 de 0)

Quer aproveitar as facilidades do EAD para concluir os seus estudos ou dar um upgrade em sua carreira? Confira a gama de opções ofertadas na modalidade a distância.

computador

Os cursos EAD ganham mais força a cada dia. Favorecidos pela tecnologia, a modalidade EAD se encaixa perfeitamente no cotidiano da maioria dos brasileiros que, por falta de tempo, deixavam de realizar cursos superiores ou realizar especializações, por exemplo. Além de se encaixarem perfeitamente em sua rotina, já que não exigem horários fixos, os cursos EAD também custam menos e tem a mesma aceitação no mercado de trabalho, já que o diploma não se diferencia de um curso presencial. Mas e quanto aos cursos, quais você pode cursar na modalidade EAD?

Tipos de cursos oferecidos na modalidade EAD

É importante ressaltar que os cursos a distância vão desde o médio, passando pelo técnico, graduação, pós-graduação até cursos livres, inclusive de idiomas. O que altera é mesmo a modalidade, o modo como o estudante ou universitário tem acesso ao conhecimento. Cada universidade atende de maneira diferente, por isso é preciso, antes de tudo, saber qual universidade oferece a modalidade e quais cursos EAD.

A dica é escolher a carreira ou curso e depois pesquisar quais escolas ou universidades a oferecem. Atualmente, a maioria das áreas do conhecimento já pode ser estudada a distância. O número mais recente totalizou quarenta cursos. Claro que na comparação com os cursos de modalidade presencial este número ainda é pequeno, mas vale ressaltar que esta realidade vem mudando dia após dia.

Restrições nos cursos de graduação EAD

Alguns cursos, porém, ainda não estão acessíveis nesta modalidade. Na área de exatas, que estuda com mais ênfase matemática, lógica e física, os cursos de agronomia, astrologia e arquitetura ainda não podem ser encontrados na modalidade EAD. Mas especulações já dizem que em pouco tempo eles já serão preparados nas principais universidades.

A área do conhecimento mais prejudica por não ter muitos cursos a distância é a área de biológicas. Os cursos mais procurados, como Farmácia, Biomedicina, Nutrição, Medicina e Odontologia, por exemplo, não são encontradas em nenhum lugar e há, ainda, quem defenda que jamais serão oferecidas na modalidade EAD, justamente pela necessidade de aulas práticas e laboratoriais que são oferecidas nas formações mais tradicionais. Mas como já foi colocado anteriormente, esta é uma modalidade em expansão, por isso, muita coisa ainda pode mudar.

Área de humanas: líder de opções

Quem optar por cursar a área de humanas está mais privilegiado. Deste campo de conhecimento, somente Cinema, Comunicação Social, Moda e Relações Internacionais que ainda não podem ser cursados a distância. O restante, em geral, já é oferecido em alguma das diversas instituição de ensino que escolheram a metodologia. São cursos que exigem mais leitura e reflexão, o que favorece o ensino EAD. Lembre-se que é preciso sempre, não importa para qual modalidade, verificar se o curso está na lista dos cursos autorizados pelo Ministério da Educação, o MEC.

Mesmo tratando-se da modalidade EAD, o órgão do governo que verifica a idoneidade dos cursos a distância também é o MEC. Se por um lado alguns cursos não são oferecidos, uma lista bastante diversificada de carreiras já é oertada nas principais universidades do país. Cursos que vão desde Administração, passando por Ciências Contábeis, Sociais até Teologia e Turismo, por exemplo, são encontrados com facilidade.

Cursos de carreiras que crescem cada vez mais, por isso com alta demanda, também podem ser encontrados. Com a variedade de cursos, basta definir suas opções, verificar disponibilidade nas instituições de ensino selecionadas, se preparar para os exames seletivos e ampliar os seus conhecimentos em prol do sucesso de sua carreira!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);