dcsimg

Prouni: vale para o ensino a distância?

(0.0 de 0)

Pretende fazer um curso de graduação a distância e está em busca de alternativas financeiras para facilitar o seu acesso aos estudos, mas não sabe qual programa encaixa na modalidade? Confira as informações sobre o ProUni para o EAD!

prouni

Pouca gente sabe, mas cerca de 13% de todas as bolsas conferidas pelo Programa Universidade para Todos, o ProUni, são para os cursos da modalidade EAD (Ensino a Distância). O programa, que oferece bolsas parciais e integrais para os alunos que atingiram uma média maior do que 400 pontos nas cinco partes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), também pode ser requerido pelos estudantes que querem cursar uma faculdade que não seja presencial. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), entre os anos de 2004 e 2012, mais de 138 mil bolsas parciais e integrais foram cedidas a alunos que se matricularam em cursos a distância. Com isso, alunos que não dispõem de tempo ou dinheiro para cursar uma faculdade presencial podem resolver os dois problemas ao mesmo tempo.

Requisitos para o programa

Para se candidatar a uma bolsa parcial ou integral do ProUniem uma graduação a distância é preciso:

  • Atingir uma pontuação acima da média nas provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além da Redação;
  • possuir uma renda familiar inferior a um salário mínimo e meio por pessoa (para os candidatos à bolsa integral). Os que tiverem renda familiar entre um salário mínimo e meio e três salários mínimos, poderão concorrer a uma bolsa de estudos parcial, ou seja, de até 50% do valor da mensalidade;
  • Ter cursado o ensino médio completo em uma escola pública ou em uma instituição privada como bolsista integral, ou ter cursado parte do ensino médio em escola pública e outra parte em instituição privada como bolsista integral; ou se declarar afrodescendentes, indígenas ou portador de deficiência;
  • Alunos que zerarem a redação estarão automaticamente desclassificados do programa.

Como se candidatar

Para se inscrever no ProUni, o aluno deve seguir as seguintes orientações:

  • Ter em mãos o número de inscrição e a senha do ENEM realizado no ano anterior;
  • O aluno também deverá responder a um questionário socioeconômico, cujas respostas serão conferidas no dia da matrícula, por isso, é preciso ser totalmente verdadeiro nas suas afirmações.
  • Durante a inscrição, o estudante definirá onde pedir a bolsa a partir de uma consulta a uma lista de modalidades de cursos das instituições privadas de ensino superior que participam do programa, que inclui os cursos na modalidade a distância. Para saber se o curso superior a distância que você pretende cursar aceita o programa, consulte o site do MEC.

Professores da rede pública que desejam fazer uma nova graduação a distância também têm direito à bolsa. Para isso, eles precisam exercer o magistério na educação básica, integrar o quadro fixo de pessoal da instituição pública e concorrer a bolsas somente nos cursos de licenciatura, pedagogia ou normal superior. Agora que você já sabe que pode contar com as bolsas do ProUni, não tem mais desculpas para não cursar a graduação a distância dos seus sonhos. Informe-se se a instituição onde você está pensando em se matricular aceita o programa e use a sua pontuação do ENEM para se inscrever. Você só tem a ganhar!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);