dcsimg

Os possíveis obstáculos dos cursos EAD

(0.0 de 0)

Apesar de ser uma modalidade de ensino que está crescendo no país, a educação a distância ainda possui dificuldades.

obstaculos-ead

As mudanças aceleradas que vêm ocorrendo no mundo, aliadas ao rápido desenvolvimento das tecnologias da informação, têm aumentado a capacidade de modernização dos processos educacionais e ampliado as possibilidades de interação entre indivíduos separados geograficamente. A utilização da tecnologia no ensino, através de meios eletrônicos e computacionais, pode contribuir na resolução de muitos problemas educacionais.

O Ensino a Distância(EAD) é um método que permite a realização de cursos de graduação, pós-graduação, especialização, entre outros, sem a necessidade de comparecer à salas de aulas convencionais. Ainda permite uma flexibilidade enorme em relação ao horário de estudos e a realização das atividades.

Porém, o desenvolvimento de projetos de EAD exige mudanças de hábitos, seja do professor, ao desenvolver o processo, seja da equipe, que precisa valorizar o trabalho participativo, seja dos alunos, que necessitam melhorar a sua capacidade de autoformação, de modo a desenvolverem um processo de aprendizagem em que a presença física do professor é eventual. Apesar da modalidade de ensino a distância ter apresentado uma grande quantidade de adeptos, existem vários obstáculos que podem provocar desilusão do aluno e do tutor on-line.  Entre eles podemos destacar:

Evasão dos alunos

Em muitos casos os cursos EAD tornam-se desinteressantes para o estudante, devido à dificuldade de encontrar informações procuradas no ambiente do curso, causadas pela falta de compreensão de conteúdo da estrutura do ambiente. Exercícios muito extensos e sistemas de avaliações inadequados também são obstáculos para o aluno.

Falta de preparação dos alunos

Se o aluno não estiver preparado para estudar on-line, os resultados podem não ser os esperados. Antes de iniciar o estudo dos módulos do curso, é necessário que o tutor coordene a ambientação dos alunos no curso e inicie a socialização do grupo. Este procedimento, juntamente com um roteiro de navegação, propícia ao aluno não somente conhecer o ambiente do curso, mas também explorar as diversas ferramentas e recursos disponíveis.

Falta de boas práticas para tutoria on-line

O tutor pode ser o elemento provocador da desistência do aluno, devido às dificuldades de comunicação, falta de estímulo, demora no feedback dos exercícios enviados e a pouca participação nas ferramentas interativas do ambiente virtual de aprendizagem. A comunicação entre professor e aluno se dá quase que exclusivamente por meio da internet, por isso, é necessário ter cautela na escolha dos termos, no tom e no conteúdo das mensagens.

Custos da produção dos cursos

O material do curso necessita de impressão para poder ser lido, porém o custo da impressão é alto. Mesmo imprimindo o material, poucos alunos realizam as leituras em tempo hábil para participar dos debates e dos processos colaborativos. A maioria dos cursos EAD disponibilizam em cada semana uma excessiva quantidade de material para ler. É importante oferecer aos estudantes leituras atuais, adequadas ao seu nível, para que assim, eles não se sintam desmotivados.

Administração do tempo

O tempo gasto nas aulas virtuais muitas vezes excede o das aulas presenciais equivalentes. As discussões on-line cobrem um maior tempo, com análises mais profundas. As redes tornam os alunos mais ativos ao exigir deles muito mais tempo para ler as discussões, frequentemente extensas. Muitos alunos não conseguem administrar seu tempo corretamente, seja por excesso de trabalho ou por uma inadequada organização pessoal.

Dificuldades nas interações dos trabalhos em grupo

Alguns componentes dos grupos podem passar a trocar informações sobre atividades que já realizaram juntos e, com isso, criar grupos fechados que acabam por desestimular os demais participantes. Outro problema é o tempo de acompanhamento do aluno no curso, pois o tempo necessário para acompanhar uma atividade a distância com um grupo de 20 pessoas, por exemplo, é muito grande. Por isso, o tutor deve regular o fluxo de informação, de maneira que os alunos disponham de atividades suficientes para estarem motivados.

[Ache o curso ideal para você. Estude Onde e Quando Você Puder!]

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: