dcsimg

Por que os cursos online têm duração predeterminada?

(0.0 de 0)

Optou por realizar um curso online devido a flexibilidade de horários e não compreende o motivo de eles terem uma duração predeterminada? Entenda o porquê!

duracao-ead

Os cursos online estão se popularizando cada dia mais em todo o mundo, e uma das razões é a flexibilidade que essa modalidade de ensino oferece para quem não tem tempo de estudar em curso ou graduação convencional, com locais e horários estritamente definidos. Nos cursos da modalidade EAD (Educação a Distância), cada aluno monta sua garde de horários e estuda nos momentos mais convenientes. Dessa forma, há quem prefira estudar um pouquinho a cada dia, enquanto outras pessoas preferem acumular algumas aulas e passar um fim de semana inteiro colocando as lições em dia.

A necessidade de cursos com duração predeterminada

Porém, tanta flexibilidade tem limite. Assim como nos cursos presenciais, os prazos de entrega de exercícios, trabalhos e provas também são cobrados aos alunos dos cursos EAD, e aqueles que se atrasarem terão suas notas penalizadas. Isso acontece porque, da mesma forma que os cursos e graduações convencionais, o ensino a distância também tem uma duração preestabelecida, com data de início e término. Essa determinação foi estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que obriga os cursos a distância para os ensinos técnico, de graduação e pós-graduação a serem projetados com a mesma duração da modalidade presencial. Ou seja, tanto em casa quanto na instituição, os estudos devem começar e terminar no mesmo período, mesmo que o tempo e horários dedicado aos livros durante a realização da atividade varie de aluno para aluno.

Já nos cursos livres, o critério de tempo varia de acordo com cada instituição. Da mesma forma que obriga os cursos presenciais e online a terem o mesmo conteúdo e carga horária, a LDB estabelece que não há diferenciação de diplomas entre os cursos convencionais ou EAD. Dessa maneira, ambos têm a mesma validade.

Sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação

A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) é a mais importante lei brasileira de educação. Aprovada em dezembro de 1996 e também conhecida como Lei Darcy Ribeiro, em homenagem ao educador, político brasileiro e um dos formuladores da norma, a LDB é composta por 92 artigos sobre a educação brasileira, desde o ensino infantil até o superior. É essa lei que estabelece que todo cidadão brasileiro tem o direito ao acesso gratuito ao Ensino Fundamental, que define as obrigações das instituições de ensino, como escolas, faculdades e universidades, e determina a carga horária mínima para cada nível de ensino, além de apresentar diretrizes curriculares básicas e apontar as funções e obrigações dos profissionais da educação.

Nada de deixar para depois!

Se você está cursando ou pensa em fazer um curso ou graduação online, cuidado com a procrastinação. A flexibilidade desses cursos muitas vezes acaba sendo uma armadilha para alguns estudantes, que vão deixando os estudos para depois e acabam se prejudicando quando percebem que os prazos estão apertados. Para não cair nessa cilada, mantenha sempre seus estudos e exercícios em dia e fique de olho no calendário do curso. Mantendo uma rotina de estudos organizada é possível aproveitar ao máximo os benefícios que só um curso EAD oferece

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);