dcsimg

Por que o ensino a distância exige mais dedicação que o presencial?

(0.0 de 0)

Os alunos de um curso a distância são muito valorizados e um dos motivos é que a dedicação é maior para conseguir concluir o curso. Confira alguns dos pontos em que a EAD se diferencia dos cursos presenciais!

esforco

Independentemente do curso que você faça, seja presencial ou online, a dedicação é um dos fatores principais para a sucesso. Contudo, o ensino a distância (EAD) possui algumas particularidades que exigem uma dedicação ainda maior. Os alunos que conquistam o diploma de um curso a distância são bem valorizados, e um dos motivos é que a dedicação é maior para conseguir concluir o curso. Confira alguns dos pontos em que a EAD se diferencia dos cursos presenciais:

É preciso maior concentração

É preciso se concentrar nas videoaulas e nos materiais que são passados para entender as explicações e resolver os exercícios. Isto é mais difícil em casa ou no escritório do que em sala de aula. Portanto é necessário que o aluno exercite a sua capacidade de concentração. Há muito mais distrações e tentações para largar os estudos. Nesta hora, lembre-se que a sua formação só depende de você. Está por sua conta correr atrás de tirar as dúvidas, estabelecer horários e prioridades. Mesmo que os mais concentrados possuam maior facilidade em estabelecer uma rotina para se dedicar aos estudos a distância, não significa que quem se distrai facilmente não irá conseguir: basta apenas força de vontade para chegar lá!

Atividades de lazer ficarão em segundo plano

Um perfil recorrente entre alunos do EAD é de serem pessoas atarefadas. Estas pessoas precisam abrir mão de algumas atividades para conseguir se manter no curso com um desempenho satisfatório. Sabendo que o estudo deve ser prioridade, outros tipos de atividades (como computador, televisão e saídas com amigos) devem ser colocados em segundo plano. Apesar da flexibilidade de horários, o estudo deve ser seguido de acordo com uma rotina preestabelecida.

Não há ninguém te cobrando

Definir a rotina de estudos de algumas aulas e dos estudos complementares fica por conta do aluno. Se muitas aulas são perdidas ou as notas das provas não vão bem, não há ninguém que esteja o acompanhando e possa cobrar mudança de postura, como em uma escola tradicional, apesar de alguns cursos terem recursos de lembrete para a entrega de atividades e alguns tutores reforçarem os comunicados de prazos para minimizar a displicência. É preciso disciplina e responsabilidade para, diante da possibilidade de procrastinar, ainda conseguir sentar na mesa de estudos e se dedicar ao trabalho.

Seu horário é flexível, seus prazos não

Prazos também existem na EAD. Para que seja possível cumprir com todos eles, você precisa estar em dia com as matérias e tarefas. Logo, uma lista de prioridades deve ser rigorosamente seguida. Não há a possibilidade de dar aquela conversada com o professor, ou pedir a extensão para o trabalho que você não terminou a tempo, já que o sistema faz este fechamento automaticamente. Olho nas datas para não ficar para trás!

Interagir com os tutores do curso é dever do aluno

Não há corredores ou lanchonetes para conversar com as pessoas e esbarrar nos professores “por engano” fora do horário. O que existem são os fóruns e salas de bate papo, além dos períodos em que tutores ficam disponíveis para contato. Estabelecer uma rotina de checar periodicamente estas salas virtuais e marcar sempre na agenda os horários de tirar dúvida com os tutores é essencial para o bom aproveitamento destes recursos. Se por um lado é necessária uma maior dedicação e organização por parte do aluno, no outro também existem inúmeros benefícios. Além de fazer os próprios horários e escolher como e quando quer estudar, o aluno do EAD não gasta tempo ou dinheiro com transporte.

E você? Acha que tem a dedicação necessária? Conte para a gente, nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);