dcsimg

Porque a EAD cresceu tanto?

(0.0 de 0)

A educação a Distância (EAD) está em processo de expansão, e a tendência é que ela cresça cada dia mais. Veja alguns motivos desse crescimento.

crescimento-ead

Nos últimos anos verificou-se um crescimento considerado nos cursos superiores a distância. Porém, em contrapartida, alguns cursos no mesmo nível e oferecidos na forma presencial têm apresentado um decréscimo. Esse crescimento já vem se refletindo na formação de alguns profissionais. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Brasil tem formado mais professores para a educação infantil e para o ensino fundamental por meio da modalidade de ensino EAD do que na forma presencial. Em 2001 existiam apenas 5.359 estudantes matriculados em cursos a distância. Uma década depois as matrículas nessa modalidade cresceram 170 vezes.

Apesar desse grande crescimento, o Ministério da Educação (MEC), diz que o número de vagas disponibilizadas nessa modalidade de ensino poderia ter sido  maior, porém, há um controle na abertura de  cursos, o que impediu a implantação das matrículas nesse tipo de graduação. Como nos cursos presenciais, as instituições precisam ter pré-requisitos – como número mínimo de professores e projeto pedagógico  – para abrir o novo curso. Para autorizar a abertura de  cursos EAD, o MEC avalia essas condições.

Além da graduação a distância, são oferecidas outras modalidades de formação online. Os cursos EAD necessitam de  uma estrutura complexa, que engloba desde a adequação da linguagem do ensino presencial para o ensino EAD até a parte tecnológica das aulas. Um dos grandes desafios do ensino na modalidade da educação a distância é a adaptação dos material de estudo  de aulas presenciais para o ambiente virtual. Além disso, o curso deve oferecer acompanhamento pedagógico por profissionais qualificados. Porém, apesar de todas as dificuldades do ensino a distância, ele vem crescendo cada vez mais no país. Alguns motivos desse crescimento:

Déficit Educacional

Há no Brasil um déficit muito grande na formação superior. Apenas 18% dos jovens entre 18 e 24 anos estão fazendo ou fizeram algum curso de graduação. Em países desenvolvidos esse número chega a 70%. Isto mostra que a educação superior no Brasil ainda é carente, e há muito espaço para que ela cresça.

Valor das Mensalidades

Um dos motivos que faz com que os alunos optem pelo ensino a distância é o menor valor das mensalidades de cursos nessa modalidade. Além disso, para conseguir entrar numa faculdade pública, existe o vestibular, que exclui muitas pessoas. Por isso, muitos escolhem o ensino EAD.

Modelo Inclusivo

O modelo de educação a distância consegue chegar a localidades bem remotas do país, além de proporcionar a inclusão de pessoas com idades mais avançadas. Os cursos presenciais tem em sua maioria jovens e as instituições as quais pertencem estão concentradas, em grande parte, em centros urbanos ou em regiões mais desenvolvidas. As faculdades a distância conseguem chegar a todas as regiões do país, e atingem todas as pessoas, de qualquer faixa etária.

Investimento das Universidades

Mesmo o ensino sendo a distância, é necessário a criação de polos de apoio presencial para atender os alunos pelo menos uma vez por semana. Muitas faculdades particulares têm investido pesado nesse aspecto. As universidades públicas também vêm investindo nisso, mas de uma forma mais discreta que as privadas.

Quebra de Paradigma

O modelo de educação EAD quebrou o paradigma de que a educação precisa ser presencial. Muitos cursos são mais bem conceituados na modalidade EAD do que na presencial. Os graduados em EAD tiveram, em media, 6,7 pontos a mais no resultado final do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), na comparação com os resultados dos alunos oriundos de cursos presenciais.

[Ache o curso ideal para você. Estude Onde e Quando Você Puder!]

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);