dcsimg

Por que escolher um curso a distância?

(0.0 de 0)

Cursos EAD são uma boa opção para você? Descubra os motivos pelos quais você deve optar por um curso a distância!

escolher-curso-ead

O Ensino a Distância (EAD) é o método de ensino no qual aluno e professor não se encontram em um mesmo ambiente presencial. Utilizam-se de tecnologias cada vez mais modernas a fim de propiciar ao aluno um ensino de qualidade e completo, se tornando a cada dia uma opção mais confiável e viável. Esse modelo de ensino gera uma série de vantagens e desvantagens em relação ao modelo tradicional de ensino presencial.

Atualmente esse modelo de ensino vem crescendo em larga escala e a cada dia sendo mais aceito pelas pessoas, visto que em alguns casos, alunos de cursos EAD tiveram uma nota superior aos presenciais na prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), segundo publicação da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). Como vantagens pode-se citar a flexibilidade de horário, que permite ao aluno escolher qual o melhor horário para estudar, o melhor horário para realizar as atividades, o melhor horário para assistir as aulas. Para isso basta que o aluno tenha um computador conectado a internet.

Outra vantagem a se destacar é quanto ao acesso ao material, este por sua vez fica disponível no site da instituição, 24 horas, podendo ser acessado sempre que necessário, ao aluno sendo necessário apenas inserir sua senha de acesso.

Um fator importante também é o professor, ele continua sendo peça fundamental no aprendizado, pois se os materiais e as aulas disponíveis no site por si só não esclareçam suas dúvidas, o aluno tem a opção de entrar em contato com o professor sempre que necessário em diversas plataformas diferentes, como o e-mail por exemplo. Ele irá acompanhar o desenvolvimento e constantemente emitirá um feedback em relação aos trabalhos e exercícios enviados.

Por não ser necessário uma estrutura física grande, os gastos de manutenção são bem menores em relação as instituições de ensino presenciais. Isso faz com que os valores das mensalidades sejam bem menores, tornando-se uma ótima alternativa aos alunos que queiram estudar e trabalhar, ou àqueles que não possam arcar com um instituto presencial. Atualmente muitos institutos federais já oferecem alguns cursos a distância com o apoio do Governo Federal.

Já as desvantagens podemos incluir a questão do equipamento, caso não seja o adequado podem ocorrer falhas a nível de comunicação e feedback, ou se não for utilizado de maneira adequada, tornando-se ineficiente. Outro fator desfavorável é se a comunicação com o professor for dificultada. O professor é item fundamental para o bom aprendizado, para isso a comunicação deve ser fluida e de fácil acesso.

Uma situação que causa preocupação nas pessoas interessadas em ingressar em um curso EAD é quanto a validade e o reconhecimento do curso escolhido. Como ocorre também em instituições de ensino presencial, há um grande número de cursos oferecidos em diferentes locais, e nem todos tem a qualidade desejada. Por isso ao optar por um curso EAD, verifique junto ao site do Ministério da Educação (MEC) se este é reconhecido e qual é sua avaliação.

Em relação a aceitação do mercado de trabalho ainda há um certo receio, principalmente em empresas mais conservadoras, que tendem a ser mais resistentes a contratação deste profissional. Porém o mundo corporativo vem mudando constantemente, adequando às novas realidades, e nessas empresas observa-se mais a capacidade do indivíduo do que propriamente a sua formação. Para tomar a decisão mais acertada o aluno deve levar em consideração a sua necessidade, e suas características pessoais, como a responsabilidade em relação aos estudos, sua vontade e a sua disponibilidade. Afinal um curso a distância requer muito esforço, foco e principalmente força de vontade.  

[Ache o curso ideal para você. Estude Onde e Quando Você Puder!]

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);