dcsimg

Quer cursar Pedagogia a distância em SP? Conheça suas opções

(0.0 de 0)

O estado de São Paulo oferece o curso de Pedagogia EAD em mais de 60 instituições de ensino. Veja as vantagens desse formato e onde estudar!

Quer cursar Pedagogia a distância em SP? Conheça suas opções

Sabia que Pedagogia está super na moda? Pois é! O curso está entre os três mais procurados pelos brasileiros, perdendo apenas para Direito e Administração. Os dados são do mais recente Censo da Educação Superior.

 

No ensino a distância, então, ocupa disparado o primeiro lugar na preferência nacional, com quase 350 mil alunos matriculados!

 

Tamanha procura por esse curso talvez se explique pelo atual mercado de trabalho para pedagogos: não falta emprego, nem nas metrópoles nem nas regiões mais afastadas do Brasil.

 

Se você está em São Paulo e pensa em estudar Pedagogia a distância, dê uma olhada no texto a seguir. A gente explica como funciona o curso e aponta algumas faculdades bacanas onde você pode estudar com toda a flexibilidade e o dinamismo que o EAD permite!

 

Onde fazer o curso de Pedagogia a distância em SP

Quem vive no estado de São Paulo tem à disposição mais de 60 faculdades que oferecem o curso de Pedagogia a distância com o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC).

 

Claro que nem todas as instituições estão presentes em todas as cidades, então é preciso localizar aquelas que têm polos de apoio presencial mais perto de você (mais adiante explicamos como funciona esse esquema).

 

Anote aí algumas faculdades onde é possível estudar Pedagogia no formato EAD. Repare que na lista tem faculdades paulistas e também de outros estados.

 

Algumas universidades públicas também oferecem o curso de Pedagogia a distância em diversas cidades paulistas. Veja uma amostra:

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNAESP)
  • Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)
  • Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)
  • Universidade Federal do Paraná (UFPR)

 

 

Como escolher a faculdade de Pedagogia a distância ideal em SP

O primeiro passo para escolher sua graduação a distância em Pedagogia é saber quais faculdades oferecem o curso na sua cidade.

 

Além das instituições locais, muitas de outras cidades e estados mantêm polos de apoio presencial em diversas localidades de São Paulo.

 

Os polos são espaços onde a parte presencial do curso a distância acontece – sim, é isso mesmo: mesmo os cursos EAD precisam, por lei, ter atividades “olho-no-olho”.

 

Mas a busca não termina aí.

 

Ao encontrar a faculdade ideal, você precisa verificar alguns pontos bem importantes:

  • Se a instituição tem autorização do MEC para funcionar – é o que garante a validade do diploma em todo o território nacional.
  • Se o curso tem boa avaliação junto ao MEC – o que é um bom indicador de qualidade.
  • Se o polo de apoio oferece a infraestrutura necessária para o desenvolvimento do curso, como salas de aula, laboratórios, bibliotecas, etc.
  • Se a mensalidade cabe no seu bolso.

 

 

Como é feito o curso de Pedagogia a distância

O curso de Pedagogia a distância pode ser oferecido em diversos formatos. Dois deles são os mais comuns:

 

  • Semipresencial – tem um equilíbrio de carga horária entre atividades presenciais e a distância. Há encontros no polo de apoio pelo menos uma vez por semana. É ideal para quem quer ter a experiência de estudar no formato EAD mas não quer abrir mão da convivência mais próxima com professores e colegas.

 

  • A distância – os cursos a distância têm apenas uma pequena carga horária dedicada a atividades presenciais. A maior parte da graduação (até 80%) é feita mesmo a distância, com ajuda de um computador conectado à internet.

 

Independentemente do formato, estudar a distância pode ser até mais estimulante do que fazer uma graduação presencial. O curso EAD é feito com a ajuda de um ambiente virtual de aprendizagem, onde o aluno tem acesso a vídeos, animações, documentos, livros digitais, tarefas do dia, etc., além de ferramentas como chats, fóruns e e-mail para ficar em contato com outros alunos, professores e tutores.

 

As aulas podem ser transmitidas por meio de vídeos, gravados ou ao vivo, dependendo da faculdade e da disciplina. Professores e tutores estão sempre disponíveis para tirar dúvidas.

 

Existe prazo para entregar trabalhos e datas determinadas para fazer as provas, como em qualquer graduação tradicional. Ao contrário do que se pensa, estudar a distância não é moleza: é preciso muita disciplina, autonomia e comprometimento com o curso.

 

Mesmo no EAD, os estágios em Pedagogia são obrigatórios. Eles acontecem de forma presencial.

 

Vantagens de estudar Pedagogia a distância

Estudar a distância pode trazer muitas vantagens. Conheça algumas:

 

  • Economia: geralmente os cursos a distância são mais baratos que os tradicionais, pois exigem menos infraestrutura. É uma alternativa interessante para quem está com o bolso apertado mas não pode abrir mão de uma graduação. Além das mensalidades mais em conta, o aluno também poupa tempo e dinheiro com deslocamentos, já que não precisa ir à faculdade todos os dias.

  • Flexibilidade: com o ensino a distância o aluno pode estudar de qualquer lugar, em qualquer horário – desde que, claro, cumpra os prazos solicitados. Isso significa que dá para conciliar estudos, trabalho e vida familiar.
  • Valorização no mercado de trabalho: o diploma de um curso a distância tem o mesmíssimo valor de um emitido por curso presencial. Essa distinção nem sequer aparece no documento. O importante mesmo é estudar em uma instituição bem avaliada pelo MEC – isso sim irá garantir uma boa aceitação no mercado de trabalho, além de ser um passaporte para quem quer continuar investindo nos estudos, em cursos de pós-graduação, ou tentar um concurso público de nível superior.
  • Diversidade: os cursos a distância podem agregar alunos de diversas partes do país, podem ser oferecidos por instituições de fora do estado e permitem contato com um formato totalmente diferente de estudar. É uma oportunidade de expandir as fronteiras do seu conhecimento!

 

 

Veja também:

Sabe quanto ganha um pedagogo no país?

 

 

Mora em SP e tem vontade de estudar Pedagogia a distância? Conte para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);