dcsimg

Os obstáculos de quem não tem acesso a internet

(0.0 de 0)

Para fazer um curso a distância é essencial ter acesso a internet em casa?

internet

O Ensino a Distância (EAD) é um método de ensino que permite a realização de cursos seja ele de graduação, pós-graduação, especialização, entre outros, sem a necessidade de comparecer à salas de aulas convencionais. Ainda permitem uma flexibilidade enorme em relação ao horário de estudos e realização das atividades, pois podem ser realizadas na própria casa e após o horário de trabalho. Porém há uma dúvida frequente à quem pretende ingressar nesse tipo de ensino, relacionada à necessidade de possuir ou não acesso à internet em casa. Esse método de ensino está em expansão e um dos principais fatores é a Internet, é nela que estão presentes as melhores plataformas de ensino e as principais ferramentas que permitem a disseminação do conteúdo das aulas. Mas isso não significa que para ingressar no EADnecessariamente precise ter acesso a internet em casa, existe uma série de alternativas para isso.

- Polos de apoio:

Na maioria das instituições que oferece EAD, é possível encontrar os chamados Polos de Apoio, que são locais onde o aluno consegue ter o contato físico com professores (tutores), à direção do curso e em muitos casos oferecem acesso à internet e o suporte necessário aos alunos que não possuem.

- Lan House:

Outra alternativa é acessar o conteúdo disponível na internet através de Lan Houses, porém com a necessidade de contínua de acesso pode ser que fique caro, além desses ambientes geralmente não serem propícios ao estudo por terem grande movimento, barulho e possibilidade de distrações.

- Internet sem fio em locais públicos:

Atualmente é comum encontrar sinais de Internet Sem Fio (Wifi) espalhados pelas cidades e muitos estabelecimentos também oferecem essa comodidade, por isso é possível estudar utilizando-se dessas opções, sendo necessário apenas um aparelho que consiga acessar esses sinais, como um notebook ou um tablet. As opções nesses casos são inúmeras e cabe a você escolher a melhor em relação ao estudo, afinal existem Bibliotecas Públicas que oferecem essa tecnologia, Shoppings com lojas especificas para esse fim, Restaurantes e Bares, os dois últimos não muito indicados.

Porém nesses casos acaba perdendo-se uma das grandes vantagens do ensino a distância, que é a possibilidade de estudar no conforto de casa, assistir às aulas quando achar melhor, pesquisar sempre que surgir uma dúvida e não ter a necessidade de se deslocar para um ambiente de estudo. Mas ainda assim não deve ser motivo para abrir mão, as alternativas existem e isso é apenas um obstáculo a ser superado, assim como tantos outros que surgirão no caminho, mesmo em um curso presencial. Por isso ao ingressar em um curso EAD é indispensável mesmo, a dedicação e a força de vontade de estudar e se qualificar.

Solução UFMA

Uma solução interessante encontrada pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi a parceria com a H-Buster, empresa de eletrônicos, para a produção de Tablets exclusivamente para o conteúdo de seus cursos e realização das atividades propostas mesmo sem a possibilidade de acesso a internet, por meio do uso da tecnologia do ambiente virtual de aprendizagem MyClass. Nesse caso é necessário apenas que o aluno compareça periodicamente em algum dos polos de apoio, acesse o Wifi da instituição para poder atualizar o conteúdo e entregar as atividades realizadas.  

[Ache o curso ideal para você. Estude Onde e Quando Você Puder!]  

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);