dcsimg

O que esperar de um curso EAD

(0.0 de 0)

Entenda por que essa modalidade de ensino está fazendo sucesso no Brasil!

esperar

O Ensino a Distância (EAD) vem crescendo rapidamente, tanto em recursos tecnológicos quanto em número de adeptos.

No Brasil, mais de 1,3 milhão de estudantes já aderiram a essa modalidade – e os números não param de crescer! Talvez muitos deles nem desconfiem mas estão ajudando a revolucionar a forma de ensinar e aprender no País.

Aos poucos, o EAD está se tornando uma alternativa e tanto para quem busca uma forma mais tecnológica e interativa de estudar ou não consegue frequentar as aulas no formato tradicional.

Se você não sabe muito bem o que esperar do formato a distância, pare um pouco e leia este texto com bastante atenção. Vamos mostrar em detalhes como funciona um curso EAD, quais graduações estão disponíveis e onde encontrar instituições de renome que oferecem essa modalidade de ensino!

 

EAD é um formato novo!

A diferença entre o ensino a distância e o presencial está basicamente na forma como os conteúdos são transmitidos. Se na sala de aula é aquele modelo que todos nós já conhecemos, no ensino a distância o formato é completamente distinto.

Primeiro, em vez de uma sala de aula existe um ambiente virtual de aprendizagem onde o aluno tem acesso a diversas ferramentas didáticas.

Isso permite que o aluno acompanhe as aulas em casa, no horário que for mais conveniente para ele. O conteúdo fica disponível o tempo todo e pode ser acessado de qualquer lugar conectado à internet.

No EAD os alunos também têm encontros presenciais. O Ministério da Educação estipula que os cursos a distância reservem pelo menos 20% da carga horária para apresentação de trabalhos, realização de provas finais ou atividades de integração na sede da faculdade ou em algum polo de apoio presencial.

Todo curso conta com uma equipe de tutores e professores, que ficam disponíveis para orientar e sanar as dúvidas dos alunos.

 

EAD tem ritmo!

Embora o aluno possa estudar no horário que lhe for mais conveniente, a cobrança de um curso a distância é muito similar à de um presencial. No EAD não tem moleza!

Tarefas e trabalhos têm de ser entregues no prazo determinado, as atividades precisam ser executadas e no EAD também há provas e avaliações diversas. Isso sem contar os encontros presenciais obrigatórios.

A equipe de tutores e o próprio sistema conseguem acompanhar de perto o desempenho dos alunos, o que estimula uma participação maior dos estudantes – e se há mais participação, há mais produtividade também!

 

EAD tem diploma válido no mercado!

Sim, o diploma de um curso a distância reconhecido pelo MEC tem exatamente a mesma validade de um diploma de curso presencial. O aluno formado nessa modalidade pode se inscrever para vagas de emprego que exijam curso superior, participar de concursos públicos ou ingressar em pós-graduações.

 

EAD tem tecnologia!

Todo curso a distância tem uma forte base tecnológica. Essa base é o que permite o funcionamento do ambiente virtual de aprendizagem – o espaço onde acontecem as aulas, as conversas entre estudantes, tutores e professores, onde estão os vídeos, os materiais didáticos e ferramentas de apoio ao estudante.

Portanto, ser estudante de um curso a distância significa que em pouco tempo você vai se familiarizar com o uso de diversas ferramentas tecnológicas, como transmissão ao vivo, sistemas de gerenciamento de atividades, sistemas de conversação, etc.

Também é importante lembrar que o EAD pode ser acessado de qualquer lugar conectado à internet e através de diversos dispositivos, como computadores, telefones celulares ou tablets.

 

EAD também tem aula em laboratório!

Curso a distância tem aula em laboratório, sim! Os encontros para realizar essas práticas acontecem nos polos de apoio à aprendizagem, que cada instituição disponibiliza na cidade ou região onde oferece os cursos a distância.

Algumas vezes por mês ou por semana, dependendo do curso, o aluno terá que se dirigir a esses polos presenciais para aprender a parte prática da profissão.

Por isso, antes de se inscrever, verifique se a instituição de ensino oferece um polo de apoio próximo de sua casa.

 

EAD tem diferentes tipos de curso!

Dá para fazer diferentes cursos a distância, de Artes a Engenharia. Conheça alguns que estão disponíveis nas faculdades brasileiras:

 

EAD tem vantagens insuperáveis!

Fazer um curso a distância traz muitas vantagens. Conheça algumas das principais:

  • Preço: Na grande maioria das vezes, fazer um curso a distância sai mais barato que um curso presencial. Além das mensalidades mais acessíveis, o aluno não terá despesas diárias com transporte até a faculdade.
  • Flexibilidade: O aluno EAD pode estudar na hora que for melhor para ele. Pode ser de madrugada, no intervalo do almoço ou tarde da noite: o importante é absorver os conteúdos e cumprir todas as tarefas solicitadas.
  • Facilidade de entrar: Os cursos EAD normalmente são menos concorridos que os presenciais, até mesmo em processos bem disputados, como o ProUni (que também oferece bolsas de estudo em graduações a distância).
  • Multitarefas: Estudar e trabalhar, estudar e cuidar da casa, estudar e conciliar tarefas do dia a dia – esta é uma das maiores vantagens de quem faz um curso EAD.

 

Onde fazer cursos a distância

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos a distância!

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

 

Veja também:

Conheça os diversos tipos de cursos a distância

 

Está surpreso com o que um curso a distância pode oferecer? Conte para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);