dcsimg

Quer cursar Nutrição a distância em SP? Conheça suas opções

(0.0 de 0)

Descubra onde tem curso de nutrição a distância reconhecido pelo MEC no estado de São Paulo!

Quer cursar Nutrição a distância em SP? Conheça suas opções

Nutrição é um curso que, ano após ano, tem crescido na preferência dos brasileiros. A busca por um estilo de vida mais saudável e a consequente necessidade de conhecer bem as propriedades de cada alimento têm levado cada vez mais interessados às salas de aula em todo o Brasil.

E não apenas isso: esse profissional vem sendo bastante procurado por atletas, pessoas que buscam emagrecer e mudar seus hábitos.

Ou seja: há todo um mercado aberto para quem pretende se aventurar nessa área.

Só que conseguir um lugar ao sol nessa graduação não é tão fácil. Nas faculdades públicas, a concorrência média nacional é de 30 candidatos por vaga. Nas particulares, o problema pode ser o valor das mensalidades, que normalmente é alto.

Uma opção interessante e que nem todo mundo conhece é o curso de Nutrição a distância. Em São Paulo ele pode ser encontrado em várias cidades – e você vai poder conferir todos os detalhes a seguir. 

Existe curso de Nutrição a distância em SP?

Sim. O curso de Nutrição a distância ainda é relativamente recente e, por isso, está presente em apenas algumas poucas instituições de ensino (vamos revelar quais são mais adiante).

No entanto, o ensino a distância tem a capacidade de extrapolar fronteiras. É por isso que, mesmo com o número reduzido de instituições, a graduação pode ser encontrada em nada menos que 71 municípios paulistas!

Dê uma olhada para ver se sua cidade está na lista:

Adamantina

Agudos

Apiaí

Araçatuba

Araraquara

Assis

Avaré

Barretos

Batatais

Bauru

Bebedouro

Botucatu

Bragança Paulista

Caieiras

Campina do Monte Alegre

Campinas

Caraguatatuba

Catanduva

Cordeirópolis

Cotia

Cubatão

Diadema

Dracena

Echaporã

General Salgado

Guaratinguetá

Guarulhos

Indaiatuba

Itapetininga

Itapeva

Itu

Jacareí

Jaú

Jundiaí

Leme

Limeira

Lucélia

Marília

Matão

Mirante do Paranapanema

Mogi das Cruzes

Mogi Guaçu

Osasco

Osvaldo Cruz

Ourinhos

Penápolis

Piacatu

Pilar do Sul

Pindamonhangaba

Piracicaba

Presidente Prudente

Promissão

Ribeirão Preto

Rio Claro

Roseira

Santa Bárbara d´Oeste

Santo André

Santos

São Bernardo do Campo

São Carlos

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

São Vicente

Sorocaba

Sumaré

Suzano

Taubaté

Tietê

Valinhos

Votuporanga

Como se trata de uma graduação mais complexa, que exige muitas atividades presenciais, às vezes não há quantidade suficiente de alunos para formar turma. Por isso a oferta pode variar bastante. O importante é ter em mente que nem sempre o curso está com inscrições abertas.

O jeito é informar-se diretamente em uma das faculdades autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) a oferecer o curso – que você vai conhecer a seguir.

Faculdades que oferecem o curso de Nutrição a distância

Em São Paulo, são poucas as instituições de ensino estão autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Nutrição a distância.

Entre elas, destacamos:

É importante ficar muito ligado nesse lance de autorização do MEC, para que seu diploma tenha validade em todo o território nacional e seja reconhecido no mercado de trabalho. É a garantia de que seu investimento – de tempo e dinheiro – será recompensado.

Como funciona o curso de Nutrição a distância

O curso de Nutrição a distância tem quatro anos de duração e mais da metade é feita no formato tradicional, ou seja, presencialmente, em salas de aula e laboratórios. Isso porque se trata de uma formação com muitas atividades práticas – impossíveis (ainda) de serem feitas a distância.

A parte EAD é reservada apenas aos conteúdos mais teóricos ou que possam ser desenvolvidos pela internet sem problemas. Para isso é utilizado um ambiente virtual de aprendizagem desenvolvido especialmente para atender às necessidades didáticas dos alunos. Lá se encontram videoaulas, ferramentas de comunicação com professores e tutores, textos, gráficos, imagens, animações, livros digitais, etc.

Já a parte presencial acontece em polos de apoio oferecidos pela própria instituição em diversas cidades do estado de São Paulo. A infraestrutura deve contemplar salas de aula, laboratórios específicos, bibliotecas e espaços de videoconferência (se for o caso).

Vantagens de fazer um curso de Nutrição a distância

Se você está desconfiado em relação à eficácia de um curso a distância, pode deixar essa dúvida de lado. É uma modalidade consagrada, que funciona, e ainda permite otimizar o tempo. Veja algumas vantagens:

  • Flexibilidade de tempo: mesmo que mais da metade do curso aconteça no modelo presencial, ainda assim dá para economizar um tempão estudando no horário e local que for mais conveniente para o aluno – essa é uma das principais vantagens do EAD!
  • Economia: sem ter que ir todos os dias para a faculdade, o estudante pode economizar um bocado de tempo e dinheiro no fim do mês. Isso sem falar que normalmente as mensalidades de um curso a distância são mais baixas que as dos presenciais.
  • Reconhecimento no mercado: o diploma de um curso de Nutrição a distância tem o mesmo valor de um presencial. A distinção da modalidade nem sequer aparece no diploma. Com ele o estudante pode disputar vagas na área, entrar em pós-graduações ou participar de concursos públicos que exijam nível superior.
  • Estudar em faculdades de renome: com o ensino a distância o aluno que vive em cidades menores pode estudar em faculdades sediadas em grandes centros urbanos, desde que haja um polo de apoio presencial no local.

Mensalidade do curso de Nutrição a distância

Os valores de um curso de Nutrição a distância podem variar bastante de acordo com a cidade e a instituição de ensino que oferece a graduação.

Em geral, as mensalidades de cursos semipresenciais (que têm uma carga horária presencial mais alta) custam a partir de R$ 500, em média.

O ideal é consultar o local onde você quer estudar para saber o valor exato!

Veja também:

Saiba mais sobre o curso de Nutrição a distância

Está pensando em estudar Nutrição a distância? Conte para a gente se você tem alguma dúvida!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);