dcsimg

Por que é importante manter contato com seu instrutor de EAD?

(0.0 de 0)

Ensino a distância é ideal para os alunos com mais iniciativa e disciplina, mas o professor é muito importante.

instrutor

Se você decidiu fazer um curso a distância, já deve estar ciente de tudo o que é necessário para este tipo de ensino, certo? Diferente da escola convencional, o ambiente virtual de aprendizagem requer um computador que funcione bem e uma boa conexão com a Internet. Além disso, este tipo de ensino é ideal para os alunos com mais iniciativa e disciplina. Falta ainda considerar uma peça fundamental na hora de pesquisar sobre seu próximo curso a distância: o tutor. Esqueça aquele professor ranzinza que fica pegando no seu pé ou aquele que finge não ver quando o aluno dorme em plena sala de aula, cansado de um dia intenso de trabalho. O tutor, ou instrutor, será seu parceiro em todas as horas e se sentirá responsável pelo seu crescimento e interesse, para que você não pense em desistir deste processo que requer esforço, mas vem recheado de vantagens.

O que faz um instrutor?

Muito do trabalho você terá que fazer sozinho em um curso a distância. Sem sala de aula presencial, você percebe logo de cara que o trabalho não será entregue se você não se dedicar. No ensino a distância fica mais difícil fazer trabalhos em grupos e não dá para colar nas provas! Mas, tranquilize-se: você terá um companheiro que estará a par de tudo, o instrutor. Ele é o responsável por elaborar o conteúdo do curso e o material utilizado em aula. Ele também supervisiona as discussões em grupo, os projetos individuais, dá notas às tarefas e mantem registro de frequência de alunos. Assim, sua função é pedagógica, social, administrativa e técnica, tudo ao mesmo tempo.

E qual é a importância de um instrutor?

O tutor é importante para duas coisas fundamentais. Uma, porque ajuda os alunos mediando grupos, facilitando a informação e orientando durante trabalhos em um atendimento individual, o que faz o aproveitamento ser maior. A segunda, porque este contato auxilia o próprio instrutor a melhorar o material no decorrer das aulas a partir da experiência com os alunos e ir aperfeiçoando sua tutoria no geral. Como sabemos, o EAD está em constante transformação e este tipo de troca é essencial.

E quem ganha com isso? Ganha o aluno, ganha o professor, ganha a qualidade do EAD. Cada vez mais escolas e cursos estão disponíveis para aprendizagem online e as empresas olham para este tipo de ensino com outros olhos. Hoje, uma pessoa que busca estudo mesmo que pela Internet é vista como um indivíduo proativo e concentrado, com iniciativa para procurar as respostas para os problemas de uma grande corporação. Se este é o seu caso, aproveite o tempo que terá com seu instrutor. Tire todas as suas dúvidas, fale sobre os temas a partir das discussões guiadas e peça referências de materiais adicionais para ir mais a fundo nas suas pesquisas e estudos. Ele é seu parceiro rumo ao diploma!

Quais outras dúvidas você tem sobre o EAD? Que temas gostaria que abordássemos mais aqui? Escreva para nós e conte suas curiosidades e necessidades sobre o ensino a distância!  

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);