dcsimg

Quer trabalhar em banco? Veja 22 faculdades que você pode fazer

(0.0 de 0)

Preparamos um listão com cursos superiores para quem busca emprego em banco. Conheça e escolha o seu!

Faculdades para trabalhar em Banco

Trabalhar em banco traz uma série de vantagens e, ao contrário do que muita gente pensa, nem sempre precisa ser expert em números e finanças para conseguir uma vaga.

Basta pensar que a maioria dos bancos são grandes empresas – e como toda grande empresa, é preciso uma diversidade de áreas para mantê-la funcionando.

Quem é jornalista ou formado em Marketing, por exemplo, pode conseguir emprego em banco. Advogados, engenheiros, gestores de recursos humanos, logísticos e analistas de sistemas, também.

Isso sem falar, é claro, nas profissões tradicionais do universo bancário, como economistas, administradores, matemáticos e contadores.

Ou seja: há uma série de profissões à escolha de quem sonha em trabalhar em banco. Para ajudar nessa tarefa, fomos atrás de 22 faculdades que você pode fazer para entrar nessa turma – e o melhor de tudo: a grande maioria delas dá para fazer a distância!

Faculdades para quem quer trabalhar em banco

Separamos algumas faculdades que podem render um bom emprego em banco. Com exceção de Direito e Estatística, todas estão disponíveis também na modalidade a distância.

Conheça:

Engenharia

Os engenheiros, desde o primeiro dia de formação, são orientados a pensar na resolução de problemas – e isso os torna especialmente valiosos para os bancos. Cada habilitação tem seu espaço, especialmente as de produção, de telecomunicações e de computação, que podem contribuir mais concretamente para o fortalecimento da infraestrutura tecnológica das instituições.

A boa notícia é que muitas das engenharias estão disponíveis no formato a distância. Durante cinco anos o aluno pode fazer boa parte da graduação estudando de casa e comparecendo algumas vezes por mês ao polo presencial para realizar provas e atividades práticas.

Logística

O logístico também tem habilidades muito úteis aos bancos. Ele consegue pensar em soluções que permitam produzir mais gastando menos, e isso é vital para qualquer empresa.

O curso, uma graduação tecnológica com dois anos de duração, pode ser encontrado com facilidade em faculdades de todo o País e tem opções presenciais e a distância.

Matemática

O matemático é uma figura comum em instituições bancárias. A familiaridade com números, o pensamento lógico, a interpretação e resolução de problemas complexos são qualidades muito apreciadas nessas organizações.

O curso dura entre 3 e 4 anos e é facilmente encontrado na modalidade a distância, principalmente em grau de licenciatura – voltado para formação de professores.

Ciências Contábeis

Contadores (ou contabilistas) são presença constante em bancos. Responsáveis pela análise e controle do fluxo financeiro, investimentos, gastos, cortes e aquisições, estão entre os profissionais mais importantes para garantir a saúde econômica das instituições.

Ciências Contábeis é um curso muito popular no Brasil, especialmente na modalidade a distância. O bacharelado tem quatro anos de duração.

Economia

Entender a fundo a economia é essencial para os bancos. Os economistas trabalham em setores como fundos de investimento, previdência, novos negócios, desenvolvimento imobiliário, planejamento estratégico, etc.

A graduação, que dura quatro anos, também é facilmente encontrada na modalidade a distância.

 

Administração

Os administradores também são presença garantida na maioria as instituições bancárias. Com habilidades em áreas como finanças, gestão de pessoas e tomada de decisões, podem atuar em praticamente todas as áreas de um banco.

O curso dura quatro anos e pode ser feito a distância nas principais faculdades do País.

Gestão de Recursos Humanos

É outro profissional indispensável nas instituições bancárias. Recrutar e reter talentos, gerenciar benefícios e pensar em estratégias de motivação são algumas de suas funções.

O curso é do tipo tecnológico e dura dois anos. Tem alta disponibilidade no formato a distância.

 

Processos Gerenciais

Entre as habilidades desse profissional está a de organizar melhor os processos para otimizar o uso de recursos. Em outras palavras, evitar desperdício de tempo e dinheiro, fazendo mais e melhor. A formação também é voltada para o gerenciamento de recursos financeiros, logística e custos.

O curso é um tecnólogo com dois anos de duração e também pode ser feito a distância.

 

Gestão Financeira

É o profissional responsável por fazer o planejamento de captação e investimento dos recursos empresariais. Elabora estudos de viabilidade, analisa demonstrações financeiras e oferece dados para a tomada de decisões.

É um curso de formação tecnológica, com dois anos de duração e grande disponibilidade na modalidade a distância.

Comunicação Social

A maioria dos bancos tem um departamento que cuida de assuntos de Comunicação. Aqui pode entrar a figura do jornalista, para cuidar da relação com a imprensa; do publicitário, para fazer a interface com agências de propaganda e do Relações Públicas, para ajudar na captação e fidelização de novos clientes.

O bacharelado em Comunicação Social dura quatro anos, em média, e está disponível em um bom número de faculdades públicas e privadas pelo País. No formato EAD as opções ainda são poucas. O Ministério da Educação (MEC) autorizou apenas duas instituições a oferecer a graduação até agora.

Comunicação Institucional

Também é um curso da família da Comunicação, mas aqui a formação é mais focada. Com dois anos de duração, esse curso de tecnólogo prepara o profissional para pensar e executar estratégias de divulgação institucional internas e externas. A maioria dos cursos está disponível no formato presencial, mas é possível encontrar algumas faculdades que oferecem a opção EAD.

Marketing

O Marketing é uma área imprescindível para os bancos, especialmente os privados. A busca por estratégias de mercado que resultem na captação de novos clientes faz crescer a procura por esses profissionais.

A graduação pode ser encontrada como bacharelado ou superior de tecnologia. Em grau tecnológico essa formação dura dois anos, em média. É um curso bastante popular no formato a distância.

Estatística

Fazer planejamento, coleta, organização e análise de dados é uma função estratégica para os bancos. Essa atividade é desenvolvida por estatísticos que, além de tudo isso, ainda podem sugerir mudanças importantes com base em seus levantamentos.

Infelizmente o curso de Estatística está disponível apenas na modalidade presencial. Trata-se de um bacharelado com quatro anos de duração e maior disponibilidade nas faculdades públicas.

Direito

Bacharéis em Direito também são peças fundamentais na engrenagem de um banco. Eles podem ser especializados em causas trabalhistas, previdência, tributário, operações e muito mais.

O curso é um bacharelado com cinco anos de duração e só pode ser feito na modalidade presencial.

Comércio Exterior

Muitos bancos brasileiros atendem empresas nacionais em operação no exterior ou trabalham com moedas estrangeiras. Para cuidar de processos relacionados a transações de câmbio, importação e exportação entra em cena o profissional de Comércio Exterior.

A graduação pode ser encontrada em grau de bacharelado (4 anos de duração) ou tecnológico (2 anos de duração). No formato a distância somente a segunda opção está disponível.

Tecnologia da Informação

Os profissionais de tecnologia da informação são mais do que necessários em bancos. Eles vão trabalhar para fornecer a infraestrutura mais segura, ajudar a escolher equipamentos e software de última geração, implementar banco de dados, desenvolver sistemas que irão suprir a demanda interna (intranets, sistemas de gestão) e externa (internet banking, sites, aplicativos e ferramentas em geral).

Aqui há uma grande variedade de cursos para escolher. Conheça alguns:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Banco de Dados

Ciências da Computação

Gestão da Tecnologia da Informação

Rede de Computadores

Segurança da Informação

Sistemas para Internet

Como conseguir uma vaga para trabalhar em banco

Existem diversos meios de entrar em um banco. Conheça os mais comuns:

Processo seletivo – é o processo mais comum entre os bancos privados. Escolha as instituições de seu interesse e fique ligado na divulgação de novas vagas na sua cidade. Muitos fazem a seleção por meio de escritórios especializados em recrutamento.

Concurso público – para trabalhar em bancos como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil é preciso passar por concurso público. A seleção acontece periodicamente e cada vaga tem seus próprios pré-requisitos de formação.

Programa de trainee – uma boa oportunidade para os recém-formados que querem trabalhar em banco é tentar um programa de trainee. Com ele, o jovem passa por diferentes áreas de uma mesma instituição, tem contato com profissionais mais experientes, pode participar de projetos estratégicos e programas especiais. Fique ligado na divulgação dos próprios bancos.

Programa de estágio – dá pra sentir o gostinho de trabalhar em banco enquanto você ainda estiver na faculdade. Fique de olho na abertura de processos seletivos para estagiários.

Onde estudar

Conheça algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem cursos para quem pensa em trabalhar em banco.

Veja também:

Conheça o curso de Tecnologia da Informação a distância

Está buscando emprego em banco? O que achou da lista? Conte para a gente!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);