dcsimg

9 motivos para fazer uma faculdade a distância

(0.0 de 0)

Está em dúvida sobre estudar a distância? Conheça as vantagens de cursar uma faculdade online!

9 motivos para fazer uma faculdade a distância

O Ensino a Distância (EAD) tem crescido muito no Brasil e é uma modalidade bastante utilizada em cursos livres de idiomas, de aperfeiçoamento ou de treinamento de funcionários.

Além dos cursos de rápida duração, tem crescido também a oferta de cursos superiores em instituições públicas e privadas de todo o País. Segundo o último Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de alunos matriculados em cursos EAD chega a mais de 1,3 milhão, o que representa 17,14% do total de alunos matriculados em cursos superiores.

Apesar do EAD atrair cada vez mais adeptos, ainda existe muita dúvida na hora de escolher entre um curso presencial ou a distância. Se você está pensando em se matricular em uma faculdade online, conheça 9 razões que vão facilitar sua decisão!

 

9 motivos para escolher uma faculdade a distância

 

1. Flexibilidade de horário e de local de estudo

Uma das grandes vantagens de fazer uma faculdade a distância é poder estudar onde e quando quiser. Ou seja, não é preciso frequentar salas de aula tradicionais sempre no mesmo horário.

Isso permite organizar seu próprio cronograma de estudos e conciliar a faculdade com o trabalho ou outras atividades. Além disso, é possível estudar no conforto da sua casa, ou acompanhar o andamento do curso mesmo quando você precisa viajar.

 

2. Aprendizado no seu ritmo

No ensino presencial é o professor quem dita o ritmo da aula: avança com o conteúdo de forma programada, mesmo que alguns alunos já dominem o tema  e outros ainda tenham dúvidas sobre o conteúdo anterior.

No EAD, o estudante tem a possibilidade de definir seu ritmo de aprendizado. Ele pode rever aulas gravadas, acessar o conteúdo complementar no ambiente de aprendizagem e tirar suas dúvidas antes de partir para um novo tópico.

 

3. Conteúdo sempre disponível

Os cursos a distância possuem um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que consiste em uma plataforma na internet à qual os alunos têm acesso 24 horas por dia.

Neste ambiente são disponibilizados vários materiais referentes ao curso, como aulas gravadas, listas de exercícios, leituras complementares, etc. Além disso, é pelo AVA que os estudantes se comunicam entre si, com professores e tutores das disciplinas.

A qualquer hora do dia o aluno pode acessar o conteúdo da disciplina e dar continuidade aos seus estudos.

 

4. Custo reduzido

As mensalidades de uma faculdade a distância costumam ser mais acessíveis do que as de um curso presencial. Além disso, é possível economizar bastante dinheiro com transporte e alimentação, uma vez que não é preciso se deslocar todos os dias até a universidade para acompanhar o curso.

 

5. Ampliação das possibilidades de estudo

A menos que você tenha condições de se mudar para qualquer lugar do país para fazer a faculdade dos sonhos, suas opções são limitadas pela oferta de cursos da universidade mais próxima.

O ensino a distância amplia suas opções de escolha, permitindo fazer um curso que, em sua região, não é oferecido na modalidade presencial. Isso faz com que você possa escolher uma graduação que tenha realmente a ver com sua personalidade e estilo de vida, e não apenas por ser próximo de sua residência.

 

6. Mais horários para tirar dúvidas

Cada uma das disciplinas oferecidas em uma faculdade EAD possui uma equipe de professores e tutores que fica à disposição dos alunos, virtualmente, para esclarecer as dúvidas de conteúdo.

A quantidade de profissionais, que se revezam em turnos, garante diversas horas semanais de atendimento online - o estudante pode se comunicar de forma direta com professores e tutores para tirar dúvidas.

 

7. Rapidez nas respostas

No ensino presencial é muito comum o aluno ter que esperar até a próxima aula para tirar dúvidas que surgem durante a resolução de um exercício ou trabalho de casa. Nos cursos EAD, ele pode enviar uma mensagem ao professor ou tutor no exato momento em que a dúvida surge, tornando a comunicação mais rápida.

 

8. Tempo livre

O fato de não precisar se deslocar todos os dias até a universidade faz com que os estudantes EAD tenham mais tempo livre para estudos ou mesmo para momentos de lazer.

 

9. Reconhecimento pelo MEC

Os cursos superiores a distância são avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) segundo os mesmos critérios e com o mesmo rigor dos cursos presenciais.

Desta forma, o diploma de uma faculdade online reconhecida pelo MEC tem a mesma validade do presencial. Inclusive, no diploma não existe nenhuma distinção se o aluno realizou o curso de forma tradicional ou pela internet.

 

Onde encontrar uma faculdade pela internet reconhecida pelo MEC

Antes de se matricular em uma faculdade pela internet, é importante verificar se a instituição de ensino é de boa qualidade e credenciada pelo Ministério da Educação.

Conheça algumas universidades que possuem boa avaliação pelo MEC e oferecem cursos a distância:

Universidades Privadas:

-Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

-Universidade Estácio de Sá (UNESA)

-Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)

-Centro Educacional Anhanguera (ANHANGUERA)

-Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) 

Universidades Públicas:

-Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

-Universidade Federal de Roraima (UFRR)

-Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

-Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

-Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

 

Veja também:

Descubra como estudar sozinho de maneira eficiente 

Você está pensando em fazer uma faculdade pela internet? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);