dcsimg

Existe a possibilidade de fazer um curso EAD sem ter acesso à internet em casa?

(0.0 de 0)

Computadores e conexão a internet são requisitos para que um aluno consiga cursar um curso em EAD, porém, tê-los em casa é apenas um facilitador. Existem outras formas de cursar EAD tendo acesso a essas ferramentas.

internet

A expansão da educação e o EAD no Brasil

Com o crescente avanço e alcance do ensino fundamental e médio em camadas que antes não possuíam grandes privilégios, nota-se um grande número de pessoas buscando a qualificação de nível superior. O governo tem procurado criar programas que facilitem o acesso nas Instituições de ensino superior, podemos citar duas grandes conquistas da educação, o ProUni e o Fies.

O ProUni fornece bolsas integrais ou parciais e o Fies é um financiamento em que o governo paga o total ou alguma porcentagem do curso e, após a conclusão e início profissional, a pessoa quita o “empréstimo”. Para estes programas existem regras e o candidato que deseja concorrer a uma destas vantagens deve preencher o perfil solicitado. Essas facilidades vem colaborando com a expansão educacional pelo país, juntamente com o desenvolvimento tecnológico e o crescimento da modalidade de ensino a distância (EAD). Estudar e buscar uma qualificação profissional melhor tornou-se o objetivo de milhares de pessoas. O EAD, sendo uma opção normalmente de custo menor, com maior flexibilidade de horários e o mesmo reconhecimento dos métodos formais de ensino, facilitou muito o ingresso de diversos alunos em um curso superior  

[Veja aqui maiores informações sobre: O que é EAD?]  

EAD e a Internet

Por consequência, surgem algumas dúvidas. Uma delas é em relação ao acesso à internet. Ao pensar no EAD, a pessoa imagina o seu estudo ligado a um computador, este pensamento não é errado, mas além de um computador a pessoa precisa imaginar o computador unido a Internet. O que isso significa? É poder usar sites, e-mail, bate-papo e outras ferramentas que são fornecidas ao longo do curso. Desta forma é possível manter uma comunicação efetiva entre professores, tutores, instituição e alunos.

[Pensando no seu futuro? Considere uma faculdade perto de você.]

Internet em casa é fundamental?

Para se conectar ao mundo virtual e fazer parte desta evolução tecnológica, o aluno não precisa necessariamente utilizar a Internet na sua casa. Existem diversas opções, entre elas acessar na casa de um parente/amigo, em algum estabelecimento que forneça este tipo de serviço, em bibliotecas públicas ou no próprio pólo da Instituição. Não se pode negar é que tendo acesso à Internet de computadores em casa acaba por tornar mais tranquilo o aprendizado, flexibilizando ainda mais os horários de estudo, dando a opção ao aluno para adequar seus horários de aula aos momentos em que se sente mais apto a aprender, possibilitando maior atenção e concentração na hora do estudo.

Lugares movimentados, com muito barulho e pessoas podem distrair o aluno e atrapalhar o desenvolvimento das atividades. Porém, este não seria motivo para deixar de fazer um curso em EAD. A possibilidade de estudo em qualquer horário, dia e local, faz com que as vantagens se sobressaiam e conquistem mais e mais alunos. O principal é organizar as atividades que precisam ser feitas, preparar os horários de acordo com o tempo disponível e depois, colocar em prática e, evitar deixar tudo para última hora, seguindo um cronograma e planejamento pessoal de estudo para cumprir os prazos de tarefas e trabalhos de aula.

Tendo vontade de aprender e sabendo se organizar, nenhum obstáculo é grande demais para ser superado. Disciplina e dedicação são fundamentais para o sucesso de qualquer estudante. Para conseguir acompanhar qualquer curso, seja EAD, seja presencial, o principal é o aluno e sua vontade de aprender, sem o caminho para o diploma será muito mais tortuoso.      

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);