dcsimg

O curso EAD poderá substituir o presencial?

(0.0 de 0)

EAD e ensino presencial são duas modalidades diferentes, cada uma com suas particularidades, vantagens e desvantagens. Um aluno bem informado a respeito das duas opções pode fazer a escolha mais conscientemente e ter um resultado melhor no futuro.

ead ou presencial

Curso EAD ganha destaque

A educação no Brasil vem ganhando destaque, e junto com ela os cursos EAD, principalmente no que diz respeito à graduação, por isso é tão importante buscar atender aos alunos que estão se dedicando a essa formação. Um curso de graduação presencial possui características bem marcantes e que muitas vezes deixam a desejar quando são comparadas com as características de um curso de graduação EAD. Por outro lado, os alunos que decidem fazer um curso a distância devem estar cientes de que o perfil de cada um influi e muito no desempenho final da graduação.  

[Veja maiores informações sobre: O que é EAD?]

O aluno do curso EAD

Ser uma pessoa persistente, autodidata e que não perde a concentração com facilidade são pontos decisivos na hora de escolher qual modalidade de ensino seguir. Quando o aluno não possui nenhuma dessas características, dificilmente conseguirá concluir uma graduação a distância com todo o mérito necessário. Ao contrário do que muitos ainda pensam, o aluno que faz uma graduação a distância em nada perde para o aluno do ensino presencial. As aulas e exercícios chegam a exigir até uma sobrecarga maior do aluno, por conta de ter que organizar seus próprios horários e obedecer a um cronograma criado pelo próprio estudante.

Hoje em dia, muitos estudantes preferem as graduações a distância por uma questão de economia, seja ela de tempo ou de dinheiro. As mensalidades de um curso EAD são mais acessíveis do que as de um curso presencial. Isso acontece porque os cursos presenciais tem gastos com a infraestrutura da faculdade em geral, enquanto em um curso de graduação a distância esse tipo de gasto não existe. Outro ponto importante é o tempo economizado pelos alunos de um curso a distância.

Enquanto os alunos de um curso presencial tem a necessidade de se deslocar todos os dias até a universidade para assistir as aulas, aqueles que optaram por fazer uma graduação a distância podem construir os próprios horários e, assim, dividir corretamente o seu tempo.

[Pensando no seu futuro? Considere uma faculdade perto de você.]

O curso EAD

De acordo com o Censo da Educação Superior de 2010, a cada sete estudantes da graduação, um está matriculado em um curso a distância e esse número está subindo ano após ano. Muitas universidades públicas e privadas estão inserindo cursos a distância em suas grades para poder atender a demanda e atrair estudantes de todas as classes sociais e faixas etárias para as graduações.

O sucesso do EAD é tão grande que muitos alunos que tem a opção de fazer uma graduação presencial, preferem fazer o mesmo curso só que a distância. Com o constante crescimento dessa modalidade, fica a dúvida: será que é possível substituir o curso presencial pelo EAD? Por mais que a graduação a distância atinja um número muito grande de alunos, ainda assim o curso presencial é fundamental. Muitos alunos não se encaixam no perfil de um curso a distância, tendo a necessidade de assistir aulas em sala diariamente, com a presença de um professor, o que tornaria inviável ministrar aulas somente a distância.

Além disso, alguns cursos necessitam de algumas estruturas de aula que um curso a distância não possibilita, como por exemplo, aulas de laboratório. Uma aula de laboratório de anatomia humana seria muito prejudicada caso fosse a distância, por exemplo. Atualmente as graduações a distância estão sendo mais bem aceitos, mas isso não significa que os cursos presenciais deixarão de existir, muito pelo contrário.

Os cursos a distância vieram para somar forças com os cursos presenciais e facilitar o aprendizado dos alunos. Muitos alunos que não tinham oportunidade de cursar uma universidade por motivos como, falta de tempo, indisponibilidade de sair da própria cidade, mensalidades fora do padrão de vida, etc. viram no ensino a distância a chance de buscar uma carreira melhor no emprego, ou mesmo de realizar o sonho de ter uma formação superior.

Com os avanços tecnológicos, ficou ainda mais fácil cursar uma graduação a distância. Em qualquer lugar e a qualquer hora o aluno tem acesso as informações e conteúdos disponibilizados pelo professor da disciplina. Mas vale lembrar que, independente dessa facilidade, o aluno que deseja fazer uma graduação a distância deve ter em mente que um cronograma com a rotina de estudos é fundamental para auxiliar no aprendizado e dar mais incentivo.      

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);