dcsimg

EAD e as novas tecnologias

(0.0 de 0)

As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação estão trazendo evolução e desenvolvimento para o Ensino no Brasil, principalmente no Ensino a Distância. Elas possibilitam um melhor ensino e aprendizado, pela facilidade que trazem ao aluno e professor de poderem acessar a várias informações e realizar pesquisas de maneira rápida e eficaz.

pc-2

O atual sucesso da modalidade de Ensino a Distância (EAD) só se faz possível devido à constante evolução das Tecnologias de Informação e de Comunicação. Elas permitem o acesso a um grande volume de informações de maneira cada vez mais rápida e seu aprendizado sendo feito de maneira cada vez mais simples. Desta forma, fica mais viável e simples espalhar conhecimento e oportunidades pelos vários cantos do país e do mundo, sem que seja necessário um grande deslocamento populacional para os grandes centros. E este é o objetivo do Ensino a Distância.  

As Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e a Educação a Distância

Com todos esses novos aparatos tecnológicos, com conexão a internet, ficamos todos conectados o tempo todo, e a distância é de um simples toque. Com acesso à internet, seja de um computador, um ipad, um celular, tablet ou qualquer outro aparelho que esteja para ser inventado, o indivíduo pode acessar seu Ambiente Virtual de Aprendizado e estudar suas matérias onde quer que esteja, no ônibus, no carro ou confortavelmente no sofá de sua residência.

Estas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação podem proporcionar uma enorme evolução, tanto no processo de ensino quanto no processo de aprendizagem, se forem usadas como ferramentas pedagógicas para levar o aluno a interagir no ambiente virtual que substitui a sala de aula presencial, fazendo assim com que ele desenvolva autonomia no que diz respeito a aquisição de conhecimento.  

As vantagens destas Novas Tecnologias

Algumas vantagens de introduzir essas Novas Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação no Brasil são:

  • A capacidade do aluno buscar novas informações por conta própria, pela facilidade que a internet proporciona de fazer pesquisas sobre os mais variados assuntos;
  • Troca de experiências com os colegas virtuais, sejam nas mídias ou redes sociais, ou até mesmo nos ambientes virtuais de aprendizado do próprio curso;
  • Traz mais interação e proximidade, apesar da distância, com os docentes e colegas de curso.

 

O surgimento da Internet

Se não fosse o surgimento da internet, o ensino a distância ainda seria baseado em receber materiais pelo correio, assistir vídeo-aulas, etc. Esta tecnologia ofereceu uma maior flexibilidade para esta modalidade de ensino, sendo considerada como um atrativo, algo que auxilia aquelas pessoas que moram longe dos centros urbanos e não tem condições de pagar a faculdade ou mesmo de se mudar. Este foi o marco na história da Educação a Distância no Brasil.  

Os desafios de integrar as Novas Tecnologias à Educação

Não é difícil perceber como alguns alunos tem muito mais facilidade em lidar com essas tecnologias do que os próprios professores, que estão as introduzindo nas suas aulas. Isso pode algumas vezes, fazer com que o professor não se sinta muito a vontade, vendo que na sua própria aula ele não detém o maior conhecimento sobre suas ferramentas de trabalho. Muitos equipamentos são comprados para uma Instituição poder ministrar as aulas de um curso a distância, mas nem sempre os professores que irão dar as aulas ou gravá-las em vídeo  estão totalmente familiarizados com essas tecnologias. É preciso, então, investir no treinamento desses profissionais, afinal o Ensino a Distância está cada vez mais reconhecido e dito por alguns ser o futuro da Educação Brasileira.  

[Ache o curso ideal para você. Estude Onde e Quando Você Puder!]

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);