dcsimg

Quer cursar Engenharia a distância em SP? Conheça suas opções

(0.0 de 0)

São Paulo conta com mais de 30 faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem cursos EAD em 15 áreas diferentes da Engenharia!

Quer cursar Engenharia a distância em SP? Conheça suas opções

Engenharia é uma profissão muito valorizada no Brasil. Bons salários, oportunidades de trabalho em praticamente qualquer região do país e chances reais de crescimento profissional são só alguns dos motivos que têm levado cada vez mais pessoas a procurarem os diversos cursos da área.

Com um mercado sedento por novos engenheiros, multiplica-se o número de cursos pelo Brasil. Hoje é possível encontrar uma das tantas habilitações da Engenharia em quase mil instituições de ensino, de norte a sul.

O que muita gente não sabe é que muitas faculdades também oferecem a possibilidade estudar Engenharia a distância! Não é demais? Isso pode facilitar a vida de quem precisa conciliar a pesada carga horária do curso com o trabalho ou a vida familiar.

Se você mora em SP e está pensando em estudar Engenharia a distância, saiba que existem diversas opções e diferentes habilitações disponíveis. Conheça todos os detalhes a seguir!

Dá mesmo para fazer Engenharia a distância?

Sim, já é possível estudar Engenharia a distância – com aprovação do Ministério da Educação (MEC) e o aval do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Como é possível? Simples: toda a parte teórica do curso é feita pela internet, em um ambiente virtual de aprendizagem, que nada mais é do que uma plataforma digital onde o aluno encontra tudo relativo ao curso e às disciplinas. Lá tem aulas em vídeo, apresentações, animações, textos, documentos, agenda de eventos didáticos, atividades, ferramentas de comunicação e muito mais.

A parte prática é feita presencialmente, em um polo de apoio. Esses polos são espaços físicos das próprias instituições onde fica disponível toda infraestrutura necessária para o desenvolvimento do futuro engenheiro: salas de aula, bibliotecas e laboratórios específicos. Ou seja, a modalidade EAD não deve nada à tradicional - o aluno vai passar pelos mesmos conteúdos, atividades e laboratórios.

A frequência com que o aluno deve aparecer no polo pode ser de uma ou mais vezes por semana, em datas predefinidas pela faculdade. O restante do tempo é usado para atividades online.

O curso de Engenharia a distância tem validade no mercado?

Sim. Desde que tenha autorização do MEC para funcionar, o curso de Engenharia a distância tem a mesma validade de um curso tradicional. A carga horária e o conteúdo abordado são similares nos dois formatos.

O que difere mesmo é apenas a metodologia de ensino – e nem tanto assim: no curso de Engenharia a distância, apenas os conteúdos mais teóricos são vistos no ambiente virtual. O restante é acompanhado mesmo em sala de aula, como se fosse um curso presencial.

O importante é redobrar a atenção na autorização do MEC, e também saber se o curso é bem avaliado – isso é uma garantia de que o aluno terá acesso a um conteúdo e uma metodologia que atendem bem às necessidades dessa formação.

Depois da formatura é preciso filiar-se ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) do estado onde atua para começar a exercer a profissão.

Onde cursar Engenharia a distância em SP?

De acordo com dados do MEC, o estado de São Paulo conta com mais de 30 instituições de ensino autorizadas a oferecer o curso de Engenharia a distância nas mais diversas modalidades.

Repare que muitas delas são de outros estados: isso é normal e até um bom diferencial para quem quer estudar em instituições de fora sem precisar se mudar. Confira a lista:

Apenas duas instituições públicas oferecem o curso de Engenharia na modalidade a distância no estado de São Paulo. São elas:

  • Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
  • Universidade Federal Fluminense (UFF)

 

Quais cursos de Engenharia estão disponíveis no formato a distância em SP?

O estado de São Paulo oferece nada menos que 15 formações diferentes em Engenharia – tudo a distância!

Conheça as opções disponíveis:

  • Engenharia Agronômica
  • Engenharia Ambiental
  • Engenharia Ambiental e Sanitária
  • Engenharia Biomédica
  • Engenharia Civil
  • Engenharia de Alimentos
  • Engenharia de Computação
  • Engenharia de Comunicações
  • Engenharia de Controle e Automação
  • Engenharia de Petróleo
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia de Software
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Química

Vale a pena fazer Engenharia a distância?

Depende muito dos seus objetivos. Geralmente os cursos de Engenharia tradicionais são oferecidos em tempo integral e demandam muita dedicação do aluno.

Nos cursos a distância é mais ou menos parecido, com a diferença que o aluno passa mais tempo fora da faculdade – o que, teoricamente, permite que ele concilie a graduação com outras atividades.

Mas saiba que no formato EAD a carga horária também é pesada, e será preciso dedicar tempo aos estudos todos os dias. A formação dura cinco anos, aproximadamente.

As outras vantagens do EAD são:

1.     Valores mais acessíveis – normalmente os cursos EAD são mais em conta que os tradicionais, justamente por não exigirem um uso contínuo e diário da infraestrutura. Sem contar que, sem precisar ir à faculdade todos os dias, o aluno ainda vai economizar um bom dinheiro.

2.     Maior diversidade – pelo modelo a distância é possível estudar em faculdades prestigiadas sem que elas estejam sediadas na cidade onde o aluno vive – basta terem um polo de apoio no local.

3.     Diploma reconhecido no mercado – diploma EAD vale tanto quanto o presencial. Quem se forma em Engenharia EAD pode ainda usar o diploma para disputar vaga em concursos públicos ou ingressar em pós-graduações.

 

Quanto custa fazer um curso de Engenharia a distância em SP?

Tudo depende da faculdade onde você vai estudar. A maioria das instituições oferece mensalidades a partir de R$ 500 – lembrando que todos os cursos de Engenharia são no formato semipresencial, aquele em que o aluno precisa comparecer uma ou duas vezes por semana ao polo de apoio para assistir às aulas.

Perto dos valores cobrados por uma graduação tradicional, é uma pechincha!

Veja também:

Melhores cursos de Engenharia a distância

Mora em SP e está pensando em fazer Engenharia a distância? Conte para a gente qual é a sua escolha!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);