dcsimg

Descubra onde fazer Engenharia Civil a distância no DF

(0.0 de 0)

Há quatro instituições que oferecem Engenharia Civil a distância no Distrito Federal. Saiba quais são e como funciona esse curso no formato EAD!

Descubra onde fazer Engenharia Civil a distância no DF

O ensino a distância (EAD) pode ser a chance que você estava esperando para estudar Engenharia Civil no Distrito Federal. Com ele, tornar-se um engenheiro ficou mais prático, cômodo e barato.

Entre as opções existentes, uma delas está sediada em Brasília e as outras três mantém polos de apoio presencial no DF.

A seguir, você vai conhecer a lista de faculdades reconhecidas pelo MEC, ter mais informações sobre EAD e como funciona o curso de Engenharia Civil nessa modalidade. Confira!

Onde fazer Engenharia Civil a distância no DF

As quatro instituições que oferecem o curso de graduação a distância em Engenharia Civil no Distrito Federal são particulares. Veja:

Somente uma delas tem sede na capital federal. As demais são de outros estados, mas oferecem polos de apoio no DF. Uma das principais características do ensino a distância é justamente a de aproximar as universidades dos alunos e abrir o leque de opções ao estudante, não importando de onde é a faculdade.

Todas as faculdades listadas estão credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). Esse é um fator fundamental, ao qual você deve estar sempre atento, pois somente as faculdades e cursos aprovados pelo MEC podem emitir diplomas oficialmente válidos em todo o território nacional, que serão reconhecidos no mercado.

Como funciona um curso de graduação a distância

O EAD cresceu muito nos últimos anos, devido principalmente às inovações tecnológicas na área da comunicação. Existem ainda algumas ideias pré-concebidas sobre como realmente funciona o EAD, mas vamos ajudar a entender melhor como funciona essa modalidade

Primeiro: não existem cursos superiores que sejam totalmente a distância. Pelo menos 20% das atividades precisam ser realizadas presencialmente, ou seja, com contato direto e pessoal com professores, orientadores e com os próprios colegas de curso. Essa porcentagem mínima, aliás, está prevista por lei.

Por isso, cada instituição tem que manter nas cidades em que oferece cursos de EAD um polo de apoio presencial – um espaço físico que serve de ponto de encontro entre todos os envolvidos no curso.

Esses polos devem ter uma infraestrutura básica, com laboratórios, bibliotecas e salas de informática, por exemplo, além de espaços para a apresentação de trabalhos. É nesses polos que os alunos fazem suas provas, exames finais e outras atividades, como reuniões e trabalhos em grupo. Dependendo da faculdade, o aluno pode ter que comparecer ao polo de apoio presencial várias vezes durante o mês, em periodicidade quinzenal ou mesmo semanal.

É claro que cada instituição tem um polo diferente, e a comparação entre as condições de cada um deles pode ser determinante para a escolha da faculdade. Por isso, nossa dica: antes de se decidir onde se matricular em seu curso de Engenharia Civil a distância, faça uma visita aos polos de apoio presencial para verificar a qualidade do local.

Uma vez escolhida a faculdade, superado o processo seletivo e realizada a matrícula, o aluno ganha uma senha e passa a ter acesso a todo o universo do curso.

A partir daí ele vai recebendo instruções para utilizar um ambiente virtual de aprendizagem, que inclui um cronograma e todos os materiais didáticos necessários (textos, áudios, vídeos), as aulas (que podem ser por videoconferência ou transmitidas ao vivo a partir outra unidade da faculdade) e também ferramentas de contato, como chats e fóruns.

Por isso, é imprescindível contar com uma boa conexão à internet, além de preparar um local específico para acompanhar as aulas e estudar. Dê preferência a um lugar tranquilo e silencioso, onde você possa ter à mão todos os materiais necessários para acompanhar o curso.

Como é o curso de Engenharia Civil

Os cursos de Engenharia são oferecidos no grau de bacharelado. As principais características dos bacharelados são: têm longa duração (os de Engenharia Civil costumam durar cinco anos) e formam profissionais com amplos conhecimentos, a partir de uma grade curricular abrangente.

Engenharia Civil é uma careira para quem gosta de matérias como Matemática e Física. Raciocínio lógico, organização e capacidade de concentração também são qualidades comuns entre os engenheiros civis. Mas nem só de cálculos vive esse profissional. O engenheiro civil tem que mostrar criatividade na hora de encontrar soluções de construção que considerem, por exemplo, aspectos sociais e ambientais.

O currículo do curso de Engenharia Civil a distância é semelhante ao do presencial. Confira algumas das disciplinas que você vai encontrar durante a graduação:

  • Cálculo Diferencial e Integral
  • Ciência dos Materiais
  • Desenho Técnico
  • Estruturas de Concreto Armado
  • Estruturas de Madeira
  • Estruturas Metálicas
  • Álgebra e Geometria
  • Física Geral e Experimental
  • Gestão Ambiental
  • Geologia e Paleontologia
  • Hidráulica e Hidrometria
  • Instalações Elétricas
  • Mecânica dos Solos
  • Pontes e Grandes Estruturas

Além dessas e de outras muitas matérias mais, o aluno passará por estágios curriculares em empresas ou escritórios de engenharia e, nos últimos semestres, terá que fazer e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para se formar.

Como vimos anteriormente, no curso a distância as atividades práticas, aulas em laboratórios, provas e apresentação de trabalhos acontecem presencialmente. Verifique, junto à faculdade do seu interesse, qual a frequência de encontros para se programar melhor.

Mercado de trabalho para quem faz Engenharia Civil a distância

O diploma emitido por um curso EAD reconhecido pelo MEC vale tanto quanto o presencial. Inclusive, a informação sobre a modalidade de ensino não aparece no documento.

O mercado de trabalho atual para o engenheiro civil é considerado bom e promissor. De acordo com as previsões do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e do Sistema Nacional e Emprego (SINE), seguirá em crescimento pelo menos até a década de 2020.

As possíveis áreas de atuação são muito diversas e englobam, por exemplo, empresas de construção civil, infraestrutura de barragens, empresas de transporte e saneamento, obras ambientais e hidráulicas, geotecnia e emissão de laudos técnicos.

O engenheiro civil pode ainda atuar como professor de faculdade, caso cumpra os requisitos de formação, além de atuar como consultor ou abrir sua própria empresa.

Veja também:

Como é o curso de Engenharia Civil a distância na Anhanguera?

E então, o que acha da possibilidade de fazer um curso de Engenharia Civil a distância? Encontrou sua faculdade no DF? Deixe aqui seu comentário!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: