dcsimg

Saiba onde fazer Engenharia Civil a distância em Curitiba

(0.0 de 0)

Há sete opções para fazer sua graduação em Engenharia Civil EAD na capital paranaense. Saiba quais são!

Saiba onde fazer Engenharia Civil a distância em Curitiba

Os cursos de Engenharia Civil EAD em Curitiba são semipresenciais: boa parte das aulas e atividades você pode acompanhar no conforto de sua casa. Mas isso não significa que você vai ter uma formação inferior à da graduação presencial, nem que as aulas vão ser 100% online. O currículo é o mesmo, inclusive com atividades práticas, que devem ser cumpridas no polo de apoio da faculdade.

 

Na capital do Paraná há sete faculdades que oferecem o curso. Todas elas são instituições particulares reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Descubra a seguir onde fazer Engenharia Civil a distância em Curitiba e saiba mais detalhes sobre como é essa graduação na modalidade EAD!

 

 

Onde fazer Engenharia Civil a distância em Curitiba

O reconhecimento do MEC é imprescindível para que o diploma do curso tenha validade em todo o território nacional. Só assim o profissional pode exercer seu trabalho sem nenhum problema ou impedimento legal.

 

Atualmente existem sete instituições de ensino superior autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Engenharia Civil a distância em Curitiba. Veja quais são:

 

O fato de todas as opções serem particulares não significa necessariamente que as mensalidades sejam caras. Uma das características do ensino a distância é justamente essa: por não precisar de grandes edifícios e estruturas físicas para receber diariamente centenas de alunos (como seria nos cursos presenciais), a modalidade EAD permite à instituição economizar e repassar essa economia ao estudante. O resultado: as mensalidades costumam sair mais em conta do que as dos cursos presenciais.

 

 

Agora vamos ver melhor como funciona um curso de Engenharia Civil a distância, para que você possa avaliar se ele se encaixa em sua rotina e se está de acordo com suas expectativas.

 

 

Como é o curso de Engenharia Civil a distância

Assim como os cursos presenciais de Engenharia Civil, a modalidade a distância também tem duração média de cinco anos.

 

Todas as graduações em Engenharia Civil a distância em Curitiba são oferecidas no formato semipresencial: boa parte do curso poderá ser acompanhada a distância, em sua casa ou em outro local, mas há uma carga horária de aulas e atividades que deverá ser realizada presencialmente, nos chamados polos de apoio. A frequência dos encontros é de duas vezes por semana, em média.

 

Os polos de apoio presencial devem contar com uma estrutura formada por laboratórios, salas de informática, biblioteca, etc. É nos polos que o aluno desenvolve atividades práticas e em grupo, apresenta trabalhos e faz provas finais, por exemplo.

 

Além disso, nos polos de apoio o estudante pode assistir a aulas transmitidas ao vivo, via satélite, ministradas em alguma unidade da faculdade – a participação (perguntas, dúvidas, troca de ideias com os professores e a classe) é por meio de chat ou vídeo, em tempo real.

 

Como dá para perceber, o polo de apoio presencial influencia bastante na qualidade do curso. Por isso, recomendamos que o interessado em cursar Engenharia Civil EAD em Curitiba faça uma visita a cada um deles antes de se decidir pela faculdade, verificando com os próprios olhos toda a infraestrutura oferecida.

 

Agora, vamos ver como funciona a parte a distância. Quando faz sua matrícula, o aluno recebe uma senha de acesso a um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A partir daí, poderá assistir às vídeo-aulas, ouvir áudios, consultar materiais gráficos e acessar a biblioteca virtual – tudo isso fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Nesse ambiente também ficam armazenados os materiais didáticos, textos de cada disciplina, exercícios e programação do curso. O AVA conta ainda com ferramentas de comunicação, como chats e fóruns, para que os estudantes possam interagir com professores, tutores e colegas.

 

As atividades costumam obedecer a um cronograma bem organizado e detalhado, para que o aluno não se perca com os prazos e as exigências de cada disciplina. O ambiente registra a participação do aluno: por quais conteúdos já passou, como é sua participação geral e como foi seu desempenho nas atividades, por exemplo.

 

A autodisciplina é imprescindível ao aluno de EAD, ainda mais em graduações puxadas como a de Engenharia. Tenha em mente que, mesmo não frequentando a faculdade presencialmente, você terá que dedicar horas diárias de estudo caso queira ter sucesso no curso.

 

E não se esqueça: antes de começar, garanta uma boa conexão à internet e prepare um ambiente para acompanhar as aulas sem interrupções. Ele deve ser silencioso, bem iluminado e espaçoso o suficiente para escrever, fazer anotações e ter à mão todo o material necessário.

 

O que se estuda no curso de Engenharia Civil a distância

O conteúdo da graduação é formado em grande parte por disciplinas ligadas às Ciências Exatas. Por isso, é recomendável que o interessado em cursar Engenharia Civil EAD tenha sido um bom aluno – ou pelo menos se garanta com uma boa base – em matérias como Física e Matemática no ensino médio. Além disso, a Engenharia Civil EAD exigirá do estudante grande capacidade de organização, concentração e raciocínio lógico. Para que você tenha uma ideia, veja a seguir algumas matérias que poderá encontrar no curso:

  • Cálculo Diferencial e Integral
  • Ciência dos Materiais
  • Desenho Técnico
  • Estruturas de Concreto Armado
  • Estruturas de Madeira
  • Estruturas Metálicas
  • Álgebra e Geometria
  • Física Geral e Experimental
  • Gestão Ambiental
  • Geologia e Paleontologia
  • Hidráulica e Hidrometria
  • Instalações Elétricas
  • Mecânica dos Solos
  • Pontes e Grandes Estruturas

 

Fora as matérias teóricas e as atividades práticas em laboratório, a graduação em Engenharia Civil a distância inclui estágios em empresas reais, para que aluno veja como funciona de verdade o dia a dia da profissão. Essa etapa é cumprida presencialmente. E há também o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizado nos últimos semestres, que deve ser apresentado perante uma banca no polo de apoio presencial.

 

 

Veja também:

Vale a pena fazer faculdade a distância? Entenda.

 

O que achou do curso de Engenharia Civil a distância em Curitiba? Já escolheu o seu? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);