dcsimg

Educação a distância para deficientes - Conheça seus prós e contras!

(0.0 de 0)

Falta de tempo e dificuldade para chegar até a instituição de ensino são alguns dos motivos mais comuns apontados por quem procura um curso à distância. Confira os prós e os contras da educação a distância para deficientes!

deficiente

Falta de tempo e dificuldade para chegar até a instituição de ensino são alguns dos motivos mais comuns apontados por quem procura um curso à distância. No caso daqueles que sofrem algum tipo de deficiência, estudar em casa pode até ser a única alternativa. Para os deficientes que apresentam dificuldade de locomoção, a educação a distância traz vários benefícios. Muitas universidades e escolas ainda não têm condições estruturais adequadas para receber um cadeirante, por exemplo.

Por isso, em casa o conforto estará garantido. No entanto, assim como para qualquer outra pessoa, é necessário escolher com muito critério a instituição mais adequada, com boas referências. Não se esqueça também de checar se o curso é totalmente não-presencial. Alguns exigem que provas e algumas outras tarefas sejam realizadas na própria sede. Além do conforto, a educação à distância permite que o aluno faça o seu próprio horário de estudos, a não ser durante fóruns de discussão obrigatórios ou se há um período específico para entrar em contato com os professores pela internet.

Essa aproximação com o mundo digital pode ser bastante benéfica, principalmente para aqueles que têm pouco contato com o computador. Alguns cursos ainda proporcionam a interação virtual com outros alunos para a realização de tarefas específicas propiciando uma nova rede de relacionamentos. A educação à distância reduz ainda alguns custos como alimentação e transporte, já que o aluno não precisará sair de casa.

Mercado de trabalho

O curso à distância pode ser uma porta de entrada para o deficiente que está em busca de ingressar no mercado de trabalho e só precisa de uma especialização. Hoje o preconceito com os cursos feitos à distância já diminuiu consideravelmente, até porque o número de instituições que oferecem essa modalidade de ensino é cada vez maior. Algumas empresas até enxergam vantagens em contratar alguém que fez um curso não-presencial. Isso porque, estudar em casa exige organização, disciplina e força de vontade. No caso de deficientes ficam ainda mais evidentes todos esses esforços.

Adequações

Apesar de proporcionar conforto, a redução de custos e possibilitar um melhor gerenciamento do tempo, um curso à distância pode trazer algumas desvantagens. Principalmente para deficientes. Os que apresentam problema auditivo e visual, por exemplo, precisarão de um material especial. Por isso na hora de escolher o cursoe a instituição educacional é preciso saber se eles contam com softwares capazes de atender as necessidades de um cego ou surdo-mudo, por exemplo. Nesse caso também será necessário um acompanhamento diferenciado, com profissionais capacitados.

Inclusão

Ao optar por um curso à distância, ainda que o aluno tenha contato com outras pessoas, essa comunicação se restringirá ao universo virtual. Para aqueles que desejam a inclusão, essa modalidade de estudos talvez não seja a mais adequada. No caso de alguns cursos, inclusive, não haverá contato algum com outros alunos, apenas com os professores e gestores responsáveis. Alguns especialistas ainda acreditam que o ensino à distância, de uma forma geral, não possui a mesma qualidade do presencial.

Sendo assim esses certificados valeriam menos propiciando um cenário de desigualdade. Para os deficientes que já sofrem com preconceitos e falta de acesso a serviços essenciais, inclusive, ter um curso sem o devido reconhecimento seria mais uma forma de mantê-los a margem da sociedade. A decisão final depende do tipo de necessidade especial, e da severidade das limitações impostas ao aluno por elas, além, é claro, de quais são os objetivos com o curso. Se feito em uma instituição séria, com dedicação e comprometimento, a educação à distância pode ser a melhor -se não a única- escolha disponível, e deve ser uma oportunidade bem aproveitada! Bons estudos!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);