dcsimg

EAD ou Presencial: Qual opção é a mais barata?

(0.0 de 0)

Os cursos EAD trazem uma série de vantagens em relação aos cursos presenciais. Uma dessas vantagens é a economia, entenda o porquê.

ead-presencial

O Ensino a Distância (EAD) é um modelo de ensino onde aluno e professor não precisam, necessariamente, estar presentes em um mesmo ambiente físico presencial. Utiliza-se de tecnologias cada vez mais modernas, principalmente da internet, para a disseminação do ensino. Este modelo de ensino está crescendo muito rapidamente e a previsão é de que continue assim.

O EAD se distingue do presencial em vários fatores, alguns positivos outros negativos. Como pontos positivos podemos citar que os cursos EAD oferecem uma maior flexibilidade de horário, comodidade, conforto, economia, facilidade ao acesso e ainda são, da mesma forma que os cursos presenciais, reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Os pontos negativos ficam por conta da falta de contato entre os colegas e professores e o descompromisso por parte do aluno que não tem responsabilidade com os estudos. Há uma infinidade de cursos, desde cursos de pós-graduação, graduação até cursos profissionalizantes e técnicos.

Em decorrência do grande número de cursos, existe também um grande número de instituições que os oferecem. Por isso, no momento de escolher um curso desse modelo fique atento quanto ao reconhecimento do MEC para não perder tempo e dinheiro. Os cursos EAD são muito indicados àquelas pessoas que trabalham e não tem tempo suficiente para se deslocar a uma instituição de ensino presencial, ou as pessoas que buscam melhor qualificação para o mercado de trabalho, melhorar o currículo, ou pelo fato de que na cidade onde mora não existir uma instituição com o curso específico.

Um fator importante na escolha de um curso EAD é o preço. Na maioria dos casos, o valor de um curso EAD é relativamente mais baixo que um curso presencial. Esses cursos geralmente são mais baratos pelo fato de que a estrutura física necessária para disponibilizar esses cursos é muito menor e apesar de contar com gastos altos na implementação de um sistema EAD, equipamentos modernos, material didático, ainda conseguem um preço acessível pois atingem um número maior de pessoas de diferentes lugares do país. Em outros casos o valor chega até ser o mesmo, porém o que deve ser levado em conta ao escolher esse tipo de curso não é somente o valor da mensalidade. Conheça alguns fatores que devem ser levados em conta no momento de escolher um curso EAD além da mensalidade.

Sala de aula:

A sala de aula pode ser qualquer lugar que tenha um computador disponível e acesso a internet. É recomendável que o aluno escolha um ambiente propício, silencioso, calmo, com boa iluminação e que não propicie a distração.

Transporte:

É um fator importante quanto a economia, o estudante não precisa sair de casa para estudar, enfrentar transito, pegar ônibus. Com isso já gera uma grande economia em relação aos cursos presenciais.

Moradia:

Outra economia importante, pois independente do local onde a instituição estiver instalada, você não precisa se mudar e gastar com moradia, alimentação e viagens.

Material:

Os gastos também são bem menores em relação ao material didático e os livros, as melhores instituições de EAD disponibilizam todo material de forma digital e ainda oferecem acesso a uma biblioteca virtual com um vasto acervo de livros.   Por isso, ao escolher um curso a distância não leve em consideração apenas o valor da mensalidade, é importante listar todos os gastos decorrentes de um ensino presencial e aí sim comparar com o gasto do EAD.  

[Ache o curso ideal para você. Estude Onde e Quando Você Puder!]

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);