dcsimg

EAD: Dúvidas mais frequentes

(0.0 de 0)

Confira as respostas para as 10 dúvidas mais frequentes sobre o ensino a distância!

O ensino a distância (EAD) é a modalidade de ensino superior que mais cresce no Brasil. A cada ano, milhares de novas vagas são abertas em cursos autorizados pelo MEC. De acordo com o último Censo do Ensino Superior existem mais de um milhão e meio de estudantes matriculados em graduações a distância, entre bacharelado, licenciatura e cursos de tecnólogo.

Apesar da grande oferta e procura, muitas pessoas ainda têm dúvidas com relação a fazer uma faculdade EAD.

Confira as respostas para as 10 dúvidas mais frequentes sobre o ensino a distância!

1. Diploma EAD é válido?

Sim. O diploma obtido em curso superior a distância vale tanto quanto o presencial e pode ser usado para comprovar a escolaridade em situações como concursos públicos, busca de emprego e ingresso em pós-graduação. Para ter validade em todo o território nacional, qualquer diploma, seja ele presencial ou a distância, precisa ser emitido por um curso que tenha o reconhecimento do MEC. A informação sobre a modalidade do curso (EAD ou presencial) não aparece no diploma.

2. Curso EAD é reconhecido?

Para oferecer um curso no formato a distância, seja ele de graduação ou pós, a instituição precisa cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, bem como apresentar uma série de documentos para o MEC. Além disso, os cursos de graduação EAD passam pelas mesmas avaliações (Conceito do Curso, Conceito Preliminar do Curso e Enade) aplicadas em cursos presenciais.

Por isso, ao escolher seu curso superior EAD, procure saber se ele tem o reconhecimento do MEC. Existem milhares de cursos de graduação EAD em instituições públicas e privadas reconhecidos pelo MEC em todos os estados brasileiros.

3. Posso validar matérias de um curso presencial para fazer um EAD?

Sim. O processo de validação de disciplinas já cursadas em cursos presenciais para aproveitamento em cursos a distância é previsto na lei brasileira e é possível eliminar matérias que você já fez em uma faculdade presencial ao cursar uma graduação EAD. Os requisitos e procedimentos variam de acordo com a instituição. Para saber como validar suas disciplinas já cursadas, consulte sua faculdade.

4.Posso fazer transferência de um curso presencial para EAD e vice-versa?

Sim.  É possível fazer a transferência de um curso de graduação presencial para outro a distância, ou transferir sua matrícula EAD para um curso presencial. As regras e procedimentos dependem de cada instituição.

5. Curso EAD é mais fácil do que presencial?

A diferença entre os cursos de graduação presencial e a distância está na modalidade de ensino. Ou seja, os recursos pedagógicos, o tipo de atividade e as tecnologias empregadas no processo de ensino-aprendizagem. Se compararmos a mesma graduação, tanto na modalidade presencial como em EAD, o programa de disciplinas respeita as mesmas diretrizes curriculares e trata dos mesmos temas. Há pessoas que se adaptam melhor ao EAD e outras que preferem o ensino presencial. Porém, em nível de complexidade, os dois formatos de graduação são equivalentes.

6. EAD tem prova?

Sim. Para obter o reconhecimento do MEC, os cursos superiores EAD precisam descrever como será o processo de avaliação dos alunos. Pela lei, todo curso superior EAD precisa aplicar provas finais presenciais. Além disso, os cursos a distância podem empregar diferentes modalidades de avaliação dos alunos, seja em atividades individuais ou em grupo.

7. No EAD o aluno estuda sozinho o tempo todo?

Não. Um dos mitos com relação ao ensino a distância é que o aluno fica isolado o tempo todo. Isso não é verdade. Apesar de contar com algumas atividades de auto-estudo, nas quais o aluno pode escolher seus horários para assistir a videoaulas, ler textos e realizar atividades online, os cursos superiores EAD têm uma série de momentos em que o estudante interage com os colegas, professores e tutores. Isso pode acontecer em Ambientes Virtuais de Aprendizagem, pela Internet, ou em encontros presenciais previstos no programa do curso. Além disso, quando o curso exige atividades de laboratório e estágios, essas atividades são realizadas de forma presencial.

8. Como os cursos EAD avaliam a frequência dos alunos?

O fato de ser a distância pode dar a falsa impressão de que a frequência dos alunos não é monitorada. Pelo contrário. As atividades e aulas de um curso a distância têm seus acessos controlados. É possível saber quando e por quanto tempo cada aluno acessou o conteúdo, por quais páginas passou, os exercícios que completou e se participou ou não de uma aula. Além disso, pela lei, os cursos superiores EAD precisam prever uma série de atividades presenciais, como a realização de provas, apresentação de trabalho final e aulas de laboratório (quando o currículo exigir).

9. Preciso saber informática para fazer um curso EAD?

O nível de conhecimento exigido de um aluno EAD é de nível “usuário”. Ou seja, para acessar o conteúdo, assistir às aulas e realizar as atividades propostas é necessário saber realizar tarefas simples no computador, tais como: ligar o equipamento, entrar na internet, digitar, usar o mouse e trabalhar com programas simples de edição de texto. Muitas faculdades EAD oferecem um pequeno tutorial para aprender a acessar o sistema e navegar pelo ambiente virtual do curso. Além disso, é comum a presença de tutores que auxiliam os alunos em caso de dificuldade. Quando o curso exige alguma habilidade específica, essa informação é oferecida no site ou na secretaria da faculdade.

10. Quanto custa um curso EAD?

A mensalidade de uma graduação EAD varia de acordo com a instituição e o curso. Existem muitos cursos superiores a distância gratuitos, oferecidos por universidades públicas. Nas universidades privadas, o valor varia bastante em função do tipo de infraestrutura necessária para cada curso. Cursos mais teóricos, como os de licenciatura, por exemplo, costumam ter mensalidades mais baixas. Em geral, a mensalidade de um curso EAD é mais barata em relação ao mesmo curso em formato presencial.

Faculdades EAD reconhecidas pelo MEC

Antes de se matricular em um curso superior a distância, verifique se a faculdade tem a autorização do MEC pra funcionar.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos a distância:

Em todas elas você vai encontrar facilidades como ProUni, descontos, convênios, bolsas de estudos e financiamentos sem burocracia.

Veja também:

Diploma EAD tem o mesmo reconhecimento que curso presencial?

Sua dúvida foi respondida? Tem alguma pergunta sobre cursos EAD? Deixe um comentário!

 

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);