dcsimg

É possível conseguir uma bolsa de estudos para o EAD?

(0.0 de 0)

Conheça os principais tipos de bolsa de estudos disponíveis para cursos a distância. Veja também algumas faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem o benefício!

bolsa-estudos

Os cursos a distância não param de crescer no Brasil, sendo a melhor modalidade para quem tem a rotina muito corrida e precisa de flexibilidade nos horários de estudo, além de mais comodidade e mensalidades mais acessíveis.

Mesmo com essas facilidades, no entanto, muitas pessoas não conseguem ter acesso a uma faculdade a distância por motivos financeiros. É aí que entram em cena as bolsas de estudos, que nada mais são do que uma ajuda parcial ou integral para custear as mensalidades.

Na maioria das vezes, esses auxílios são condicionados a um aproveitamento mínimo de frequência e rendimento do aluno bolsista nas disciplinas, cobrindo as despesas básicas com as mensalidades. Mas há também bolsas mais abrangentes,  que podem contribuir para custear outras despesas.

Como são as bolsas de estudo vigentes no Brasil

O aluno, para se candidatar às bolsas de estudo, deve pesquisar e procurar os requisitos de candidatura disponibilizados pelas instituições ofertantes. Esses órgãos e estabelecimentos são bastante variados, podendo ser bancos, empresas diversas, organizações não governamentais e de outros países, ou Ministérios e Secretarias ligadas ao governo brasileiro ou de determinados estados. Portanto, o estudante deve ficar atento à leitura dos portais virtuais das entidades, editais, jornais e veículos especializados sobre o tema.

Tipos de bolsas de estudo

Basicamente, as bolsas de estudos existentes no Brasil para cursos a distância são divididas nas seguintes categorias:

  • As bolsas filantrópicas, geralmente oferecidas por organizações não governamentais, programas de países estrangeiros, fundações beneficentes, ou ainda pelas próprias Instituições de Ensino.
  • As bolsas restituíveis, que variam entre 20% a 100% e são cedidas ao aluno pela própria Instituição de Ensino, segundo critérios específicos de seleção, mais tarde devendo o aluno realizar a compensação financeira (como se fosse um empréstimo).
  • As bolsas empresa, concedidas por seleção meritória ou por necessidade de aprimoramento aos funcionários, a fim de gerar mais qualificação de mão de obra, com percentuais variáveis e regras estabelecidas antecipadamente pela própria companhia.
  • O Programa Universidade para Todos (PROUNI), programa governamental que oferece bolsas integrais ou parciais a pessoas de baixa renda que ainda não tenham um diploma de nível superior.

As bolsas de estudos e o EAD

Sabendo-se dos tipos acima, a princípio, não há nenhum empecilho ao oferecimento de bolsas de estudos para cursos na modalidade de ensino a distância.

Há diversos programas de incentivo educacional no País que são exclusivos para a EAD, bastando cumprir os requisitos exigidos e se inscrever para concorrer a uma das vagas.

Através do ProUni, por exemplo, a possibilidade de conseguir uma bolsa é enorme! O aluno que desejar participar do programa deve ter feito a edição mais recente do Enem, com desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota maior do que zero na redação. É preciso também comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo três salários mínimos por pessoa.

Faculdades que oferecem bolsas de estudo

Cada instituição pode ter regras diferentes para a concessão de bolsas de estudo para seus cursos a distância. Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos EAD que costumam participar do ProUni e/ou oferecem bolsas de estudos:

Veja também:

Faculdades a distância reconhecidas pelo MEC


Vai tentar uma bolsa de estudos EAD? Para qual curso? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);