dcsimg

Diploma EAD é reconhecido pelo MEC? Entenda

(0.0 de 0)

Descubra se o diploma obtido a distância é reconhecido pelo Ministério da Educação. Veja também onde estudar com o aval do MEC!

Diploma EAD é reconhecido pelo MEC? Entenda

O ensino a distância vem crescendo rápido no Brasil e a possibilidade de estudar de casa, economizando tempo e dinheiro, já passa pela cabeça de muita gente.

O modelo EAD é ideal tanto para quem precisa conciliar trabalho e estudos como para quem quer aproveitar melhor o seu tempo.

Um dos fatores que ainda impedem as pessoas de optarem de vez por um curso a distância é saber se o diploma EAD é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e se poderá ser usado no mercado de trabalho.

Para acabar de vez com essa dúvida, vamos responder às principais perguntas e apresentar tudo o que você precisa saber para obter seu diploma com validade e reconhecimento oficial!

 

Diploma EAD é reconhecido pelo MEC?

Para que o diploma EAD tenha validade, a instituição de ensino precisa ter, antes de mais nada, autorização do MEC para funcionar e oferecer cursos a distância.

Esse é um detalhe muito importante que você deve observar bem antes de fazer sua matrícula em uma faculdade. Afinal, ninguém quer jogar fora anos de estudo, não é?

Ao fazer uma faculdade EAD reconhecida pelo MEC, seu diploma terá validade normal no mercado da trabalho – tanto quanto um diploma emitido por um curso presencial.

Para o MEC não há distinção de modalidade, desde que a instituição de ensino ofereça os conteúdos exigidos dentro da carga horária determinada. A informação se o curso foi feito presencialmente ou a distância sequer consta no diploma!

 

Por que é importante que o diploma seja reconhecido pelo MEC?

O MEC é o órgão que fiscaliza o funcionamento de todas as instituições de ensino públicas e privadas em atividade no País, desde o ensino básico até a pós-graduação.

Fazer um curso reconhecido em numa faculdade bem avaliada é garantia de que você irá adquirir os conhecimentos necessários para o desempenho da profissão escolhida. Além, é claro, de obter um diploma que será bem visto no mercado de trabalho mais adiante.

Com um diploma reconhecido pelo MEC em mãos, você pode:

  • Buscar melhores oportunidades de trabalho em outras empresas.
  • Concorrer a um cargo de nível superior na empresa onde você já trabalha.
  • Participar de concursos públicos que exijam nível superior.
  • Fazer pós-graduações (especializações, mestrados, doutorados) em instituições de ensino públicas e privadas de todo o Brasil.

 

O que um curso precisa oferecer para ter o diploma reconhecido?

Você sabia que o MEC permite que todo tipo de curso seja oferecido a distância? Por lei, é possível fazer desde educação básica até doutorado no formato EAD!

Os que a gente encontra com mais frequência e disponibilidade, no entanto, são os cursos de graduação, que podem ser de três tipos: bacharelado, licenciatura e tecnológico. Já são mais de 1.300 opções em diversas faculdades por todo o Brasil.

Para serem reconhecidos pelo MEC, esses cursos precisam passar por um rigoroso processo de certificação que envolve:

  • Avaliação das instalações físicas da faculdade.
  • Análise da titulação do corpo docente.
  • Quantidade de profissionais empregados em tempo integral ou parcial.
  • Os recursos didático-pedagógicos oferecidos.

Além disso, os cursos de graduação a distância precisam, por exemplo, ter a mesma duração dos cursos na modalidade presencial e avaliar o desempenho do estudante com base na realização das atividades e provas presenciais.

Como saber se meu curso é reconhecido pelo MEC?

As avaliações do MEC acontecem de tempos e tempos e podem indicar melhora ou piora de desempenho da instituição e dos cursos que ela oferece.

A pontuação abrange vários aspectos e varia de 1 a 5. Notas iguais ou acima de 3 são consideradas positivas. Aquelas com valores entre 1 e 2 são insatisfatórias. Se isso acontecer com alguma instituição, ela terá um prazo para se readequar às normas e melhorar o desempenho. Caso não alcance os requisitos mínimos de qualidade, poderá ser punida, ter as matrículas suspensas ou até mesmo fechar as portas.

Para descobrir quais são as instituições reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso que você deseja fazer e as avaliações correspondentes, basta usar uma ferramenta do próprio Ministério da Educação chamada e-MEC.

Veja como fazer:

  1. Acesse o site do e-MEC.
  2. Clique na aba “Consulta Avançada”.
  3. Em “Buscar por”, selecione a opção “Curso de Graduação”.
  4. Em “Curso”, digite o nome do curso que você quer fazer.
  5. Em “UF”, selecione o estado onde está a faculdade ou o polo de apoio presencial.     
  6. Na sequência, selecione o município onde quer estudar (opcional).
  7. Em “Modalidade”, escolha a opção “A Distância”
  8. Em “Situação”, escolha “Em Atividade”
  9. Preencha o código de verificação e clique no botão “Pesquisar”. Depois disso você vai ter acesso a uma lista com todos os cursos e as respectivas notas.

As notas apresentadas pelo e-MEC são divididas em três tipos:

  • Conceito Preliminar de Curso (CPC): é a avaliação das instalações físicas, titulações dos professores e equipe em geral.
  • Conceito de Curso (CC): é a nota atribuída após uma visita presencial do MEC à instituição.
  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): indicador que acompanha o conhecimento adquirido pelos alunos ao longo do curso. É uma prova aplicada no início e no final da graduação, que acontece todo ano. A cada ciclo, o Enade avalia um grupo de áreas do conhecimento.

Faculdades reconhecidas pelo MEC

Quando se trata do seu futuro profissional, não dá para pisar na bola. É preciso investir numa boa faculdade que ofereça a garantia de obter um diploma que será bem recebido no mercado de trabalho.

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer cursos a distância em diversas áreas do conhecimento e com polos de apoio presencial por todo o País.

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

 

Veja também:

Perfil do aluno de ensino a distância é diferente do aluno do ensino presencial

 

Está pensando em fazer um curso a distância? Conte para a gente em qual faculdade!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);