dcsimg

Entenda a diferença entre o ensino presencial e o semipresencial

(0.0 de 0)

Conheça as características destas duas modalidades de ensino e saiba diferenciar o ensino presencial do semipresencial!

Entenda a diferença entre o ensino presencial e o semipresencial

Quando chega o momento de fazer uma faculdade não é apenas a escolha do curso que gera dúvidas. Decidir a modalidade de ensino também pode ser motivo de hesitação: qual a melhor?

As dúvidas costumam surgir quando não se conhece ao certo como funciona cada uma destas modalidades. O Ensino a Distância (EAD) já dá uma pista no próprio nome. Mas como funcionam o presencial e o semipresencial? Qual a diferença entre eles?

As duas opções são interessantes e têm o reconhecimento do MEC. Escolher um tipo ou outro vai depender de seu perfil e de suas necessidades.

Conheça as principais características dos ensinos presencial e semipresencial e descubra as diferenças entre eles.

Ensino Presencial

É o formato de ensino mais tradicional. Nesta modalidade, todo o conteúdo do curso é exposto através de aulas em que os alunos e professores estão fisicamente no mesmo local e ao mesmo tempo.

As principais características do ensino presencial são:

  • Existe um ambiente físico onde alunos e professores se reúnem diariamente.
  • Os horários de aula são fixos e respeitam o turno do curso (matutino, vespertino ou noturno).
  • Todas as aulas, atividades e avaliações são realizadas em sala ou laboratório, presencialmente.
  • Para serem aprovados, além de atingirem a média, os alunos precisam ter pelo menos 75% de frequência nas aulas.
  • A frequência do aluno é contabilizada através da presença em sala de aula.
  • Os professores estão em contato direto com os alunos durante as aulas, podendo responder a qualquer pergunta na hora.

Ensino Semipresencial

Como o nome sugere, a modalidade de ensino semipresencial oferece apenas uma parte da carga horária no formato presencial. A outra acontece a distância. Esta modalidade possui cursos de dois tipos. Vamos conhecê-los:

Semipresencial com origem em um curso presencial

Cursos presenciais que oferecem algumas atividades a distância são considerados semipresenciais. Neste caso, o Ministério da Educação (MEC) autoriza que, no máximo, 20% da carga horária do curso seja ocupada com atividades a distância.

Isto significa que boa parte do curso segue o formato presencial, mas algumas disciplinas podem ser oferecidas a distância. Vamos conhecer as principais características desta modalidade:

  • Nem todas as disciplinas do curso são oferecidas no formato semipresencial.
  • Os encontros presenciais ocorrem na própria instituição de ensino (e não em polos de apoio).
  • A universidade tem liberdade para definir quais disciplinas serão oferecidas neste formato e qual frequência de encontros presenciais será adotada.
  • Para as disciplinas a distância existe um ambiente virtual de aprendizagem onde ocorre a comunicação entre professores e alunos quando eles não estão em sala de aula.
  • A frequência do aluno nas disciplinas semipresenciais é contabilizada através da entrega de atividades e trabalhos e da participação em fóruns de discussão na plataforma online.

Esta modalidade é ideal para quem deseja fazer um curso presencial, mas quer ter alguma flexibilidade nos horários. Ela permite que o aluno experimente um pouco o que é o ensino a distância e crie mais autonomia para estudar sozinho.

Semipresencial com origem em um curso a distância

Estes cursos possuem as características gerais de cursos EAD, mas com uma frequência maior de encontros presenciais, de modo geral, 1 ou 2 vezes por semana. A grande diferença entre os semipresenciais explicados anteriormente é que todas as disciplinas do curso seguem o mesmo formato. Veja as principais características:

  • Todas as disciplinas do curso mesclam encontros presenciais regulares (um ou dois por semana) com atividades online no ambiente virtual de aprendizagem.
  • O mesmo curso é oferecido para diversos polos de apoio presencial, através de aulas ao vivo, transmitidas com tecnologia de videoconferência.
  • Os encontros presenciais são realizados nos polos de apoio, que contam com toda a infraestrutura necessária para a transmissão das aulas.
  • Os alunos podem interagir com o professor em momentos determinados da aula, quando ele abre a transmissão para os polos fazerem as perguntas.
  • Os dias e horários dos encontros presenciais são fixos.
  • Nos dias em que não há encontros presenciais, o aluno pode estudar pela plataforma online, tirar suas dúvidas, realizar atividades e participar de fóruns de discussão.

Esta modalidade de ensino é indicada para aquelas pessoas que não podem ir todos os dias até a universidade, querem estudar a distância, mas não abrem mão de um contato mais frequente com colegas e professores.

Principais diferenças entre ensino presencial e semipresencial

Local

Enquanto no ensino presencial todas as atividades do curso acontecem em sala de aula, no semipresencial estas tarefas são divididas entre encontros presenciais e o ambiente virtual de aprendizagem.

Interação

Os alunos dos cursos presenciais podem fazer perguntas direto ao professor a qualquer momento da aula, enquanto no semipresencial o aluno precisa esperar o momento adequado para colocar sua dúvida (quando o professor abre a transmissão para os polos de apoio se manifestarem)ou se comunicar através da internet.

Frequência

Os cursos presenciais exigem a presença física do aluno todos os dias, enquanto o semipresencial possui horários de estudo mais flexíveis e os encontros presenciais são mais espaçados.

Onde encontrar cursos de graduação semipresenciais e a distância

Para que seu diploma tenha validade no mercado de trabalho, é fundamental escolher um curso reconhecido pelo MEC.

Confira algumas faculdades reconhecidas e bem avaliadas pelo MEC que oferecem cursos nas modalidades semipresencial e a distância:

Veja também:

Qual a diferença entre semipresencial e EAD?

Você já sabe qual modalidade de curso escolher? Com qual delas você mais se identifica? Conte para a gente nos comentários.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);