dcsimg

Dicas para quem quer fazer um curso EAD

(0.0 de 0)

Fazer um curso por Educação a Distância não é tão simples quanto parece, requer muita disciplina e organização do aluno, o que o engrandecerá muito como profissional. Confira as melhores dicas para se nortear no começo antes de se acostumar com o curso.

curso-ead

Uma novidade que vem facilitando a vida de quem não tem acesso fácil a um curso presencial é a modalidade EAD (Educação a Distância), na qual o aluno recebe os ensinamentos por meio da internet, nos Ambientes Virtuais de Aprendizado, mas também não deixam de haver algumas aulas práticas e provas em laboratórios em alguns Polos de Apoio Presencial.  

As melhores Dicas para o aluno de EAD

  Quem escolhe este modelo inovador de aprendizado por EAD ao invés do tradicional aprendizado presencial deve ter em mente que não é tão fácil assim conseguir levar os estudos. O curso vai requerer muita disciplina, organização e responsabilidade do aluno. A flexibilidade que o tipo de curso fornece é cobrada na forma de seriedade com os estudos.  

4 Dicas antes de escolher o Curso e a Instituição:

 

  • Verifique se a Instituição e o curso são reconhecidos pelo MEC;

 

  • Procure saber se o curso é 100% a distância ou possui aulas presenciais também, e escolha o que for melhor para suas condições;

 

  • Tenha certeza de atender aos pré requisitos do curso, tanto em conhecimentos como no quesito de possuir um computador e internet bons o suficientes;

 

  • Verifique também como é o processo de suporte ao aluno.

  Com a Instituição e o curso escolhidos, é hora de estudar.  

10 Dicas para os estudos na EAD:

  1. Organize seu tempo: Apesar de ter horários flexíveis para assistir as aulas é preciso estabelecer horários para os estudos e afazeres acadêmicos, transformando-os assim em uma rotina. Essa é uma forma de não se desorganizar e se manter focado. É indicado o uso de uma agenda para marcar todos os compromissos.  

2. Priorize sempre: Tenha metas diárias relativamente fáceis de ser alcançadas em mente, realize as tarefas mais urgentes primeiro.  

3. Tenha um ambiente de estudo: Ainda no tema de organização e disciplina, é necessário se organizar para não se atrasar na matéria e acabar se desmotivando do curso. Criar um ambiente só para os estudos pode ser a solução pois os estudos serão tratados como algo mais sério do que antes.  

4. Motive-se: Não deixe que a rotina cansativa de trabalho e estudos o deixe cansado, o estudo a distância exige perseverança. Tenha em mente suas metas e interaja sempre com os outros alunos, professores e tutores para ver que não está sozinho e não perder a motivação.  

5. Amplie os conhecimentos: Não se limite ao que lhe é passado pelo curso, sempre pesquise e procure saber sobre o seu curso, mercado de trabalho, matérias mais interessantes, entre outros. Esteja sempre interessado em aprender mais.  

6. Pergunte sem medo e sem vergonha: Tenha uma boa relação com os professores e tutores além dos colegas de curso, mesmo que apenas via online. Num curso a distância a atenção que o aluno recebe é bem individual, abuse deste benefício!  

7. Não deixe pra última hora: Além de aumentar as chances da qualidade do estudo ou do trabalho cair, nunca se sabe se sua internet ou seu computador vai estar funcionando no último minuto do prazo da entrega de um trabalho, por exemplo.  

8. Faça provas simuladas: Algumas provas a Distância geralmente possuem tempo para serem realizadas. Faça algumas provas antes para treinar e tente reduzir seu tempo de realização delas.  

9. Junte-se a um grupo de estudos: Mesmo que virtualmente, estudar com um ou mais colegas facilita o entendimento, respondem-se a algumas dúvidas e melhora a interação.  

10. Recompense a si próprio: Se dê um descanso quando alcançar alguma meta importante, como atingir uma boa nota em alguma prova, ou até mesmo presenteie-se. Isso até ajuda a manter a motivação.  

[Ache o curso ideal para você. Estude Onde e Quando Você Puder!]

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);