dcsimg

Cursos EAD no exterior

(0.0 de 0)

O ensino a distância está em expansão não apenas no Brasil, mas no mundo todo. As principais instituições de ensino de diferentes partes do mundo já oferecem vários tipos de cursos a distância desde cursos livres até cursos de graduação e pós-graduação.

exterior

Não é novidade que o Ensino a Distância (EAD) vem crescendo exponencialmente e isso não é exclusividade no Brasil, as maiores instituições de ensino de diferentes partes do Mundo já aderiram a essa novidade e disponibilizam diversos cursos utilizando a internet como principal meio de comunicação. E o que é melhor, pra ingressar nesses cursos não é necessário ser do país correspondente, eles estão disponíveis pra qualquer pessoa que se interesse, desde que preencha a alguns pré-requisitos, seja ela de onde for.

Os cursos disponibilizados vão desde cursos de especialização, cursos de graduação, até pós-graduação. No Reino Unido, a Open University UK, criada em 1969,  é o maior exemplo de sucesso na utilização do ensino a distância na Europa, sendo considerada uma das melhores universidades mesmo concorrendo com as mais tradicionais instituições de ensino presenciais. Já possui mais de 700 mil alunos nos mais variados cursos oferecidos por meio do EAD, dentro os quais cerca de 35% são estrangeiros, inclusive brasileiros. Nos Estados Unidos as principais Universidades do país também disponibilizam cursos a distância, porem nesse caso a maioria são cursos livres que não oferecem diplomas, como Harvard, MIT, Oxford, por exemplo. Mas também existem instituições especializadas no EAD e que são muito conceituadas como a Walden University, que oferece mais de 65 cursos para cerca de 50 mil alunos, dentre eles funcionários de grandes empresas que buscam por novas especializações.

A Universidad Nacional de Educacion a Distancia (UNED), criada em 1972, é a principal instituição da Espanha, ela oferece cerca de 26 cursos anualmente e por se tratar de uma instituição pública, os cursos são gratuitos, sendo necessário o pagamento de uma taxa única de matrícula. No Canadá também existem muitos cursos, cerca 90 insituições oferecem EAD e o principal requisito para quem deseja ingressar nesses cursos é a fluência na Língua Inglesa. Em algumas dessas instituições é necessário que o estudante satisfaça algumas condições como por exemplo ter domínio no idioma em que o curso esta disponível. Uma grande vantagem encontrada nesses cursos é a possibilidade de conciliar o conhecimento teórico juntamente com a experiência no mercado de trabalho, afinal a maioria das pessoas que buscam esses cursos já estão inseridos e buscam melhorar ainda mais sua posição na empresa.

Além disso, ter um diploma em um curso de uma instituição estrangeira renomada sem precisar, sair de casa, viajar ou arcar com os gastos de moradia em outro pais, é uma ótima opção e é extremamente simples como visto anteriormente. Porém a uma ressalva a ser feita, para que o diploma tenha validade no Brasil é preciso fazer uma revalidação junto a uma instituição brasileira que também ofereça o curso em questão, é importante ressaltar que é um processo burocrático e muitas vezes demorado e em alguns casos pode ser que haja a necessidade de realização de matérias complementares para a revalidação, em outros casos a revalidação pode nem acontecer.

Por isso é importante buscar muitas informações antes de ingressar nesses cursos estrangeiros. Ao incluir no currículo um curso estrangeiro, além do nome da instituição e do curso que foi feito, algo muito importante também é que demonstra o domínio no respectivo idioma em que foi realizado o curso, fortalecendo ainda mais seu currículo.  

[Ache o curso ideal para você. Estude Onde e Quando Você Puder!]  

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);