dcsimg

Cursos EAD no exterior

(0.0 de 0)

Veja como estudar a distância em algumas das universidades mais conceituadas do mundo!

exterior

Quem nunca sonhou em fazer um curso no exterior?

A façanha, antes restrita a poucos – e endinheirados – alunos, hoje está bem mais acessível a todo mundo.

Tudo isso graças ao ensino a distância, que veio para facilitar o acesso ao conhecimento em todas as partes do planeta.

Hoje já é possível estudar em uma instituição internacional altamente conceituada sem precisar sair de casa – e melhor: sem ter que investir milhares de reais para passar uma temporada fora do país.

Quer saber como você também pode fazer um curso EAD no exterior?

A gente foi atrás de algumas das melhores instituições internacionais que oferecem cursos a distância e estão de portas abertas esperando sua matrícula.

Confira a seguir.

Como fazer um curso EAD no exterior

Existem diversas formas de fazer um curso a distância no exterior.

Instituições conhecidas mundialmente, como Havard e MIT, oferecem diferentes opções para pessoas do mundo inteiro.

Mas nem sempre os cursos são gratuitos ou custam pouco. Em alguns deles, especialmente no caso de graduações e pós, será preciso reservar uma boa grana para pagar o custo da formação.

Bolsas de estudos para cursos a distância no exterior são bem raras.

O candidato também tem que estar bem atento à questão do idioma. Na maioria das instituições é preciso ser fluente na língua estrangeira correspondente. Muito provavelmente você terá que fazer algum teste oficial de proficiência, como o TOEFL para língua inglesa, por exemplo.

As universidades estrangeiras têm um sistema diferente do nosso. O pagamento, por exemplo, geralmente é feito a cada semestre, de uma vez só (e não em parcelas mensais, como estamos acostumados por aqui).

Algumas instituições podem exigir que o aluno viaje até o local da universidade ao longo dos estudos. Esteja atento a esse detalhe para se programar financeiramente.

Outro ponto importantíssimo: ao término do curso, caso queria utilizar seu diploma no Brasil, você terá que validar o documento junto ao MEC. Em alguns casos o processo de validação se estende por alguns anos e o aluno terá que fazer complementação das disciplinas em alguma faculdade brasileira.

Cursos EAD no exterior

Basta uma pesquisa rápida na internet e você vai encontrar centenas de instituições de ensino que oferecem cursos EAD no exterior.

O segredo para se dar bem é analisar com calma a qualidade e a reputação da instituição que oferece o curso, estudar a grade curricular, verificar as condições gerais, os custos e a dinâmica de estudos.

Não dá para deixar passar nenhum detalhe – afinal, é seu tempo, seu dinheiro e seu futuro profissional que estão em jogo aqui.

Pensando nisso, a gente separou algumas instituições internacionais onde vale a pena estudar:

Coursera - É uma plataforma bastante conhecida que reúne cursos de algumas das principais universidades dos Estados Unidos – como a Columbia, Stanford e Yale. Conta com algumas graduações a distância, mas grande parte do cardápio é composta por cursos de pós e de especialização. Os cursos são pagos. Alguns gratuitos permitem que o aluno acompanhe apenas como ouvinte, sem direito a certificado.

Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED) - A maior universidade de ensino a distância da Espanha tem cursos de graduação, mestrado, doutorado, idiomas e especialização. Está no mercado desde 1972 e oferece formação em cinco grandes áreas: Arte e Humanidades, Ciências, Saúde, Ciências Sociais e Jurídicas, Engenharia e Arquitetura.

Open University – Com base no Reino Unido, a Open University oferece cursos de graduação e pós em quase 20 áreas do conhecimento. É uma das plataformas mais tradicionais de ensino a distância do mundo. Os cursos são pagos.

University of People - É uma organização sem fins lucrativos que oferece cursos gratuitos de graduação nas áreas de Administração e Negócios, Ciências da Computação e Ciências da Saúde. Conta também com cursos de especialização e MBA. O estudante só precisa pagar pela taxa de matrícula e pelos exames periódicos.

Universidade Aberta de Portugal (UAB) - Uma boa alternativa para quem não domina um idioma estrangeiro é estudar a distância em uma universidade portuguesa. A UAB oferece cursos de graduação (licenciaturas) e pós em várias áreas.

edX - Iniciativa que une algumas das universidades de maior renome no planeta – como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), a Universidade de Harvard, a Universidade de Tokyo e a Caltech – para oferecer cursos a distância gratuitos e pagos em diversas modalidades de estudos. São mais de 30 áreas de conhecimento à sua disposição. Tem desde curso de aprimoramento profissional até mestrados.

Universidade de Harvard – Uma das instituições mais famosas do planeta também oferece cursos a distância. Em sua plataforma é possível encontrar centenas de formações em diferentes áreas. Alguns são gratuitos. Tem cursos gerais e de especialização.

Universidade de Oxford – A famosa instituição britânica oferece cursos EAD de curta duração (incluindo pós-graduação) em dezenas de áreas do conhecimento.

Universidade de Utah - A Utah State University, dos EUA, oferece cursos de graduação em Economia, Psicologia, Serviço Social, Turismo e Enfermagem. Na pós, as opções estão nas áreas de Engenharia, Gerontologia, Sistemas de Informação, Terapia Ocupacional, Negócios e Pedagogia.

Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)- Em sua plataforma digital, o MIT resolveu disponibilizar material de suas aulas para quem quiser. São tópicos de mais de 2.400 cursos! O único porém é que não rendem certificado.

Prefere estudar por aqui mesmo? Conheça as opções!

Quem prefere estudar a distância em uma instituição brasileira também encontra excelentes opções por aqui. O Brasil conta com centenas de faculdades – especialmente as particulares – onde é possível conseguir vaga em cursos de diversas áreas do conhecimento.

E aqui tem um ponto a favor: não é preciso quebrar a cabeça para validar o conteúdo junto ao MEC para que o diploma possa ser usado no Brasil (no caso dos cursos de graduação e pós).

Escolher a faculdade ideal é muito simples: basta garantir que a instituição seja reconhecida oficialmente e tenha boa avaliação junto ao MEC.

Quer conhecer algumas faculdades para começar seus estudos agora mesmo? Nós temos algumas:

Veja também:

Saiba como fazer pós EAD no exterior

Vai estudar no exterior ou por aqui mesmo? Qual a melhor alternativa para você? Conte para a gente nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD: