dcsimg

Cursos a distância são mais fáceis que os presenciais?

(0.0 de 0)

Está em busca de aprimorar os seus conhecimentos, mas não sabe qual modalidade escolher devido a falta de conhecimento do nível de dificuldade de cada uma delas? Confira todas as informações para a realização de um curso a distância com sucesso!

carreiras

Ao optar por um curso a distância, a maior parte dos estudantes está em busca de algumas facilidades. Não ter que se descolar até a instituição de ensino, perdendo horas no trânsito para ir e voltar, é uma delas. No entanto, se engana quem pensa em outras regalias como ter que estudar menos, por exemplo. Cursos online, muitas vezes, exigem até mais do aluno! Hoje existem várias universidades que oferecem essa modalidade de estudos, com o devido reconhecimento do MEC.

Já no mercado de trabalho, o diploma de um curso a distânciavale tanto quanto ao de um que exige a presença em sala de aula. Contudo, as facilidades trazidas pelo EAD (ensino a distância), também trazem algumas obrigatoriedades para o sucesso. Confira:

Muito mais disciplina e organização

Quem escolhe estudar de casa precisa ter em mente que a disciplina é de extrema importância para alcançar o sucesso. Por isso, é bom estipular um horário para ler o conteúdo e realizar as tarefas. O ideal é estudar um pouco todos os dias, ainda que não haja nenhum trabalho para ser entregue. Assim, o conteúdo não é acumulado e as dúvidas podem ser sanadas assim que surgirem. Além da disciplina com os horários, é preciso ter o mesmo cuidado para não atrasar a entrega de tarefas. Afinal, o aluno não contará com a ajuda de colegas e professores para lembrá-lo, por exemplo.

Quem ainda não desenvolveu essa habilidade, terá que aprender. Caso contrário ficará difícil levar os estudos adiante. Manter a organização também será fundamental para um curso online. É preciso ter uma pasta e agenda para guardar o material impresso, quando houver, bem como anotar todas as atividades, indicações de leitura, entre outros. Dessa forma você não se perde rumo à conclusão do estudos. Praticar a disciplina e a organização ainda irá ajudá-lo em todos os setores da vida. No mercado de trabalho, por exemplo, são requisitos extremamente valorizados.

Concentração, persistência e criatividade

Estudar em casa tem as suas armadilhas, principalmente se você divide o ambiente com muitas outras pessoas. Por isso, é importante encontrar um local e horários em que o silêncio predomine. Com muitas distrações ao lado ficará difícil prestar atenção às aulas, leitura e exercícios. Você não terá o professor para chamar a sua atenção. Portanto é preciso exercitar a concentração. Você também terá que ser criativo. Buscar informações na internet, em algum material que tenha em casa, com amigos e em grupos de estudos virtual.

Nesse momento, a dedicação, curiosidade e persistência devem imperar. Se o conteúdo é complicado demais, passe para um que seja mais fácil para depois voltar aos estudos dos temas que você tem mais dificuldade. Se o cansaço bater, às vezes é melhor parar por algum tempo. Forçar a barra não adiantará em nada! Com essas dicas você conseguirá se manter estimulado a concluir o curso, mesmo diante de adversidades. Por todos esses motivos optar por um curso online está longe de ser um caminho mais fácil que o presencial para conseguir o diploma.

No entanto, vale a pena se esforçar se você tem dificuldade com horários, locomoção e até financeiras, já que além destes cursos serem mais baratos, você ainda economizará bastante com transporte e alimentação, por exemplo. Por isto, antes de se matricular em um curso a distância, verifique se o seu perfil condiz com as necessidades aqui expostas! Bons estudos.

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);