dcsimg

Descubra onde fazer um curso técnico de Química a distância

(0.0 de 0)

Há muitas opções para quem quer fazer um curso de Química a distância no Brasil. Conheça as possibilidades de nível médio e superior agora mesmo!

Descubra onde fazer um curso técnico de Química a distância

O técnico em Química pode trabalhar em laboratórios e indústrias, criando ou transformando produtos. O curso é de nível médio, tem carga horária de pelo menos 1.200 horas e pode ser encontrado em várias instituições de ensino pelo Brasil.

É possível também encontrar o curso técnico em Química na modalidade a distância (EAD). Mas cursos de técnico em Química EAD não são 100% online – é preciso cumprir algumas atividades presenciais, principalmente as práticas de laboratório. A duração e as características de cada curso vão depender da instituição.

E se o seu plano é continuar estudando e investir em educação para alcançar cargos mais altos, assumir mais responsabilidades e conquistar uma remuneração mais interessante, saiba que depois de fazer o curso técnico você pode continuar seus estudos em uma faculdade de Química a distância, podendo ser em grau de tecnólogo ou licenciatura. A escolha vai depender do seu plano de carreira.

Descubra mais detalhes sobre todas essas possibilidades e entenda como funcionam os cursos de Química a distância!

Onde fazer um curso técnico de Química a distância

Os cursos técnicos em Química realizados a distância podem ser encontrados em Institutos Federais e Escolas Técnicas Estaduais que tradicionalmente oferecem essa carreira no modelo presencial e começam, pouco a pouco, a abrir turmas EAD.

Os Institutos Federais estão presentes em todas as regiões do país. Os cursos oferecidos em cada semestre podem ser consultados nos sites. As Escolas Técnicas Estaduais também estão largamente difundidas pelo país e vêm aderindo à modalidade a distância.

Há ainda o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), instituição de grande tradição em formação de profissionais para a indústria. O SENAI vem oferecendo cada vez mais cursos a distância. Entre eles está o técnico em Química. O curso do SENAI é realizado em sua maior parte online, via internet, mas também fornece material didático impresso, além de contar com atividades presenciais e monitoria para os alunos.

Como funciona o curso técnico de Química a distância

Mesmo quando é oferecido na modalidade a distância, o curso de técnico em Química conta com encontros presenciais, em que o aluno poderá realizar suas práticas de laboratório. Para isso, cada instituição tem seu polo de apoio nas cidades onde oferece o curso EAD. O polo deve ter uma infraestrutura básica com bibliotecas, salas de aula e de informática e, claro, laboratórios bem equipados.

Durante o curso, o aluno recebe grande carga de informação teórica. Além do trabalho de análise em laboratório, o profissional técnico em Química precisa estar preparado para a criação e transformação de produtos nas diversas áreas que a categoria abrange, como alimentos, têxtil, farmacologia, forense, biocombustíveis, entre outras.

As grades curriculares dos cursos técnicos em Química nos modelos presencial e a distância são praticamente as mesmas, assim como os conteúdos ministrados. Entre as matérias mais comuns, estão.

  • Química Geral
  • Química Orgânica
  • Química Inorgânica
  • Bioquímica
  • Microbiologia
  • Tecnologia de Alimentos
  • Mineralogia
  • Processos Químicos Industriais
  • Tratamento de Resíduos
  • Análises Químicas de Solo

Os cursos técnicos de Química a distância se beneficiam das mesmas vantagens gerais da modalidade EAD:

São mais econômicos: sem ter a necessidade de uma grande infraestrutura física para receber centenas de alunos, as instituições podem baratear custos, que são repassados aos estudantes em forma de matrículas e mensalidade mais em conta. Além disso, por não ter que frequentar as aulas fisicamente todos os dias, o estudante economiza tempo e dinheiro com deslocamentos.

São mais práticos: a flexibilidade de horários permite ao aluno administrar seu próprio tempo de acordo com outros afazeres diários.

São também mais cômodos: o estudante pode seguir a maioria das aulas e atividades em sua casa ou no lugar em que desejar.

Os cursos EAD são ministrados por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), onde estão disponíveis todo o cronograma das atividades, a grade curricular, textos, exercícios, áudios, vídeos e ferramentas de interação como chats e fóruns, além da possibilidade de contatos por e-mail com os professores e tutores do curso.

As aulas online podem ser transmitidas ao vivo, em horário previamente agendado, ou ainda gravadas e disponibilizadas no AVA, para que possam ser assistidas onde, quando e quantas vezes o estudante desejar.

Técnico, tecnólogo, bacharel e licenciado: entenda a diferença

Vamos agora abrir o leque de opções de estudos em Química. Além dos cursos técnicos, existem os tecnólogos, os bacharelados e as licenciaturas. Esclarecemos as principais características de cada uma dessas formações:

Técnico em Química: dura aproximadamente dois anos e confere diploma de nível médio. É bastante voltado para a capacitação profissional.

Tecnólogo em Química: é um curso de nível superior e confere, portanto, diploma universitário. Pode ter duração de até três anos. Para ingressar é obrigatório ter concluído o ensino médio.

Bacharelado em Química: curso de nível superior, oferece formação abrangente, permitindo que o profissional atue em diversos campos da área escolhida. Dura em média quatro anos.

Licenciatura em Química: são cursos de nível superior que preparam o profissional para lecionar nos ensinos fundamental e médio. Costumam durar até quatro anos.

Atualmente, no Brasil, os cursos superiores em Química a distância estão disponíveis em grau de tecnólogo e licenciatura. O bacharelado em Química só pode ser encontrado na modalidade presencial.

A escolha de um ou outro grau de formação depende, obviamente, da disponibilidade de tempo, dos planos de carreira e das condições de cada aluno. Em muitos casos, um curso técnico pode ser a medida perfeita. Em outros, pode ser mais interessante fazer um tecnológico ou uma licenciatura e conseguir assim um diploma de nível superior.

Vale lembrar que um técnico em Química pode seguir seus estudos em uma especialização de nível técnico ou em um curso superior.

Onde fazer graduação a distância em Química

Para fazer graduação em Química EAD, há duas opções: tecnológico ou licenciatura.

Os cursos tecnológicos (ou tecnólogos) na área de Química podem receber vários nomes, sendo que o mais comum é o de Tecnólogo em Processos Químicos. Outros cursos ligados à área são:

  • Controle de Processos Químicos
  • Cosméticos
  • Gestão em Processos Químicos
  • Processos Químicos Industriais
  • Produção de Fármacos
  • Química
  • Química Agroindustrial
  • Química Ambiental
  • Química de Processos Industriais
  • Química de Produtos Naturais
  • Química Farmacoindustrial
  • Química Industrial
  • Tecnologia Química
  • Tratamento de Superfícies para Indústria Moveleira

Algumas faculdades brasileiras oferecem o curso de tecnólogo em Química na modalidade EAD. Entre elas está a Universidade Cidade de São Paulo (UNICID).

Já entre as faculdades que oferecem licenciatura a distância em Química, encontramos algumas opções, tanto no curso de Programa Especial de Formação Pedagógica de docentes em Química, quanto no curso de Química. Vejamos:

Programa Especial de Formação Pedagógica de docentes em Química a distância

 

Licenciatura em Química a distância

Para finalizar, informamos que os diplomas emitidos pelos cursos EAD têm a mesma validade dos presenciais – desde que a faculdade seja credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). A autorização do MEC é fundamental para que o diploma tenha validade em todo o território nacional. Fique atento!

Veja também:

Curso de Química a distância

O que achou das opções para estudar Química a distância? Já escolheu a sua? Conte para a gente aqui nos comentários!

Deixe seu comentário:

Versão para impressão Informar erro

-

Novidades sobre EAD

Cadastre-se para receber nossa newsletter e acompanhe as últimas notícias sobre EAD:

}, 7000);